Header Ads

Resenha – Tireoide: um caminho para o bem-estar

 



Recebi Tireoide Saudável -  A verdade sobre tireoide de Hashimoto, doença de Graves, Insônia, Hipotireoidismo, Nódulos da Tireoide e vírus Epstein-Barr, de Anthony William, Editora Cultrix, nessa segunda-feira e já tratei de ler em um dia. Dividido em quatro partes, o livro convida leitores interessados a repensar de forma inovadora sobre a tireoide, assim define a Dra. Prudence Hall, médica ginecologista, formada pela Universidade do Sul da Califórnia e especialista no campo de hormônios bioidêntico para mulheres.

 

As doenças crônicas atingiram níveis sem precedentes. Só nos Estados Unidos, mais de 250 milhões de pessoas estão doentes ou têm sintomas misteriosos. Essas pessoas vivem mal, sem ter uma explicação para tal, ou então as explicações que recebem são pouco convincentes ou as fazem se sentir ainda pior. Talvez você seja uma dessas pessoas. Nesse caso, pode confirmar que a ciência médica ainda não sabe o que está por trás da epidemia de sintomas misteriosos e de todo esse sofrimento.

 

Na primeira parte, o autor contextualiza com diversas situações sobre possíveis diagnósticos sobre a tireoide e reações que são mais comuns. Além disso, o autor traz a ideia (que concordo) de nosso corpo integrado, se a tireoide está doente, todo o resto está.

 


(...) quando a doença parece ser a gota-d’água ou quando surge inesperadamente, podemos entender como as coisas chegaram a esse ponto pelos fatores desencadeantes. Trata-se de eventos, experiências emocionais, fatores ambientais e outras circunstâncias que podem fornecer ao vírus da tireoide o combustível que ele precisa para ativar-se. Em outras palavras, para provocar um problema de saúde.

 

Os fatores desencadeantes para que alguém contraia o ‘vírus da tireoide’ podem ser diversos, além do emocional, os mais comuns são exposição a mofo; restauração dentária a base de mercúrio ou outras formas de contato com mercúrio (metal pesado); carência de zinco; carência de vitamina B12; pesticidas e herbicidas, incluindo o DDT; inseticidas; antibióticos e benzodiazepínicos; excesso de medicamentos; insônia, picadas de insetos, etc. Esses fatores podem contribuir para que o leitor leigo no assunto descubra a causa de sua enfermidade e consiga mais rápido o tratamento ou cura.

 

Para William, o ‘vírus da tireoide’ é o mesmo patógeno que causa a mononucleose, ou o vírus Epstein-Barr da família do herpes. Esse vírus cria algumas substâncias tóxicas como subproduto viral; restos virais; neurotoxinas; dermotoxinas. O vírus contém quatro estágios e as doenças que envolvem a tireoide estão no terceiro estágio em que o vírus está forte, enche o fígado com toxinas que são liberadas para o sistema linfático “e na corrente sanguínea e confundem os linfócitos que protegem a tireoide”.

 


Conforme o vírus se camufla na tireoide, o sistema imunológico tem dificuldade em encontrá-lo e destruí-lo. Junto a isso, as substâncias tóxicas virais podem manter o sistema imunológico ocupado sobretudo quando se tem alimentação ruim.

 

William afirma que a tireoide é o centro de dados de nosso corpo e mesmo que removida cirurgicamente, para o autor, ela ainda consegue exercer a sua função. Por ser um centro de dados, ela cataloga os marcadores de homeostasia ou seja, o equilíbrio fisiológico. O autor ainda discorre sobre a função da tireoide, seus hormônios, explana sobre as doenças e seus sintomas na tireoide como por exemplo, queda de cabelo, fadiga, problemas de memória, ausência o excesso de fome, calafrios, inchaço no rosto e olhos, enxaqueca, etc. o que pode acarretar em consequências como perimenopausa, menopausa, infertilidade, fibromialgia, câncer de mama, eczema e psoríase, lúpus, artrite, etc.




Na segunda parte do livro, o autor se dedica a tratar dos erros cometidos nesses casos, como no caso das doenças crônicas em que as pessoas passam a se limitar de viver ignorando toda a situação e se apropriando de ideias falsas. Essa segunda parte pode ser a dosagem certa para muitos que estão doentes reencontrarem o caminho para o equilíbrio. Anthony convida os leitores a olharem para cura.

 

A terceira parte, confesso que uma das que mais gostei, a proposta é a ressureição da tireoide e isso por meio de alimentos Biogênicos (No livro Lugar de Médico é na Cozinha, esse assunto é detalhado) e os alimentos que devem ser evitados que são: queijos, ovos, glúten, soja, carne de porco, etc. a obra também disponibiliza uma lista de alimentos, ervas e suplementos que auxiliam no processo de cura e nessa lista não poderia faltar o coentro, o delicioso coentro, minha alegria de vida. Por fim, o autor propõe nesta parte do livro um autocuidado de 90 dias para reabilitação da tireoide com desintoxicação do fígado, sistema linfático e trato gastrointestinal; desintoxicação de metais pesados e eliminação do vírus da tireoide.

 

A última parte e diria que a mais divertida do livro é um conjunto de receitas e combinações para auxiliar no tratamento de cura da tireoide, ou seja, botar a mão na massa com opções simples de desjejum, almoço, janta, suco, chá, vitamina e lanches isso tudo sem deixar de lado a importância de uma noite de sono bem dormida.


8 comentários:

  1. Oi, Lilian!
    Eu não fazia ideia das informações sobre a tireoide, só sabia que é muito importante para nosso corpo e sei que é bem complicado de tratar suas deficiências. Achei interessante a proposta do livro, tenho um pouco de medo de ler essas coisas porque acabo associando sintomas citados comigo mesma. kkkk Mas achei uma dica mega útil de leitura.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian!!

    Acho tão interessante os livros dos quais você fala, na maioria das vezes eles são tão informativos e eu pessoalmente não sabia daquilo até ler em seu blog, aqui temos mais um exemplo, as vezes eu até esqueço que tenho esse órgão kkkkk, mas, fiquei bobo com como ele é importante!! ótima resenha e ótima dica de leitura!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  3. Oi Lilian!

    Menina que espaguete de abobrinha lindo! Deu agua na boca. Achei o livro bastante interessante. Não sou de ler livros desse gênero com informações sobre saúde e prevenir contra doenças. É daquele tipo de leitura que todos nós leitores precisamos fazer, mas olhando por mim, não faço. Sua resenha está incrível e bastante informativa. Parabéns!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Achei a dica bem interessante e diferente do que encontramos por ai. Confesso que não sou alguém que cuida da saúde 100%, tá nem 80%, mas estou correndo atrás. Além de uma ótima dica de leitura você acabou de me lembrar dos exames anuais que não fiz, então obrigada pelos dois.

    Um beijão
    Laitura Terapia

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma