Header Ads

Resenha – Sombra, de Suzy Lee





“Sombra é um elogio à potência
do discurso e do silêncio das imagens.
Poesia em luz e sombra.”
(Renato Moriconi)

Sombra, de Suzy Lee, Companhia das Letras, é um livro infantil de ilustrações. A natureza imagética da obra é o equilíbrio entre luz e sombra como fundamental para construção da criatividade.



Sinopse: A aventura começa quando uma menina acende a lâmpada de seu sótão. De repente, um mundo novo aparece diante de seus olhos. Todos os utensílios guardados se transformam em seres completamente diferentes: borboletas, elefantes, lobos… uma floresta inteira! E com eles a pequena dança, ri, se esconde e derrota monstros com dentes afiados. Quando ela é chamada para o jantar, precisa apagar a lâmpada, fazendo o mundo de sombras desaparecer das páginas. Mas ele continua guardado carinhosamente nas lembranças da menina e do leitor. Com elementos simples e apenas duas cores, Suzy Lee cria, neste livro-imagem, um cenário que capta perfeitamente a alegria das brincadeiras e enaltece o poder da imaginação.



A liberdade de criação entre o abstrato (sombra) e concreto (luz), faz com que a personagem crie diversas formas, entre elas, o monstro que se torna independe, ameaçador, rival e por fim, amigo, rememorando, por exemplo, a saga de O médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson.  



O ato de criar e recriar constantes é a substância essencial para lidarmos com nossos monstros, da infância à vida adulta, e transformá-los, nos modificando e modificando o ambiente.

13 comentários:

  1. Concordo com você, pura semiótica. Como estou nutrindo uma vontade embrionária de engravidar, estou guardando esses livros para meus futuros 'pimpolhos' hehehehehehe antes, dava para minhas sobrinhas ^^

    ResponderExcluir
  2. Que trabalho lindo. É o tipo de livro, que mesmo sendo para um publico infantil, me conquista. Amei as ilustrações que mostrou aqui e fiquei com vontade de folhear *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem? Não conhecia essa obra, se fiquei curiosa imagine as crianças que lerem kkk, gostei muito das ilustrações parece a sombra e a escuridão dando assim asas a imaginação. Obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Ainda não conhecia o livro mas achei as ilustrações bem fofas e arrepiantes ao mesmo tempo. Como eu tenho um pequeno aqui em casa adoraria poder adquiri-lo pra ele, espero poder fazer isso em breve :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro infantil, mas com certeza o achei igualmente criativo!

    Ainda bem que essa exploração da luz e da sombra esta bem conseguida, e com significados, relacionada com medos e infância.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e fiquei interessada por causa do realismo que ele traz. Acredito que não são apenas as crianças que precisam ser lembrados de suas alegorias, mas os adultos também. Aliás, muitos nem aprenderam a separar a sombra da luz, né. Gostei da ilustração da capa e achei muito legal que, no miolo, exista esse contraponto entre páginas, achei bem criativo e divertido. Só senti falta de você falar mais sobre o livro em si, além do conceito que ele traz.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Que livro interessante. Não conhecia essa obra e fiquei encantada para conhecer mais. Achei incrível as ilustrações e a mesclagem que fizeram. Anotei a dica e espero em breve poder adquirir e ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Esse livro parece ser bastante poético e uma forma de nos conhecermos e de aprendermos a lidar com nossos monstros.
    Vou anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Menina, não conhecia o livro,mas simplesmente adorei a proposta dele, e pelas fotos deu para se ter uma boa ideia do que vamos encontrar nessa obra. Coisa linda mesmo.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Que lindo esse livro, acho interessante as ilustrações, principalmente porque dá pra cada um tirar suas próprias conclusões sem ser influenciado por algum texto. E também porque dá pra criar altas histórias e mexer com o imaginários dos pequeninos.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Não sabia sobre essa obra, mas achei a edição linda. Adoro livros infantis, fiquei curiosa para conhecer esse. Adorei as ilustrações.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, mas achei interessante usar imagens para contar a história, e a diferença que cada um enxergar a mesma imagem.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  13. Nossa achei super esquisito um livro que não dá entendimento de nada para uma criança de 3 anos pelo amor de Deus. Sem noção

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr