Header Ads

Resenha – Um resgate de Extraordinárias Mulheres





Extraordinárias Mulheres que revolucionaram o Brasil, de Duda Porto e Aryane Cararo, Editora Seguinte, é um convite a ver, conhecer, debater e dar voz às mulheres de modo a resgatar suas histórias e nossas histórias.

Se várias gerações crescem sem saber quem são as mulheres que fizeram nossa história, que lugar no país e no mundo somos preparadas para ocupar? É urgente falar, conhecer, ilustrar e dar espaço para essas brasileiras que deixaram sua marca e se tornaram um divisor de águas em suas áreas.

A base de nossa educação é eurocêntrica e judaico-cristã e isso fortalece algo que não nos pertence, dessa forma, enfraquecendo quem somos enquanto coletivo. Resgatar nossas memórias, cultura e história é também um romper de correntes.



O livro traz um pequeno resumo sobre a vida e obra de mulheres, algumas conhecidas e outras nem tanto, que participaram de forma incisiva da história do Brasil.  Ao todo, são quarenta e cinco mulheres entre brasileiras e abrasileiradas e meu foco, obviamente, foi nas que eu não conhecia. A exemplo disso, cito Madalena Caramuru, a primeira brasileira alfabetizada. Logo depois, Madalena lutou pelos direitos dos povos indígenas e contra a barbárie do povo português no Brasil, que sentimos o impacto até hoje.

A história da alfabetização no Brasil é contada por mulheres como Madalena Caramuru, que colocaram em prática o verdadeiro poder de ter pena, lápis ou caneta em mãos. Garantir esse direito a todos continua sendo a maneira mais efetiva de conquistar um futuro melhor.

Como filha, neta, bisneta..., professora, educadora, ativista, mulher e feminista, gostaria de ter um exemplar para dar a cada jovem ou pré-adolescente e dizer: ‘Toma, é teu!’. Precisamos nos apropriar de nossas memórias. Precisamos nos apropriar de nossa Cultura. Precisamos nos apropriar de nossa história.


Participe do projeto Não quero flores
#querolivrosescritospormulheres
poste fotos de livros escrito por mulheres e use a hashtag

23 comentários:

  1. Oii!
    Quero muito ter essa livro! Descobrir sobre mulheres extraordinárias que fizeram a diferença, mas que infelizmente nem todo mundo conhece a história delas!
    Sem contar que a parte gráfica do livro parece estar realmente linda! Ótimo trabalho da editora ♥

    bjs
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é tão fofo que dá vontade de ficar abraçada ^^

      Excluir
  2. Esse livros que juntam histórias de mulheres extraordinárias e ilustrações lindas, não tem como não amar! Achei esse livro a coisa mais linda do mundo e espero ter a oportunidade de lê-lo tbm!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  3. Conheci esse livro no dia da mulher através de inúmeras resenhas.
    Fiquei extremamente curiosa em ler e permaneço.
    Adorei sua resenha e essa super dica está mais que anotada! Obrigado!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é lindo, a primeira vez que li fiquei arrasada quando notei a quantidade dessas mulheres que nunca foram mencionadas a mim, que não estavam em nenhum dos meus livros escolares. Tento corrigir isso com minha irmã, fiz questão de emprestar o meu pra minha irmã mais nova, assim ela já vai crescer sabendo sobre essas mulheres incríveis. E a Seguinte acertou em cheio, a capa e as ilustrações conquistam qualquer um <3

    Beijos
    https://maresialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é feminismo e sororidade, eu também estou fazendo isso com minhas sobrinhas. Depois lê Ciranda das mulheres sábias ^^

      Excluir
  5. Olá!
    Desde que vi esse livro em uma livraria pela primeira vez fiquei apaixonada!
    Concordo com você, todos nós devemos ler essa obra e aprender com nossas raízes e que nós mulheres também fizemos muito por esse país!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    É a primeira resenha desse livro que leio e achei demais! Eu diria que todas somos mulheres extraordinárias cada qual com seus feitos tecendo cada dia sua historia. Mas, claro, conhecer a trajetória dessas mulheres nos inspira e nos emociona também. Anoitado a dica, será uma ótima leitura.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  7. Recentemente li um livro com a mesma premissa, mas era focado mais em nomes internacionais, então adoraria conhecer essa mini biografia, um exemplar que ficaria lindo ao lado do Lute como uma garota, que eu também recomendo muito.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lilian, tem livros mesmo que a gente quer sair distribuindo para todo mundo, para que saibam o quanto é incrível. Vou adorar ler e conhecer a luta destas mulheres, se hoje em dia, não está fácil para nós, eu imagino décadas atrás.
    Adorei a dica e já entrou para a lista.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiii LIlian

    Que livro lindo, quero ler com certeza, gosto de conhecer mais da história dessas mulheres que representaram (e muito) todas nós.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Acredito que mesmo sendo mulher, não me encaixo no público alvo desse livro, pois realmente não me empolgo com "biografias" (em geral mesmo). Mas que bom que lhe deixou tão empolgada!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Adorei!!! Quero muito ler esse livro e conhecer essas mulheres incríveis. Ainda mais sendo algo voltado para o Brasil! Espero ter a chance de ler em breve!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Tudo bem?
    Já ouvi falar desse livro, pelo visto ele apresenta histórias fascinantes de mulheres que fizeram diferença em sua luta. É bom ver esse reconhecimento, mesmo depois de um tempo. Parece uma leitura fascinante.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Eu estou tão interessada nesse livro, é uma das obras da minha lista de compras para esse ano. Adorei a sua resenha sobre esse livro e acho que é uma leitura tão necessária nos tempos em que vivemos.

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Realmente é um livro que temos que ler, nós muitas vezes não sabemos quase nada do nosso país, nossa história, e qem lutou e foi pioneiro (a). Adoro livros assim, e com certeza além de ler vou presentear.
    Dica anotada.
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Talvez eu conheça bastante das personas retratadas no livro, porque tô sempre seguindo páginas feministas. Não compraria, mas fico bem feliz por produtos assim ter visibilidade, acho bem importante, como você mesmo disse, pra gente conhecer e se apropriar da nossa cultura.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Esse livro tem um proposta genial de forma tão sutil que fico bem feliz dele ser bem difundido. Realmente traz alguns rostos conhecidos e outros nem tanto, e a edição lindíssima só me faz ama-lo mais ainda. Adorei a sua resenha e relembrar dos meus sentimentos de quando o li!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie, adoro livros que agregue conhecimento, principalmente quando o foco é as mulheres precisamos disso, principalmente na sociedade de hoje onde as mulheres estão ganhando espaço e voz.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Adorei esse projeto. E não conhecia Madalena, mas dei uma pesquisada na internet . Ela foi homenageada em novembro de 2001 com um selo que simboliza a luta pela alfabetização da mulher no Brasil.
    E sim! Eu concordo que temos que nos apropriar da nossa cultura como tbm não deixar ir ao esquecimento nossas conquistas principalmente quando vem de grandes mulheres!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Estava comentando esses dias o quanto é difícil ser mulher em uma sociedade. A história sempre nos mostra a luta. Só pelo fato de você falar "a primeira mulher" já é um indicativo de que é uma exceção, de que não é normal as outras mulheres terem tal conquista. Com certeza um livro que deve ser lido por todos e servir de inspiração.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Você tem razão precisamos nos apropriar de nossas memórias e culturas, um povo sem memória é um povo sem história.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Mas que livro interessante, com toda certeza é uma ótima indicação para nossas futuras mulheres e para nós adultas também, aprender mais sobre o passado nos torna pessoas que tomarão melhores decisões.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr