Header Ads

Resenha – Paralela, de Lauren Miller


Paralela, editora alaúde, de Lauren Miller, 327, é um livro que come pelas beiradas. Por mais que a capa não seja envolvente, em cada linha, você vai se identificando, ou por já ter vivido ou por estar vivendo algo parecido com a vida de Abby.
“Abby Barnes tem um plano. Ela sabe o curso que vai fazer, a faculdade em que vai estudar e até o lugar onde vai trabalhar. Mas pequenas decisões podem mudar uma vida inteira, e, na véspera de seu aniversário, Abby está questionando suas escolhas. No dia seguinte, ela acorda num lugar completamente diferente, um ano mais velha, sem saber como tudo mudou da noite para o dia. A resposta é mais inesperada do que poderia imaginar: uma colisão de universos paralelos que a faz viver uma versão alternativa de si mesma. Com a ajuda da melhor amiga, Caitlin, e dividida entre dois caras que poderiam muito bem ser o amor de sua vida, Abby se depara com o desafio de redescobrir a si mesma enquanto lida com a confusão em que sua vida se transformou.”
Afundamos de cabeça na loucura de Abby e na aflição dela para conseguir uma solução para todos os seus problemas e por mais que pareça ilusório, por muitas vezes, me vi em Abby. Principalmente na parte em que ela lembra de todos os planos para os 18. Semana passada, estava lembrando quando tinha 18 e todos os planos para os 30.
Exatamente como ela, nada aconteceu, foi tudo diferente e eu entrei em tantas furadas que me tornei uma peneira. O que é bastante sugestivo. Abby entra num profundo processo de maturação e precisa arcar com o ônus das próprias escolhas.
A autora foi feliz na maneira como abordou a temática: o arquétipo da mulher adulta. Com palavras simples e permeada de sutilezas que povoam nossa mente por dias e quem sabe anos.
O paralelo do título fala justamente dessa viagem ao intimo para resgate de peneira do é que é importante para nossa transformação. Pode parecer um livro bobo juvenil, mas não se enganem, é capaz de tirar qualquer leitor atento da zona de conforto e causar rebuliço.

Leitura mais que recomendada. E só depois que fui totalmente fisgada pela narrativa de Lauren Miller é que me encantei pela capa. Amo quando o autor faz isso comigo! Parece que vai nos envolvendo numa teia literária. 
O mundo paralelo de Abby é mais real que podemos imaginar e está mais próximo de nós que a lógica cartesiana nos permite pensar. e ai é onde está o jogo linguístico perfeito da autora, ela panta uma cemente que a qualquer momento pode brotar... 

7 comentários:

  1. Gostei muito da sua Resenha Lilian!! Estava morrendo de curiosidade sobre este livro!! Sua resenha me fez tomar a decisão de coloca-lo na minha lista de 'livros para ler". =D Me interessei muito pela história! Obrigada pela dica!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha. É interessante quando conseguimos nos identificar com uma personagem o com a história de um livro. E isso ocorre mesmo em histórias de ficção e fantasia.
    Abraços
    http://vitrinedoautor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Monteiro!

      De fato, me identifiquei mesmo! :D

      Sugiro que conheça este livro, é maravilhoso!

      Excluir
  3. So pela resenha ja fiquei supee instigada em ler, interessante... gosto de leituraalls onde há a possibilidade de me identificar em partes do texto

    ResponderExcluir
  4. fiquei encantada com essa resenha, não conhecia o livro, mas pelo que li é uma leitura fantastica.. ansiosa

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr