Header Ads

A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas





A pedido do Prof. Afonso Scocuglia, segue divulgação

A Editora da UFPB está lançando a 7a.edição do meu livro A HISTÓRIA DAS IDEIAS DE PAULO FREIRE E ATUAL CRISE DE PARADIGMAS.

A nova edição em E-book é gratuita e, dentro dela, há o link para os 30 vídeos sobre a obra de Freire (PROGRAMA PAULO FREIRE VIVO) que fiz para a TVUFPB/YouTube.

Link do E-book no site da Editora da UFPB aqui 
Também segue o link de 30 vídeos sobre Paulo Freire, aqui

Sinopse
Nosso trabalho constitui-se em partes distintas, que existem “em si” e podem ser lidas em separado, embora o leitor possa (e deva) relacioná-las. Na 1ª PARTE, pretendemos captar as relações entre educação e política ao longo da construção do discurso de Paulo Freire, nas três últimas décadas e, com isso, construir uma história das suas ideias político-pedagógicas. Na 2ª PARTE, há uma reflexão sobre a crise de paradigmas que nos preocupa na atualidade. Partindo das contribuições de vários autores, as reflexões contidas neste tópico procuram aproximação com os transbordamentos da crise em direção a outros paradigmas e a “outras razões”. Finalmente, retornamos a Paulo Freire, na 3ª PARTE, buscando seus últimos escritos que envolvem história, política e educação, sob a perspectiva da “crise” na qual mergulhamos. Destacam-se, aqui, os combates aos determinismos e às ortodoxias que servem de obstáculo ao desenvolvimento do conhecimento (individual e coletivo) nas sociedades do presente.

6 comentários:

  1. sou professora e muito entusiasta do pensamento do Paulo e ver o que está acontecendo dentro da educação com o atual governo só me faz cortar o coração.
    Adorei seu livro e já baixei aqui! Vou ler em breve, adorei!! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Oiiii

    Vou baixar esse livro, acho interessante e abrangente, meus filhos estão entrando na escola e acho tão frustrante ver os caminhos que a educação atual está tomando, falta tanto entusiasmo e apoio por todos os lados. Vou conferir a obra pra conhecer mais

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii,

    Já corri para baixar o livro! Sou pedagoga é um dos maiores e melhores autores que eu já estudei durante minha formação é Paulo Freire, as teorias dele são maravilhosas e extremamente aplicáveis ao cotidiano educacional. Para compreender as metodologias de ensino e o que seria mais aproveitado na educação é sem duvida um ótimo autor, e também para desenvolvermos a capacidade crítica quanto ao que efetivamente se aplica. Adorei a dica!

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Que interessante o trabalho do seu professor. Eu não sou da área pedagógica, e sim da psicológica, mas reconhecemos o valor de Paulo Francis na educação.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Fico tão triste ver os rumos que a educação está seguindo. Não sou da área pedagógica, mas todo mundo sabe da relevância mundial do Paulo Freire. Ver que estamos seguindo por um caminho oposto é muito preocupante. Então, considero este trabalho do seu professor, além de interessante, muito importante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Que trabalho mais interessante. A educação é um item que todos deveriam considerar importante. Com o passar dos anos parece que ela de alguma forma está enfraquecendo o que é uma pena. É preciso investimentos, atenção e medidas para torná-la melhor ao invés de ser esquecida. Muitos alunos saem do colegial sem saber ler direito ou interpretar textos, isso é lamentável. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr