Header Ads

Estou e não me respondo / Maria Ângela Alvim

 



Estou e não me respondo.

Assisto. Em mim se decide

um inútil afã e se some

a vida que me preside.

 

E passo, ainda... Meu nome

há muito não coincide

comigo se estar se consome

e tantas vezes me elide.

 

Me move o tempo mais frio

de tanto pranto afogado

num quase mito de mim.

 

Vou morando em desvario

quase em sonho inaugurado

para um começo, meu fim.

 

(Poema Estou e não me respondo, de Maria Ângela Alvim, in Toda Poesia, Assírio & Alvim. 2002)

 

Sobre a autora:

Maria Ângela Alvim nasceu em Volta Grande, Minas Gerais, no ano de 1926. Sua morte (1959) é permeada de questionamentos porque não se sabe ao certo se ela cometeu suicídio ou foi acometida por uma doença nervosa. Em vida, publicou apenas um livro, Superfície (1950). Em 2002, sua poesia é reunida e publicada em Portugal pela editora Assírio & Alvim no livro Toda Poesia.

 


12 comentários:

  1. Olá! Eu não conhecia Maria Ângela Alvim! Então dessa novidade, por esse escrito dela. Sou grande entusiasta de poesia, portanto gostei bastante de conferir um poema diferente do que vejo, como esse poema "Estou e não me respondo".

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia o trabalho da autora e fiquei chocada com a história por trás do falecimento dela. E é incrível também como um poema escrito anos atrás ainda se faz profundo nos dias de hoje, né?
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Que demais. Não conhecia a poetisa. E olha que é minha conterrânea, mineira! Ela faleceu no ano que meu pai nasceu... Bom, que triste a sua morte não ter sido solucionada. Será que como Wolff, ela também resolver parar de viver? Poetisas tem uma alma que o mundo não comporta. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez este seja o problema, as pessoas acreditarem que se pára de viver qdo desencarnamos. É tanto que continua aqui, mais viva e atual que nunca, nos encantando com suas poesias.

      Excluir
  4. que lindo, intenso, me deu uma sensação de que estava falando comigo e ao mesmo tempo revirando de alguma forma, não sei ao certo como definir.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Gostei muito do estilo dela de escrever. Interessante perceber que cada vez que pegarmos esse trecho sentiremos algo diferente. Fiquei curiosa pela história dela. Surreal não saberem o que realmente com ela, fica um mistério no ar. O que aguça a curiosidade do leitor. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Para saber sobre a poeta: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1103/1/Antonio%20Luceni%20dos%20Santos.pdf

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr