Header Ads

Resenha – Praia do futuro




O filme Praia do futuro deu o que falar. Os homofóbicos de plantão, acostumados ao Capitão Nascimento, não esperavam o Wagner Moura numa atuação tão brilhante, sensível e inteligente. Para aqueles que esperam um romance-romântico-açucarado-meloso-mão-na-mão-cristão, tirem o cavalinho da chuva. O sexo, suave, é o que dá início ao relacionamento. Sim, o sexo casual, mas que pode dar vida a outras coisas. Sem cerimônias.
Donato é salva-vidas e perde sua primeira vítima de afogamento na Praia do futuro - CE. O único contato sobre a vítima que as autoridades têm é do Konrad, um motoqueiro alemão viajante, que estava no hospital. Donato, ainda perturbado por cometer uma falha, vai até o encontro de Konrad como portador da notícia. Em seguida oferece uma carona ao alemão e, no carro mesmo, os dois fazem sexo. A cena é linda, visceral e leve. 


Os dois começam a se conhecer e quando é chegada a hora do alemão partir e Donato vai junto. Na Alemanha, o filme é conduzido para um clima mais romântico. Uma cena que considerei sensacional, é quando Konrad coloca um LP com uma música ‘brega’ – a versão nacional é Aline, de João Mineiro e Marciano – e os dois começam a dançar, fazendo um ritual de acasalamento perfeito e brega como o amor. O poeta já dizia que toda carta de amor é ridícula, ridículo para quem está de fora, para quem vive é um ritual transcendental. E essa foi a demonstração poética do amor, sem rótulo, simplesmente amor!



Apesar de o filme ser linear, a vida de Donato não é tão fácil e ele oscila, lógico. A saudade da família, precisamente do irmão mais novo, que deixou no Ceará, é um fantasma que o atormenta. Konrad dá o apoio necessário, mesmo quando Donato decide ir embora; entretanto, eles já se amavam a tal ponto de um não poder mais viver sem o outro. E o final, gente, que final. Perfeito! Derramei lágrimas. 
Emocionante, poético, sem rótulos, real, sofrido, nostálgico, resiliente, numinoso, harmonioso, piegas, romântico, sexual, livre, silencioso e gritante. Eis as sensações que senti ao assistir Praia do futuro. 

19 comentários:

  1. Nossa, nunca ouvi falar desse filme, mas pelo que li já sei que vai ser difícil de eu assistir, não costumo ficar vendo filme sozinha, é sempre com meu namorado e não é típico dele, se é que me entende -_- haha
    Beijos | Pretty Things

    ResponderExcluir
  2. mas vc pode marcar no Filmow as 5 estrelas hahaha
    Nossa, vou anotar na listinha pra assistir quando puder. Adoro Wagner Moura ♥

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Lilie, eu não tinha ouvido falar desse filme,
    Acho o Wagner moura um gênio, vou procura-lo.
    Valeu pela dica, beijoos

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito do Wagner Moura, mas não vi este filme ainda. Vou anotar a dica, pois é difícil não aprovar algum trabalho dele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia da existência do filme, mas sou fascinada pela atuação de Wagner Moura. Gosto de ver o amor retratado com sua pureza e transparência e esse filme parece propor isso. Só pelas sensações que o filme despertou em você já merece ser visto. Vamos anotar a dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lilian, acredita que eu não conhecia o filme??? Não sei em que planeta estou habitando, haha. Mas achei a estória incrível, e adoro o ator Wagner Moura, vou procurar o filme.
    Obrigada pela dica.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Wagner sempre arrasa quando atua e produz arte.
    Ele simplesmente se entrega para seus sentimentos e o que está sendo exigido dele e por isso tenho certeza que esse filme vai me cativar profundamente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Lilian, isso é lindo! “O poeta já dizia que toda carta de amor é ridícula, ridículo para quem está de fora, para quem vive é um ritual transcendental. E essa foi a demonstração poética do amor, sem rótulo, simplesmente amor!”
    Não conhecia o filme e amei saber dele, vou assistir logo para conferir a história de amor dos protagonistas. Amor é amor e ponto! Sem gênero, sem nada de mimimi.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  9. Wagner Moura é muito mara. Ele está sempre ótimo nas interpretações.
    Estou só me perguntando como que eu não tinha ouvido sobre esse filme antes? hahaha
    Vou procurar pra assistir.

    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  10. Poxa! Preciso ver e acho que os preconceituosos, homofóbico deviam serem obrigados A ASSISTIR. eU NÃO SOU LÉSBICA, MINHA FILHA É CASADA COM UMA MULHER E VC NÃO VAI ACREDITAR QUE O PRECONCEITO SE ESTENDE ATÉ A MIM , MÃE DESSA MENINA MARAVILHOSA, INTELIGENTE E QUE ME AJUDA MUITO A DESCONSTRUIR TUDO QUE ME FOI IMPOSTO POR HERAMNÇA.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que filme! Eu ainda não o conhecia e já fiquei morrendo de curiosidade aqui, assisti ao trailer e achei muito bom.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia esse filme, mas fiquei bem interessada. Adoro o Wagner Moura e acho que sempre faz grandes atuações.
    Só pelas características que você definiu essa experiência me deixou ansiosa pra conhecer.
    Acho uma pena as pessoas criticarem o fato do ator escolher alguns papeis como se ele fosse tudo aquilo que está representando. A ignorância e o preconceito de alguns me chocam.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Eu não conhecia esse filme e não duvido de que é um ótimo enredo. Gosto de filmes que trazem a tona tantos sentimentos como esse pareceu te trazer.

    Amo o Wagner Moura e sua habilidade de se camuflar nos personagens!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Triste pq ainda não consegui assistir esse filme.
    Fiz uma listinha de livros do gênero para assistir e não vejo a hora de fazer minha sessão pipoca <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar desse filme, mas não tinha noção que fosse tudo isso. Fiquei bem interessado, ainda mais por gostar do trabalho do Wagner Moura.
    Vou tentar assistir pela internet.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Olá!!!
    Confesso que não sabia da existência do filme, mas de acordo com a sua resenha tenho certeza da excelente atuação do Wagner Moura!!!
    Parabéns pela resenha!!!
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o filme. Não costumo assistir filmes brasileiros. Realmente não curto, sempre estou por fora dos lançamentos e tal. Conheço o ator Wagner Moura de novelas apenas que hoje em dia também nem assisto mais... Enfim... Ótima resenha, mas passo a dica.

    ResponderExcluir
  18. Acabei de assistir, eu diria que é uma poesia elegante dá vida real.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, estava procurando um texto tão bom sobre o filme, só queria que falasse sobre o final também, porque com esse resumo já consegui me lembrar de tudo.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr