Header Ads

Resenha – Histórias de Mulheres Contadas por Grandes Escritoras Brasileiras

 A Lundquist  by imagem mennyfox55



“Mas quem são elas?”

Elas por elas – Histórias de Mulheres Contadas por Grandes Escritoras Brasileiras, é uma antologia organizada pela escritora Rosa Amanda Strausz e publicada pela Editora Nova Fronteira, em 2016.

E essas mulheres têm muito a dizer. A partir de fazendas assoladas pela seca, de países atravessados por guerras, do marasmo de lugarejos isolados do mundo, da militância política, da cozinha, ou até mesmo de um lugar tão interiorizado que só pode ser acessado por meio da arte.

No livro, contaremos com grandes nomes como Pagu, Lygia Fagundes Telles, Rachel de Queiroz, Adélia Prado, Ana Cristina Cesar, Adriana Falcão, Nélida Piñon, etc., com textos em prosa, verso e aforismos. Conferindo importância a colcha de retalhos que se torna a obra, pela diferença dos textos em tempo e experiências. A julgar, por exemplo, a escrita de Pagu e Raquel de Queiroz ou Ana C. e Livia Garcia-Roza com seus aforismos retirados de sua página no facebook.


Conhecê-las é conhecer um pouco mais da humanidade. É observar a realidade de um ponto de vista que é ao mesmo tempo tão feminino e tão universal.

Há uma breve apresentação de cada autora antes dos textos, no caso de Pagu, o texto apresentado é um trecho de sua autobiografia. Patrícia Rehder Galvão (Pagu) ‘foi primeira mulher a ser presa por motivos políticos no país’.

Enquanto Pagu ia presa, nascia Raquel de Queroz. Quando Raquel completava doze anos, nascia Clarice Lispector. Quando Clarice chegou ao Brasil, nasceu Lygia. Quando Lygia tinha treze anos, nasceu Adélia Prado. Maria Valéria Rezende nasceu na mesma cidade em que Pagu morreu.

A teia que une essas autoras é a linha de costura dessa colcha de retalhos, é o ponto que em algum momento da história essas autoras se encontram, não estão perdidas no tempo, mas as cores que dão tonalidade às suas palavras são distintas.

Meu filho nasceu. E Oswald não me amava. (Pagu)

O poeta era um mentiroso porque passava a vida dependurado em mulheres (...). (Lygia Fagundes Telles)

Sua beleza está no meu desejo. (Livia Garcia-Roza)

(...) Só melhoro quando chove. (Adélia Padro)

Elas por elas – Histórias de Mulheres Contadas por Grandes Escritoras Brasileiras foi selecionado para o projeto ‘Não quero flores. Quero livros escritos por mulheres’ e me proporcionou a possibilidade explorar, comparar, conhecer, reconhecer autoras importantes na produção literária do Brasil.  

Participe do projeto Não quero flores
#querolivrosescritospormulheres
poste fotos de livros escrito por mulheres e use a hashtag

21 comentários:

  1. Olá!

    Nossa, uma obra escrita por grandes autoras, deve ser um livro bem rico, não é mesmo? Não sei se eu leria agora, pois não é algo que chamou minha atenção, porém, não nego que também parece ser interessante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse livro parece ser muito incrível e a forma como ele foi construído utilizando essas informações biográficas das autora com seus textos mostra mesmo muita preocupação, carinho e dedicação com a publicação desse livro.
    Adorei! Já coloquei na lista, até porque sou muito fã de Lygia e Raquel de Queiroz =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas é um livro que devemos ter na estante. Ler sempre que precisarmos de inspiração, né? Não conhecia a obra, mas adorei saber a respeito.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Heeeey! Tudo bem?

    Esse deve ser daqueles livros que todo mundo deveria ler, né? Não sei se eu leria agora porque estou cheia de textos da Universidade, mas com certeza ele já entrou na minha wishlist.

    Amei sua resenha!


    Mari Barros, Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  5. Uau! Que livro magnífico!
    Eu simplesmente amo a Lygia Fagundes Telles.
    Adorei o quote da Adélia Prado que você colocou. Me identifiquei muito.
    Seu post é pastante pertinente para o mês de março, né?
    Preciso desse livro pra ontem! rs
    Super amei o projeto sobre mulheres escritoras.
    Certamente irei participar.
    Gratidão pela dica de ouro!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia o livro e gostei da ideia, gosto bastante de antologias e me interessei pela leitura desses textos.

    ResponderExcluir
  7. Uma leitura de peso e super interessante, ainda mais por conta dos nomes envolvidos. Não tinha visto o livro ainda, mas vou deixar anotado para futura leitura
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  8. Eu amo antologias, mas ainda não conhecia essa. Pelo seu post e pela lista de autoras participantes, acho que eu ia amar a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Que livrão! Muita mulher incrível reunida num livro só, isso é espetacular. E essa teia que liga todas é de uma delicadeza enorme por parte da organizadora. :) Espero poder conferir em breve, principalmente por conta da Adélia Prado, da Rachel e da Lygia

    ResponderExcluir
  10. Oii tudo bem ?
    Achei o livro interessante e por ser escrito por várias mulheres incríveis deve ser aqueles livros fodas mais no momento ele não esta na minha lista de leitura mais quem sabe de uma oportunidade em breve.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Amo livros de mulheres contando histórias de mulheres. Conhecer essas figuras é essencial.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Minha única ressalva com o livro é a falta de representatividade, só tem mulher branca, mesmo assim, a ideia não se perde, é aceitável para quem não leu as autoras.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Nossa que bel livro. Não conhecia e acho que é uma ideia mega bacana. Com apenas literatura brasileiro, acredito que temos um texto riquíssimo. Adorei e com certeza será dica anotada. Como a maioria das minhas leituras são sempre mulheres, acredito que mesmo indiretamente estou dentro do projeto haha Adorei a ideia!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Lilian, que obra fantástica! Quero ler já. Fiquei em choque com este livro, caramba.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  15. Olá Lilian!
    Como sempre trazendo boas leituras e nos fazendo mergulhar no universo literário com suas indicações. Não sou muito adepta desse gênero, mas acho incrível como algumas autoras tem o dom de nos encantar e nos envolver com suas histórias. Parece uma leitura bem impactante que adorei ver por aqui.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Olá Lilian, não conhecia o livro, mas pelos nomes da autoras já fiquei bem empolgada para lê-lo e já posso esperar ótimos textos <3

    ResponderExcluir
  17. Adorei esse projeto! Eu não conhecia mas com tantas autoras renomadas e importantes na nossa literatura, acredito que saiu algo incrível. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não sou fã de antologias mas gostei dessa ideia de juntar grandes nomes de autoras brasileiras e fiquei curiosa para ler suas estórias. Parece ser o tipo de livro que toda mulher deveria ler, riquíssimo em conteúdo e descobertas. Com certeza anotei a dica!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Oie tudo bem? Não conhecia ainda as autoras e achei de extrema importância esta antologia, com certeza vou ler!

    ResponderExcluir
  20. Olá. Tudo bem?
    Adorei a resenha, não conhecia o livro, achei a capa linda e se tem Clarice sei que é um livro de impacto. As outras autoras não conheço, mas fiquei bem animada para ler o livro. Amei a resenha e os quotes.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr