Header Ads

LIBERDADE RELIGIOSA, DE SAMUEL SANTOS

Foto: Roger Cipó © Olhar de um Cipó



Venho lhe dizer por esta poesia
Sobre o preconceito da liberdade religiosa
Que muitas pessoas morrem todo dia
Pra falar da sua agonia silenciosa.

Pessoas fogem pra valer com medo, a se esconder.
Por não seguirem o que querem
São mortas, sem se defender.

Esconde, esconde
Falam a sussurrar
Guardem esta bíblia
Pois se virem, vão nos pegar.

Precisamos de uma solução
Queremos ter esse direito
Viver em paz e harmonia
É o que sempre desejo.


(Samuel Santos Batista, in Antologia em prosa e em verso, projeto de Letramento do Colégio Est. Professor Gonçalo Rollemberg Leite. 2017. Org. professora Ana Cristina Moura. 3° ano C)

11 comentários:

  1. Fascinante!
    A forma de escrita, as palavras utilizadas... tudo muito bem dosado e com um tema super atual. Texto bastante interessante no debate sobre liberdade religiosa, em um país majoritariamente cristão não gostaria de estar na pele de praticantes de outras religiões, e isso é algo a se mudar com urgência.
    Abraços

    Leituras de Ana

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Uau, que poesia mais incrível! Adorei como o tema foi abordado e a forma como a crítica foi feita. Simplesmente sensacional!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Amei a poesia, esse tema tem uma reflexão muito forte, e vale para o mundo todo. Fico pensando na dificuldade de uma pessoa se declarar de uma determinada religião em um lugar que se é imposta outra, e a cada dia que passa isso está ficando pior. Esse tipo de extremismo religioso é muito complicado de se resolver, pois nem todos aceitam uma discussão saudável, e isso é muito triste. Mas enfim, sua poesia ficou maravilhosa, parabéns!!!

    Bejinhos!!
    Paraíso Literário

    ResponderExcluir
  4. Gostei da poesia e sei que apesar de sermos oficialmente um país laico, temos a maior parte de nossos feriados baseados no catolicismo. Outro ponto importante é que apesar de sermos livres para seguir qualquer religião, o preconceito e o desrespeito existem e convivemos com eles. Mas imagino o desespero que querer seguir uma religião e ser brutalmente perseguido e até morto por isso, um terrível martírio, absurdo. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que texto bonito!
    Bem reflexivo, até porque por mais que digam que temos liberdade de expressão, para certas coisas infelizmente muita gente torce o nariz e não respeita a opinião do próximo. Seja no âmbito religioso, sexual, político, entre tantas outras questões, falta maturidade e respeito ao próximo para conseguirmos uma convivência mais pacífica entre os povos.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oiiee

    Confesso que leio tão pouco poesias, mas as poucas que às veze sme deparo são bem tocante, intensas e fortes. Essa não conhecia, achei super bem escrita e cheia de sentimento.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sou muito de ler poesia, mas achei essa sensacional. Fala sobre um assunto muito importante, de uma maneira tocante. É triste pensar que ainda há intolerância religiosa e que pessoas sofrem todos os dias com preconceito (e até agressões físicas) por suas crenças. Espero que um dia haja mais respeito e que as pessoas possam exercer a sua fé e as suas crenças sem serem perseguidas e oprimidas por isso.
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Amo antologias por ter essa liberdade em escrever o que quiser, de uma forma "politicamente aceita", principalmente um assunto em que gera muitas discussões, e até algo mais perigoso.
    Gostei.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Preciso dar parabéns à professora e à escola por esse projeto. E claro, ao autor do texto. Esse tema é muito delicado e importante. Aliás, qualquer liberdade deve ser garantida, não apenas essa. Gostei muito.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Achei sensacional. Um tema que merece ser discutido sempre =) mesmo com toda sua delicadeza.
    Bem reflexivo

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Entendo bem pouco de poesia, mas gostei de ter usado um meio simples para deixar clara a mensagem.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr