Header Ads

Mulheres na Luta – 150 anos em busca de Liberdade, Igualdade e Sororidade





Marta Breen e Jenny Jordahl, por meio da Editora Seguinte, presenteia o mundo com mais um livro sobre Feminismo. Isso, entretanto, não significa, que já temos muitos livros sobre a temática, mas que todo conteúdo é bem-vindo até que todas as mulheres não sejam mais oprimidas e quando isso acontecer, precisaremos de mais livros sobre feminismo para não esquecermos a história.



Mulheres na Luta – 150 anos em busca de Liberdade, Igualdade e Sororidade é uma HQ voltada ao público infanto-juvenil, com linguagem simples própria do gênero e traz um resgate sobre os últimos 150 anos de luta da mulher pelo direito de ser Ser Humano.



O livro faz um apanhado geral sobre o machismo estrutural; a luta das mulheres contra a escravidão; os princípios fundamentais do movimento feminista; a luta pelo direito ao voto; a primeira mártir feminista da história, a iraniana e poeta Táhirih; as primeiras feministas socialistas; a luta pelo direito ao corpo; o amor livre e a jovem Malala Yousafzai, hoje, um dos maiores símbolos juvenis na luta contra o machismo.



O que mais apreciei é que cada representatividade está em seu lugar, a exemplo disso, o capítulo pelo fim da escravidão, as protagonistas são mulheres negras. Outro aspecto essencial está na sutileza das informações e riqueza dos detalhes, apesar das temáticas citadas serem comuns ao nosso dia a dia, não é comum que as famílias conversem com a criança ou adolescente ou mesmo que consiga trazer um diálogo fora da caixa dos estereótipos. Logo, a HQ ameniza o conteúdo e não a torna invasiva para a psique da criança ou adolescente e às vezes, até mesmo para adultos.

6 comentários:

  1. eu namoro essa edição tem tanto tempo, nem sei descrever, desde o lançamento eu quero ler, mas ainda não tive oportunidade pra isso.
    Adorei as fotos que você colocou e sua critica ficou incrivel, me deu ainda mais vontade de ler!! <3

    ResponderExcluir
  2. Recebi esse livro da editora e estou louca para ler. Achei a edição muito linda. Adorei sua resenha! ♥
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou louca pela obra, quero tanto ler, pena que ainda está caro, quem sabe em breve consigo realizar essa leitura!

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei o post, sou louca por essa leitura, espero ter a oportunidade de ler em breve!

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei o post, sou louca por essa leitura, espero ter a oportunidade de ler em breve!

    ResponderExcluir
  6. só queria dizer que quero esse livro na minha estante já kkk.
    adoro esses livros, eles são informativos e muito bem feitos, e a sutileza reina neles, esse me lembrou de histórias de ninar para garotas rebeldes <3

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr