Header Ads

Resenha ~ Fracasse melhor

 


O que é o fracasso? Para alegria dos leitores mais exigentes, a monja Pema Chödrön, no livro Fracasse, fracasse, fracesse melhor ~ A grande arte de fracassar, Editora Gaia, não está preocupada com definições e, principalmente, superações. A proposta de Pema na verdade era de fazer um discurso para festa de formatura de sua neta em 2014. O que fez com maestria.

 

“O fracasso abre um vasto espaço desprotegido e vulnerável. E desse espaço surge o melhor de nós.”

 

Pema traz uma reflexão para os recém-formados sobre a importância do fracasso ao longo da vida. A faculdade é apenas uma jornada, ela termina e nos programamos para o resto de nossas vidas, mas a verdade é que tudo pode dar errado, ou não.

 

“Mas esses momentos de transição – entre algo definido (como ser um estudante e voltar para isso a cada ano) e coisas incertas – são momentos de um potencial enorme.”

 

O discurso da monja fez-me lembrar de mim mesma, tinha muitos planos e fracassei em cada um deles, foi frustrante, sim, mas a vida segue. A grande questão é o que fazemos disso, quando a realidade sai de nosso controle e ficamos expostos, vulneráveis. E o mais importante, o quanto nos tornamos resistentes a cada fracasso vivido.

 


Confesso que ao receber o livro em parceria com o Grupo Editorial Global, imaginei ser mais uma autoajuda furada, que bom que me enganei, que frustração boa. É um belo e necessário discurso para pessoas que estão prestes a começar uma nova vida depois da faculdade. Também não conhecia a autora e quero ler outros livros dela.


10 comentários:

  1. Olhando assim eu também diria que era um auto-ajuda. Discursos assim são importantes para reafirmamos essa necessidade que temos de sempre ganhar, o que nem sempre é possível.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que interessante esse discurso, eu sempre tenho medo do fracasso, mas esses dias numa consulta com a psicologa, eu me peguei conversando com ela sobre isso e me gerou muitos questionamentos sobre como eu encaro o Fracasso.
    Fiquei curiosa com esse livro, já coloquei na minha lista de desejos e já quero ler, acho que vai ser uma leitura incrivel!

    ResponderExcluir
  3. Que obra sensacional, adorei suas considerações sobre a leitura, fiquei refletindo sobre quando eu fracasso não sei lidar com isso, preciso aprender melhorar essa parte.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Adoro quando uma obra nos pega de surpresa, principalmente por não ser aquilo que esperávamos, positivamente. Também pensei logo de cara que seria uma autoajuda, mas a medida que foi explicando, vi que era mais motivador e complexo. Achei super interessante, então com certeza dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Também achava que era autoajuda rsrs mas me parece ser um livro esplêndido ❤️ já tá na lista!

    ResponderExcluir
  6. eis um livro que preciso, uma obra que fale de fracasso sem chegar com texto pronto sobre como é lindo e sem frases bonitas que bem conhecemos de alguns autoajuda que mais atrapalham, gosto dessa perspectiva real.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr