Header Ads

Resenha - O estranho mundo de Tim Burton






Publicado pela Editora Leya e relançado em outra roupagem um tempo depois, O estranho Mundo de Tim Burton é mais um título que tive o prazer de ter em mãos.... Admiro o trabalho do diretor há muito tempo e conhecer um pouco sobre o processo de construção de sua filmografia foi uma bela e prazerosa experiência...

Escrito por Paul A. Wood, o livro nos traz uma pequena amostra da figura mítica do cinema Tim Burton, de sua estranheza desde a infância até o estrelato em que assina obras como O estranho mundo de Jack, A noiva-cadáver e Sweeney Todd. Ao longo dos anos como diretor, firmou parcerias com nomes importantes como Danny Elfman, vocalista do Oingo Boingo, que compôs a trilha sonora de vários de seus filmes. Johnny Depp é outro nome que figura entre os trabalhos de Burton, dando vida a personagens icônicos que entraram para a história da sétima arte, entre eles Edward Mãos de tesoura, O chapeleiro louco da nova versão de Alice no país das maravilhas e Ed Wood, ode ao diretor considerado por muitos como o pior diretor de Hollywood...

De maneira cronológica, o leitor é apresentado ao Estranho mundo de Tim Burton e seus cabelos desgrenhados à lá Robert Smith do The Cure, a sua genialidade por vezes subestimada e a Fantasia que permeou seus sonhos de criança e que ganharam vida nas telas, seja com efeitos em computação gráfica, stop-motion ou interpretações surreais em cenários mórbidos.


O livro é um excelente compilado de informações sobre os bastidores de seus filmes, válido para fãs de seu trabalho, apaixonados pelo Cinema ou mesmo para aqueles curiosos que sentem fascínio em saber como funcionam os olhares por trás da câmera. Traz imagens e curiosidades notáveis, além de algumas entrevistas realizadas com o diretor ao longo dos anos... Sem sombra de dúvidas, uma obra interessante de se ter na estante...


12 comentários:

  1. hey, conhecia ele pelos filmes que vc citou msm; e sei que o trabalho dele eh diferenciado pelo o que dizem, mas eu nao tenho mt interesse em saber mais kkk nao eh minha coisa preferida

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    É primeira resenha que leio sobre esse livro e confesso que tenho muita vontade de ler ele.
    Deve ser fascinante poder conhecer mais sobre como ele cria seus filmes.
    Legal saber que o livro traz imagens, isso deixa a leitura mais envolvente.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Maria tudo bem?
    Menina eu fiquei bastante interessada em realizar a leitura desse livrinho, fico feliz que tenha gostado e assim trazido a resenha para nós, ainda mais sendo do Tim, um cara incrível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, não gosto muito de biografias. Ainda assim, Tim Burton é um ícone no mundo das artes, merece todo o reconhecimento!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Acho super legal livros assim para quem gosta do trabalho do Tim Burton!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! De fato uma indicação interessante. Eu não sou fã do Tim Burton por questão de gosto mesmo, mas reconheço a genialidade por trás de alguns trabalhos icônicos dele no cinema. Também acho o mundo cinematográfico muito interessante como um todo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, com certeza seria uma obra que teria com todo amor na estante. Sou muito fã do Tim e seus trabalhos cinematográficos e com certeza é uma boa pedida esse volume e a leitura. Super dica anotada <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria, eu fui na exposição dele que teve aqui em SP ano passado, e confesso que esperava um pouco mais, mesmo assim, foi boa. Em relação ao livro ainda estou meio dividida se gostaria de ler.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro o trabalho do Tim Burton, sou uma fã, mas não o suficiente para ler muito sobre ele. Não sei, esse tipo de livro nunca consegue me prender.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Infelizmente o livro não é para mim por dois motivos: não sou uma grande fã do diretor e não tenho curiosidade para conhecê-lo mais a fundo e não curto biografias, então deixa essa dica de lado. Mas imagino que, para quem goste, se trata de uma ótima leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tenho muita vontade de ler essa obra...parece ótima. Faz tempo que não leio uma boa biografia.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Não conheço muito sobre o Tim Burton. Creio que seja um bom presente para um fã.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr