Header Ads

Ditadura criou campos de concentração indígenas

Índios foram submetidos a trabalhos forçados e torturas. Reparação de crimes cometidos nas aldeias ainda é pouco debatida. Veja mini documentário
Por André Campos


De 1969 até meados da década de 1970, a Fundação Nacional do Índio (Funai) manteve silenciosamente em Minas Gerais dois centros para a detenção de índios considerados “infratores”. Para lá foram levados mais de cem indivíduos de dezenas de etnias, oriundos de ao menos 11 estados das cinco regiões do país. O Reformatório Krenak, em Resplendor (MG), e a Fazenda Guarani, em Carmésia (MG), eram geridos e vigiados por policiais militares sobre os quais recaem diversas denúncias de torturas, trabalho escravo, desaparecimentos e intensa repressão cultural. Os presos incluíam até mesmo indivíduos que lutavam contra a invasão de áreas hoje oficialmente reconhecidas como território indígena.
Muito pouco se divulgou sobre o que de fato acontecia nesses campos de concentração étnicos. Se a reparação dos crimes cometidos pela ditadura nas cidades brasileiras ainda engatinha, nas aldeias situação é ainda pior. Até hoje, nenhum índio ou comunidade indígena foi indenizado pelos crimes de direitos humanos ocorridos nesses locais. Nunca houve qualquer manifestação formal do Estado brasileiro reconhecendo a existência de tais crimes.

14 comentários:

  1. Nossa, que tenso.
    Eu não sabia disso. É muito pouco divulgado mesmo. Nunca tinha ouvido falar disso.

    ResponderExcluir
  2. Eu não tinha a menor ideia disso, sério. Estou chocada. Tem muita informação nesse país que não é devidamente divulgada.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá =)

    Confesso que não tinha a menor ideia disso! Como lidar? Infelizmente ainda há muitas informações que não é divulgada como deveria. Espero que um dia conseguimos mudar isso.

    Beijos
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Cadê o povo que quer ditadura de volta? Aqueles que bradam que só quem era "bandido" tinha a temer com a ditadura???? Obrigada Por divulgar isso, Lilian e André. Mais do que necessário nesse país que não conhece sua história!

    ResponderExcluir
  5. Caramba, não sabia dessas atrocidades contra o indígenas; já ouvi muitas entrevistas de pessoas torturadas na ditadura e fiquei horrorizada. Mal dá pra acreditar que seres humanos puderam fazer tal tipo de coisa com outras pessoas...

    https://leitoresforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Não sabia desse fato, e que horror. Aí vem aquele povo que não sabe de nada pedindo a ditadura de volta. Revoltante.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  7. O tempo da ditadura foi terrível, como sou um aspirante a jornalista será muito relevante essa informação. Os índios ainda são rejeitados pela sociedade, e com um fato histórico como esse possibilitará debates sobre o que aconteceu com eles naquela época. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oolá
    Caramba, que post triste e interessante, sinceramente, eu odeio história mas se tem um tema que eu gosto muito, é esse, sempre me impressiono.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu estudo para fazer prova para o Exército. Entretanto, nunca fui a favor do período militar do nosso país (e de nenhum outro pra falar a verdade). Além das barbaridades praticadas na cidade, saber desta me deixou muito decepcionado. Amo história, principalmente do nosso país, tudo que sofreu e o caminho que teve que traçar, libertar-se das amarras coloniais e chegar onde chegou hoje, mesmo faltando muito para alcançar os países do Norte, deve ser parabenizado.
    Sucesso!


    sessentaenovecontossecretos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Isso foi o pior da ditadura da minha opinião, pura maldade. Meus avós maternos eram indigenas e viviamd em MG, ainda bem que eles nao sofreram nada. Minha vó lavava roupa pra um militar da época, ouvia muita coisa ... Na época em vez de escravizar os indios podiam ter pegado os bandidos, obrigado eles a trabalhos forçados.
    Mas tirando esse fato horrivel com os indios, eu sou a favor de algumas coisas da ditadura principalmente em relação a bandidos, minha mãe pegou essa época e conta muitas coisas interessantes, nao era tudo ruim, o ruim era o abuso de poder . Talvez pq eu eu tenha crescido no meio do militarismo, eu nao veja com maus olhos a ditadura (somente em alguns aspectos claro).Mas gostei do post, esse assunto é muito pouco falado, inclusive tem gente q acha q nem aconteceu, q é apenas mito.

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Lílian!
    Este é um assunto bem triste e polêmico.
    E é mais um dos fatos ocultos na história da política brasileira.
    Parabéns por ter trazido à luz este documentário, Lílian!
    Isto é de suma importância!

    Boa semana!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Lílian!
    Nossa, eu não sabia dessas informações e olha que sempre gosto de conferir em alguns jornais, e isso é bem triste, foi bastante bacana da sua parte compartilhar aqui com seus leitores e eu fiquei bastante informado sobre o fato! Adorei o vídeo e parabéns pela postagem!

    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Fico triste de ler essas postagens pela injustiça com os índios até hoje sem receber nada , nem ao menos um pedido de desculpas oficial. ótima postagem. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr