Header Ads

Ano Marx na Boitempo





Após consolidar a tradição de comemorar, com uma série de promoções, todo dia 5 de maio, o nascimento de Karl Marx, a Boitempo anuncia para este 2018 o Ano Marx, em homenagem ao bicentenário do filósofo alemão, nascido em 1818, um dos pensadores mais influentes da história mundial. Para celebrar esse marco histórico, a editora – principal difusora das obras de Marx e de Engels no Brasil e referência internacional por suas edições – preparou uma extensa e variada programação ao longo de todo o ano incluindo debates públicos, palestras e atividades culturais voltadas a levar a temática marxista a um público cada vez mais amplo e diversificado.

E como não poderia deixar de ser, em 2018 publicaremos volumes inéditos de Marx e livros sobre sua vida e obra, incluindo biografias, uma história em quadrinhos e livros infantojuvenis. Serão ao todo 15 títulos diretamente relacionados às comemorações do bicentenário. Prepare o coração e confira a lista abaixo!

LANÇAMENTOS





O 24º título da coleção Marx-Engels traz a tese doutoral de Marx, apresentada pelo autor à Universidade de Jena em 1841. Um Marx como você nunca viu: na direção oposta da cristalização histórica de sua imagem como teórico e militante da revolução comunista, o filósofo alemão busca tirar as consequências da ciência da natureza para pensar as condições da liberdade humana. A obra foi traduzida por Nélio Schneider e traz ilustração de capa de Gilberto Maringoni.

A defesa da filosofia da natureza de Epicuro contra a de Demócrito que o leitor testemunha nessa obra representa um ataque indireto a um quadro de repressão e retrocesso político, a “miséria alemã”, como era chamada por Marx, um conjunto de mazelas políticas e sociais que colocava o país numa condição de atraso histórico em relação à modernização liberal da Europa, somado a um ambiente de censura e perseguição a seus opositores mais radicais.


de Corinne Maier e Anne Simon
Selo Barricada



No ano do bicentenário de nascimento de um dos maiores filósofos de todos os tempos, a Boitempo lança um novo título pelo selo Barricada, Marx: uma biografia em quadrinhos, da suíça Corinne Maier e da francesa Anne Simon. A HQ aborda a vida e as principais ideias do filósofo alemão, que sonhou com um mundo livre da exploração, da desigualdade e do desemprego. Além de explicar de forma leve e bem-humorada conceitos como capitalismo e luta de classes, a graphic novel passa por episódios marcantes na vida de Marx, como a redação do Manifesto Comunista e a influência do pensamento de Hegel em seu desenvolvimento intelectual.

de Joan R. Riera (texto) e Liliana Fortuny (ilustração)
Selo Boitatá
  


O vovô Carlos é um barato! Sempre que vão visita-lo, seus netos pedem que ele conte uma história. Só que dessa vez ele vai contar uma história diferente. Nada de princesas ou dragões! A história de hoje aconteceu de verdade, não faz tanto tempo assim e continua se repetindo em muitos lugares do mundo... A história da luta dos trabalhadores.

Em celebração ao bicentenário de Karl Marx em 2018, a Boitempo lança O capital para crianças, com o intuito de apresentar as ideias do filósofo alemão aos pequenos. O livro explica de forma acessível e divertida a obra mais importante do filósofo alemão e suas contribuições para a história, para a política e para a sociedade.

de Karl Marx, ilustrado por Maguma
Selo Boitatá


Em O Deus Dinheiro, o artista espanhol Maguma cria um mundo surreal alimentado pelo desejo insaciável do consumismo, baseado no conto bíblico da Queda e em extratos dos Manuscritos econômico-filosóficos, escrito por Karl Marx em 1844.


À época, Marx era um jovem contestador e crítico de um ainda emergente mundo de ganância e consumo desenfreado. Neste impactante e feroz narrativa visual sobre o mundo em que vivemos hoje, Maguma recria esse histórico desabafo contra o poder hipnotizante do dinheiro no contexto dos desdobramentos contemporâneos do capitalismo, em que a disseminação da avareza em escala global está nos conduzindo à extinção dos bens comuns.

E mais..
  •  Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: biografia e desenvolvimento de sua obra, v. 1: 1818-1841., de Michael Heinrich
  • O último Marx, de Marcello Musto
  • Margem Esquerda # 30
  • O marxismo ocidental, de Domenico Losurdo
  • Escorpião e Félix, de Karl Marx
  • A origem da família, da propriedade privada e do Estado,  de Friedrich Engels
  • Marx: uma biografia, de José Paulo Netto
  • Estrela da manhã: marxismo e surrealismo, de Michael Löwy
  • Marx pelos marxistas, com textos de Friedrich Engels, Vladímir I. Lênin, David Riazánov, Ernesto Che Guevara, entre outros

30 comentários:

  1. Olá,

    Não sabia dessas novidades da Boitempo. Acredito que para os pesquisadores é uma ótima notícia. O único contato que tive com o pensador foi nas aulas de sociologia do ensino médio, há muito tempo. Se for para escolher um para começar, queria o ""O capital" para crianças", parece uma boa introdução para minha pessoa leiga.

    Att,
    www.decaranasletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha eu também quero os dois infantis da Boitata e o de HQ. Espero que consiga ler O Capital para Crianças

      Excluir
  2. Eu ainda não li nenhum livro da editora, mas tenho ficado cada vez mais curiosa com as publicações deles. Adorei a novidade sobre os lançamentos e me interessei pelas obras.

    ResponderExcluir
  3. Caramba! Sabia de alguns lançamentos de K.M, mas em quadrinho ainda não tinha visto! Marx foi o primeiro filosofo que li e ainda de vez em quando dou uma olhadinha rs

    ResponderExcluir
  4. Li Marx no segundo grau e sendo bem honesta, nem lembro muito bem... rs
    Achei interessante essas novidades ! vou anotar as dicas!!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lilian, não conhecia esta editora, achei alguns lançamentos bem interessantes, outros, nem tanto, não curto muito filosofia ou livros de estudo, sou mais da narrativa. Mas gostei de conhecer as novidades.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Caramba, eu amo visitar aqui, sempre me surpreende com o conteúdo diferente e agregador que você produz. A boitempo é uma editora sensacional e a homenagem é justa demais. Acho que já passou da hora de me introduzir nesse mundo e conhecer um pouquinho mais sobre Marx.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Olha eu não conhecia essa editora, estou até com vergonha agors..rs! Mesmo assim, amei conhecer essas novidades que ela está lançando.

    ResponderExcluir
  8. Ô menina desinformada essa tal de Nizete, Sô!
    Não conhecia a editora e confesso que também não conhecia o filosofo Karl Marx. Mas, apesar dessa falha, achei interessante os livros.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  9. N]o acompanho muito os lançamentos da editora, mas apesar de não ter me interessados por estes, são sem dúvida, boas opções de leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia a editora, mas adorei a versão infantil. O pouco que recordo do Karl Marx foi na época da escola e não entendia tão bem assim. Agora com essas edições, a linguagem deve estar mais fácil a compreensão, então como aprender nunca é demais, adorei o incentivo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Acho que nunca li nada da editora, mas, olhando o site, já dá pra perceber que o tom dela é superesquerdista, serase amey? Hahahaha. Eu nem lembro se algo inteiro do Marx, talvez alguns textos-fragmentos na faculdade, mas realmente não tenho certeza. Gostei muito da biografia em quadrinhos e da versão infantil de O capital, fiquei com vontade de comprar, hehe. Achei muito interessante a editora fomentar o conhecimento desse tipo de autor, especialmente colocando-o a uma linguagem mais acessível - porque, afinal, a literatura precisa ser acessível, né. Parabéns à editora! :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu confesso que não conhecia essa editora ainda e nem sabia que esse ano é o bicentenário de Marx. Confesso que li apenas uma obra do filósofo na faculdade e foi o suficiente para não querer ter contato nunca mais. Por esse motivo, não tenho interesse em nenhum dos lançamentos. Aliás, ainda fiquei com uma ressalva em relação aos livros infantis, que achei totalmente sem propósito, quase uma forma de doutrinar os pequenos leitores. No entanto, para quem tem interesse em se aprofundar e saber mais sobre a ideologia dele, acredito que os outros livros sejam ótimas opções.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tem que ter cuidado com o uso do termo 'doutrinação', quem faz isso é a igreja. Igreja que em muitos casos tem líderes psicopatas formando sociopatas.
      sobre Marx, antes de falar é sempre bom estudar. Como professora, acho a proposta adequada e vou aderir. Conte-me, como foi essa leitura que você afirma ter feito dele? Qual foi a obra que você já leu e te deu um forte embasamento sobra Marx? Tipo, estou lendo há quatro anos, ele os outros teóricos e estudiosos como Antonio Gramsci e ainda vejo que tenho muito que aprender. tu leu 1 livro, e consegue fazer uma análise? Eu quero saber como é isso, gente... eu ainda estou parada na questão linguística sobre politecnia, educação omnilateral, educação integral, etc. Como você é uma estudiosa de uma livro de Marx e entendeu tudo, me tira uma dúvida. Você acredita que os Institutos Federais precisam acabar? Tem que privatizar os Institutos Federais?

      Excluir
  13. Adorei a proposta dessa versão infantil (mais ainda a de quadrinhos). Apesar de não conhecer a editora, já anotei a dica pq pretendo comprar <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também e vou usar em sala de aula e colocar na biblioteca de meus futuros filhos, o que é um futuro bem próximo

      Excluir
  14. nunca li nada da editora e sinceramente, marx para crianças é uma pena, poderiam aprooveitar outros escritores, enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu achei maravilhoso e como professora vou usar. Mas, me conte, você leu as obras de Marx e sua análise é baseada na leitura que fez?

      Excluir
  15. Olá.
    A Boitempo é uma editora que admiro muito, tanto essas publicações sobre Marx quanto das obras da Angela Davis.
    Achei incrível demais esse livro voltado para crianças, que pode contribuir para conscientização desde cedo das diferenças socais e o porquê delas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Quantq novidade saindo na Boitempo, bem bacana eles trazerem de tantas formas conteúdos do Marx! Para as pessoas que se identificam com os ideais dele, será de muito enriquecimento!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ola
    Que legal , principalmente o livro para crianças e quadrinhos, meus sobrinhoa amam quando compro um livro com a história de um modo que eles compreendam e com as ilustrações então, minha sobrinha de sete anos é uma adoradora de livros por isso, e com certeza vou ficar de olho.
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. a Boitempo acabando com meu coração <3 afronta mais que tá pouco. HAHAHAHAH
    queria mto poder ler os infantis e a bio em quadrinhos.
    vi uma revista sobre Marx hj mesmo na banca de revistas e fiquei tentada a comprar... se der, passo lá esses dias e adquiro um exemplar... <3
    bjs, sua petralha esquerdista A TERRA É PLANA OLAVO FILÓSOFO DE CARALHO
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O infantil é lindoooo acabei de ler e impossível não lembrar de tu

      Excluir
  19. Olá, tudo bem? Gente quanta coisa bacana ahha dá até para me arriscar ler alguma coisa do Karl, o qual ainda não tive oportunidade de fazer. Adorei a dica principalmente por trazer vários formatos diferentes de leitura <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu não conheço o trabalho dessa editora, mas achei bem interessante essa ideia dela de homenagem ao Marx. Embora confesse que não costumo ler livros desse estilo, eu fiquei curiosa com os lançamentos, principalmente o em quadrinhos e o para crianças.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Eu não conhecia a editora ainda, mas já fiquei apaixonada pelo livro infantil! Desejo muito sucesso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Não conhecia a editora mas achei bacana a ideia! Não sei se leria pois os que leio por conta da faculdade já me deixam bem cansada, rs. Mas adorei o post!

    ResponderExcluir
  23. Oie
    muito interessante essas edições, eu com certeza quero ler mais sobre Marx e tudo mais, só me falta o tempo mas amei as dicas

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Meu interesse em Marx foi só pelas provas de ensino médio e da faculdade rs, não tenho muita vontade de ler fora disso. Mas as edições parecem bem legais.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr