Header Ads

Resenha - Noite em Claro, de Martha Medeiros



Na coleção 64 páginas, da L&PM Editora, Martha Medeiros, surpreende com Noite em Claro. Para quem está habituado com uma escrita de personagens felizes e leves; o diferencial está justamente no oposto. Martha presenteia seus leitores com uma personagem presa a uma vida ‘medíocre’.


‘Noite em Claro - Na solidão do seu apartamento, uma mulher escreve sobre a sua história numa noite de insônia. Uma história plena de relacionamentos marcados por frustrações, dor e prazer. Encorajada pelo champanhe, sem nenhuma censura, ela vai contando sua vida enquanto chove lá fora. O livro só terminará com o último pingo de chuva. Martha Medeiros, a poeta de Cartas extraviadas, a cronista de Feliz por nada, a romancista de Divã está inteira nesta novela visceral que é um verdadeiro convite à reflexão. ’

Numa noite de chuva, a única alternativa que essa mulher encontra para sua tristeza é ficar ‘meio’ bêbada e escrever um livro. A questão é que ela não sabe ao certo sobre o quê, tudo o que tem certeza é que enquanto a chuva não parar, ela precisa escrever.

“Primeiro casei com um filósofo que não pode me comer, agora vivo com esse homem que me come sem que a gente converse sobre o que estamos fazendo”.

Então começa a lembrar de fatos marcantes, como sua primeira vez e o seu ‘quase estupro’, seus dois casamentos e como fez sexo com um fã obsessivo, o Eder. As sessenta e quatro páginas vão se tornando melancólicas e mesclando entre divertido, leve e incerta.
Ela tenta provar como sua vida pode ser interessante, apesar dos pesares e abre sua alma para que possamos saborear junto a ela, experiências que talvez nenhuma mulher sonhe, mas são as que ela tem.

“Mulheres infelizes costumam ter uma vida interessante”.


É na solidão da chuva que essa mulher respira, toma fôlego e continua a jornada. Melancólica, nostálgica, sarcástica e triste. Com a costumeira linguagem simples da autora, narrado em primeira pessoa, uma mulher sem nome que pode perfeitamente representar muitas outras vozes, mas com uma vida interessante para esmiuçar. 

21 comentários:

  1. esse livro foi o primeiro de Martha que comprei pro meu acervo... Adorei a escrita, me identifiquei em algumas coisas com a personagem... Alguns textos da autora eu não gosto, nem concordo, por vezes, mas no geral, adoro as obras dela ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Também não gosto de todos os textos dela, às vezes, o excesso de análise contextual é uma problemática na obra dela, como o que ela escreveu sobre a Música de Gabriela. Acho que ela não foi muito feliz na abordagem, mas no geral, curto a escrita dela e tenho quase todos os livros.

      Excluir
  2. Sensacional Lilian! Ler esta indicação trouxe um ar mais leve ao dia de hoje! Adorei!
    Um abraço pra ti!

    bjus!

    ResponderExcluir
  3. Lilian, eu ainda não li nenhum livros da Martha. Antes, quando eu morava no RS, eu li a coluna dela no Zero horas. Mas depois parei, nem sei o motivo. Eu gostava das crônica, que tinham sempre um tom de otimismo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Fantástico o livro, eu adorei a capa, bem legal mesmo... Eu amo esse tipo de livro que a narração é tão intensa... Dá muita vontade de ler... Vou comprar sem dúvidas.

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie, Lilian.
    Já escutei falar muito da autora, mas nunca li nada.
    Gostei muito da história apesar de ser curtinho parece prender a gente.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lilian.

    Adorei a indicação! =) Eu nunca li nada da Martha Medeiros, mas tenho vontade de conhecer sua obra. Esse livro, apesar de curto, parece ser muito bom. Gosto de livros mais melancólicos, que fazem a gente pensar na história por um bom tempo depois que ela acaba. Deixarei a dica anotada! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá; já li alguns textos da autora, mas ainda não conhecia esse livro. Pela resenha, a história parece interessante e acho que eu ia gostar de ler.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu ainda não li nada da autora, mas morro de vontade.
    Achei a premissa desse livro bem diferente e depois que me inserir nas obras da autora, o lerei.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  9. OI Lilian!!
    Não sou muito fã da Martha, prefiro deixar ela meio de lado, mas esse livro parece bem interessante, apesar de saber que depois de ler, vai me deixar tão melancólica quanto a personagem =/
    Beijos!

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  10. Olaa
    Adorei a resenha e fiquei curiosa pela história pois tenho muita vontade de ler livros da autora. Ótima dica.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Lilian,tudo bem?
    Achei muito interessante a premissa do livro, gosto quando temos uma personagem sem nome na história.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho muita vontade de ler Martha Medeiros e espero fazer isso em breve pois sei que irei gostar. Noite em Claro parece ser incrível, gosto da pegada melancólica e mais triste, muito. Sua resenha ficou ótima, como sempre!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Li um livro da Martha, e adorei sua escrita, fiquei curiosa para ler Noite em claro, tenho certeza que irei gostar!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Não conheci a escritora e agora vou poder conhecer mais do mundo dela, ótima resenha <3

    Até :D
    Victor do blog Gatos e Vagalumes​
    GatosEVagalumes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Nunca li nada da autora, mas achei interessante ela nos.mostrar o lado.medíocre da vida das pessoas.
    Adorei a indicação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, ainda não li nada desta autora, mas achei bem legal essa edição de poucas paginas que facilita conhecer a escrita da autora *---* A historia parece ser bem diferente e eu fiquei com vontade de lê-lo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  17. Olá Lilian,

    Nunca li nada da autora ainda, mas tenho muita curiosidade, leio só resenhas positivas em relação aos seus livros esse eu também não conhecia e espero poder ler um dia....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Lilian! Tudo bem?
    Gente esse livro é tudo de bom! Como que a Martha Medeiros consegue retratar todas as mulheres em uma só, mostrando todos os sentimentos capazes de um ser humano que pode ser tão forte e frágil ao mesmo tempo. Eu amei esse livro quando li e nunca esquecerei a mensagem que a autora quis passar no seu texto simples.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir
  19. Olá! Uau esse livro deve ser muito bom. Queria ter essa coragem dessa mulher, de pegar um caderno e escrever um livro sobre a própria vida, ela já viveu uns bons anos e tem muita coisa pra contar. Não li nada autora, mas pretendo ler esse livro com toda certeza. Adorei sua resenha e obrigada pela dica.

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr