Header Ads

O Guia Completo das Plantas Medicinais - Ervas de A a Z para tratar doenças, restabelecer a saúde e o bem-estar





Depois de mais de quinze dias de cama, voltei para ficar. Após um escorregão em casa e uma queda no Mercado Central, fiquei machucada e sem conseguir fazer alguns movimentos. Estou trazendo essa história porque resolvi me cuidar apenas com as plantas medicinais.  Há alguns anos, após uma queda e torcer o pé, fiz um tratamento com medicamentos alopáticos por mais de seis meses, isso me deu parâmetro para comparar os resultados e eficiência.

Se, num raciocínio utópico, dentro de alguns anos, pudéssemos erradicar metade das doenças que nos afligem, provocaríamos tumultos econômico de proporções cataclísmicas. Não dá para imaginar todos os desdobramentos. Para começar, as indústrias farmacêuticas despejariam nas ruas levas de desempregados. Os governos deixariam de arrecadar fortuna em impostos. Empresas médicas, que operam no ramo de seguros e planos de saúde, teriam de se reestrutura ou fechar as portas. Profissionais da área teriam de mudar de atuação, voltando-se talvez para atividades de cunho educativo e preventivo. Escolas de formação de profissionais também teriam de se readaptar. O comércio de medicamentos sofreria golpe estonteante. Seria fenômeno economicamente arrasador, mas socialmente espetacular. (Daniel Boarim)

Quero evidenciar que a proposta desse texto não é induzi ninguém a abandonar seus medicamentos alopáticos, mas trazer uma outra alternativa bem conhecida por nós. Afinal, quem nunca tomou um chá? Ou conhece alguém que se beneficia dessa maravilha?


O Guia Completo das Plantas Medicinais - Ervas de A a Z para tratar doenças, restabelecer a saúde e o bem-estar, de David Hoffmann, Editora Cultrix, como próprio nome diz, é um guia da medicina herbácea em que a cura e a prevenção vem por meio do entendimento do homem num ciclo ecológico.

O herbalismo se fundamenta numa relação – entre reino vegetal e ser humano, reino vegetal e planeta, ser humano e planeta. Fazer uso das ervas para tratar a saúde e curar-se significa participar de um ciclo ecológico.  

O autor teve a preocupação de ensinar em como utilizar o livro, por exemplo, se determinado leitor não sabe preparar o chá (isso é muito comum), o adequado é usar o livro como um guia, lendo do início ao fim e familiarizando com a ideia da medicina Holística. Pode também ser um manual apenas para consulta, etc.



Sempre fui educada com os benefícios dos chás, mas quando fui fazer um tratamento Bioenergético, é que aprendi como preparar, comprar e manusear os chás que eu achava que sabia. Depois fiz o curso de Fitoterapia. O livro do David foi mais que um manual, também foi um guia porque ampliou meu conhecimento, por exemplo, eu não sabia que fazia a tintura com vinagre de maçã, outro ponto interessante que não sabia, é que se pode beber a tintura na água morna. Para quem não conhece, a tintura é o princípio ativo da planta preparada com álcool, porém o autor sugere outras formas de preparo e utilização.



David também traz um quadro com o período de colheita de diversas plantas. Comprar no período de colheita reverbera no autocuidado e no cuidado com o planeta que habitamos porque essa planta tem mais resistência. O mesmo vale para os alimentos da estação. É importante a consciência sobre esse fator porque nos últimos dias, no Brasil, mais de 240 agrotóxicos foram aprovados pelo governo, ao invés de diminuir, aumentou, isso significa mais doenças.



O Herbário do livro descreve os detalhes de cada erva, como, preparo e dosagem, parte utilizada da planta, constituinte e ação, nome científico. Por exemplo, a abóbora, a parte utilizada, neste caso, é a semente e é ótima para verme e emagrecimento. Também pode fazer leite vegetal e queijos da semente de abóbora.  Todos os dias pela manhã em jejum, eu como uma colher de semente de abóbora.

As sementes (abóbora) desse valioso vegetal são usadas há muito tempo como medicamento contra vermes e tênias. O efeito parece ser mecânico. Use sementes maduras e frescas.

Trazer um livro tão rico e necessário como esse, me pede que traga minha experiência pessoal, ao longo dos anos, tratei de várias doenças, inclusive a psoríase, ansiedade, depressão, dores de cólica e enxaqueca que ficava hospitalizada, com os chás e alimentação saudável. Entretanto, a gente tem que sempre ter o cuidado de buscar profissionais qualificados porque cada corpo é um corpo. Foi o que eu fiz, procurei profissionais, me cuidei e agora invisto em cursos que estão dentro das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde.



O Guia Completo das Plantas Medicinais não é apenas para profissionais, é para todas e todos que desejam entender o que é e cuidar da própria saúde. O trabalho de David Hoffmann nesta obra nos oferece a possibilidade de um passo para emancipação do nosso corpo e cuidado da natureza.

7 comentários:

  1. Gostei de passar por seu blog e gostei do que li por este.
    Irei acompanhar...
    Como poderei adquiri-lo?
    O livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida. Obrigada por sua visita, você pode comprar o livro nas livrarias ou no site da editora neste link - https://www.grupopensamento.com.br/produto/o-guia-completo-das-plantas-medicinais-5545

      Excluir
  2. Oiieee

    Primeiramente, espero que vc já esteja bem melhor. Eu tb sempre fui ensinada a me tratar com plantas e ervas, fui criada pela minha avó, do interior do Paraná e pra ela um chazinho sempre era a solução pra maioria das pequenas dores. Adorei a proposta do livro e o cuidado nítido do autor, dica mais que anotada por aqui

    Beijos,

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia Alice, eu sou do time de sua avó e assim quero educar meus filhos.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Não tinha conhecimento dessa obra ainda, mas parece ser um livro super interessante e útil. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Adorei o post! Eu sou super a favor do uso de plantas medicinais, desde que orientada por profissionais como você salientou. Eu sofri muito com dores de garganta constante e médicos me empurrando antibióticos, até o dia que descobri que o chá de gengibre é bom pra isso. Tem surtido muito efeito para mim.
    Com relação ao livro, achei muito interessante e educativo. Vou anotar a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria, também sofri muito co isso e o antibiótico tem efeitos terríveis para flora intestinal, levei muito tempo para recuperar tudo isso, assim como você, o terapeuta holístico que procurei inicialmente, passou gengibre e alho. hoje sou viciada em alho.

      Excluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr