Header Ads

Lançamento do livro Pelas Mulheres Indígenas



Este livro é um convite a todas as mulheres para pensarem sobre o sentido de ser mulher em uma sociedade patriarcal. É um livro para todas nós e todos nós sentirmos sobre a importância de termos um mundo onde as mulheres sejam respeitadas e reconhecidas em seu valor, sua singularidade e sua força. É um livro feito pelas mulheres indígenas, contando as histórias de seus povos e de muitas delas. Esperamos que ele semeie uma nova esperança dentro do coração de todas as mulheres indígenas. A esperança por um mundo justo, harmonioso e amoroso. Um mundo onde os direitos das mulheres indígenas sejam respeitados e em que elas possam realizar seus sonhos, viver com liberdade e dignidade. O livro é um dos resultados do projeto Pelas Mulheres Indígenas, idealizado pela ONG Thydêwá, contando com a parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia, para juntos cuidarem de um processo de 18 meses de fortalecimento das mulheres indígenas, com cinco encontros presenciais e aprendizado a distância. O projeto visa a conscientização sobre os direitos das mulheres e empoderamento das mulheres indígenas. Neste título se encontram dois tipos de conteúdos: nas páginas brancas com fotos coloridas, estão relatos e histórias de vida inspiradoras; nas páginas rosas com desenho, está a Cartilha contra Violência, que tem a finalidade de alertar para o problema da violência conjugal e fornecer informações para apoiar mulheres que estão em situação de violência.

O livro integra as atividades do projeto “Pelas Mulheres Indígenas” que está implementando uma formação contínua sobre direito das mulheres, com mulheres indígenas de 08 comunidades do Nordeste: Tupinambá, Pataxó Hãhãhã, Pataxó Dois Irmãos e Pataxó Barra Velha, da Bahia, Xokó, de Sergipe, Kariri-xocó e Karapotó Plaki-ô de Alagoas, e Pankararu, de Pernambuco.
A formação se dá através de encontros na sede da ONG, em Olivença, e on-line, com a criação de uma uma rede multiétnica, a Comunidade Colaborativa de Aprendizado Pelas Mulheres Indígenas, disponível em: http://www.mulheresindigenas.org.

Dentro do projeto Pelas Mulheres Indígenas desenvolvemos 01 livro inteiramente escrito, fotografado e desenhado por mulheres indígenas de oito etnias do Nordeste brasileiro, e traz relatos sobre suas vidas, seus sonhos e sobre o ser mulher indígena hoje.  O título “Pelas Mulheres Indígenas” é uma alusão dupla, pela autoria e pela motivação de empoderar as mulheres na prática de seus direitos.
O projeto conta com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e da Secretaria de Políticas Públicas do Estado da Bahia (SPM-BA), tendo sido vencedor do edital Março Mulher deste ano.
A publicação conta também com uma Cartilha informativa sobre como prevenir e lidar com casos de violência conjugal. São 64 páginas todas coloridas, que contam também com ilustrações da jovem indígena Tupinambá, Irãny, e de Potyra Tê Tupinambá.
Campanha
Ajude a divulgar o trabalho das mulheres indígenas e fortalecer o nosso movimento. Poste uma foto ou comentário sobre o que achou do livro ou sobre como ele foi útil para você, em nossa página:
http://www.mulheresindigenas.org/campanha-livro/
Baixe aqui

13 comentários:

  1. Oi Lilian!

    Poxa vida, curti muito esse trabalho das mulheres indígenas,espero ter a vou até indicar essa postagem pra minha professora de Antropologia :3
    Baixei a versão beta do livro e vou dar uma olhada!

    Beijos
    ~nathália n.
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que projeto interessante. Fiquei a fim de conhecer a obra, e já tô carregando o link aqui pra dar uma sacada... ^^
    Parabéns por apoiar estes projetos e sempre divulgar esse tipo de trabalho e luta ^^

    ResponderExcluir
  3. Que projeto é esse senhor!! Amo esse tipo de projeto, acho que é o que realmente precisamos.
    Vou postar o comentário no link já já!!!

    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah! Que projeto bonito! Meus professores adorariam saber disso - se é que já não sabem - mas vou repassar ainda sim. Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Que projeto bacana, achei muito interessante mostra como são as mulheres indígenas, principalmente sua história, sonhos e etc... Parabéns pela iniciativa de está divulgando este projeto! Adorei o post!!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Esse projeto é realmente incrível, parabéns pela iniciativa de divulgá-lo!
    Eu não tinha ideia desse livro e imagino que deve conter muitos aspectos relevantes sobre a vida das mulheres indígenas que nós não imaginamos.
    Adorei o post,
    Beijos!
    http://choqueliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lilian,
    Um projeto que tem grande potencial para estabelecer a realidade das mulheres indígenas na atualidade. São pessoas que merecem todo o nosso respeito, são nossas raízes, mães como muitas de nós.
    Baixando para ler com mais calma, obrigada por disponibilizar!
    Beijos
    Mila
    http://scraplivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olha eu achei o projeto muito bacana, até porque todas as mulheres do mundo merecem o nosso respeito e reconhecimento né? Eu tive interesse de ler, mas eu vou dar uma olhadinha depois nele pra ver se gosto. Mas também quem vai curtir é minha mãe. Passarei para ela =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-boa-noite-estranho.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Lilian, tudo bem?
    Não é a temática que estou acostumada, mas nossa! O livro deve ser incrível!
    Fiquei bem curiosa!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Achei a ideia do livro fantástica. Vou baixar a versão :3 imagina como esse projeto vai ser se for bem conhecido? Maravilhoso!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Lilian,

    Gostei da novidade e já anotei a dica...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Achei bacana. Essa novidade, e vou querer meu exemplar com todas certeza, a proposta é bem interessante,
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Oláá
    Poxa, que legal o lançamento e o projeto, adorei a novidade e a dica, vou ficar de olho para saber mais, ótimo post.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr