Header Ads

Lançamento | maquinário feminino e outras conversas

 


Sinopse:

 O livro maquinário feminino e outras conversas, de Marina Grandolpho, abarca 46 poemas que traduzem átimos de sensações e percepções que perpassam um eu lírico feminino. E, apesar do título fazer um aceno especial às mulheres, todas as pessoas são bem-vindas a essa conversa poética, na qual encontrar-se-ão com angústias de toda natureza: da maternidade, das violências de gênero, do amor desencontrado, do abandono, do silenciamento, do vazio, da crise existencial, da falta de inspiração; e, ao mesmo tempo, poderão deparar-se com o alento de (re)encontros bem-sucedidos ou com a sensação de livramento que vêm das decisões acertadas.

A obra divide-se em cinco seções. A primeira, "maquinário feminino", que dá nome ao livro, trata de assuntos relacionados a um universo comumente vivenciado por mulheres e ao mesmo tempo convida quem está alheio a este cosmos a refletir sobre ele. A segunda seção, "encontros e desencontros", aborda como relacionamentos amorosos podem ser complexos, ora promovendo que nos encontremos com nossos pares, ora nos desencontrando de pessoas que imaginávamos ser nossas parceiras. A terceira seção, "silêncios", anuncia possibilidades para pensarmos como o silêncio pode transpor de modos diferentes as nossas vidas, coexistindo de forma angustiante e libertadora. A quarta seção, "observações cotidianas", apresenta um olhar atento e reflexivo sobre o mundo que nos circunda, sobre questões relacionadas à nossa existência. Já a quinta e última seção, "processo", faz referência ao próprio processo de escrita, como ele pode se dar tão singularmente, atravessado por dores, inseguranças e, até mesmo, falta de inspiração.

 

Sobre a autora:

Marina Grandolpho nasceu em 1987 na cidade de Catanduva, SP, e atualmente vive em Campinas, SP. Formada em Letras pela UFSCar e doutora em Estudos Literários pela Unesp, é professora da educação básica pública, pesquisadora e escritora. Também é mãe e feminista, e foram esses dois últimos papéis que a provocaram em definitivo no sentido de compartilhar a sua escrita. Possui textos publicados na Revista Ruído Manifesto e na zine autoral Por debaixo da carne sou palavra; além disso, criou uma newsletter, na qual publica quinzenalmente. Este maquinário feminino e outras conversas é seu livro de estreia.

Instagram da autora: @marinagrandolpho

Instagram da editora: @editorapatua

O livro está em pré-venda, compre aqui


Nenhum comentário

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr