Header Ads

Resenha – Tudo O Que Precisamos Saber, Mas Nunca Aprendemos, Sobre Mitologia



Tudo O Que Precisamos Saber, Mas Nunca Aprendemos, Sobre Mitologia, de Kenneth C.Davis, Editora: Difel (Grupo Editorial Record), 728 páginas, é tão fluido que sua camuflagem gigante não assusta, pelo contrário, ao final, queria mais. O autor explora a potencialidade inesgotável dos mitos com humor, classe e desenvoltura de contador de história, ouso dizer que dos mais lúdicos.


Tudo O Que Precisamos Saber, Mas Nunca Aprendemos, Sobre Mitologia - Um livro para aprendizes de mitologia, entusiastas do assunto ou qualquer pessoa que goste de uma boa narrativa. De onde viemos? Por que as estrelas brilham e as estações do ano mudam? O que é o mal? Desde o princípio dos tempos, a humanidade vem respondendo a essas perguntas com histórias criativas, que já foram utilizadas pela religião, ciência, filosofia e literatura popular. Neste volume, Davis introduz e explica os grandes mitos mundiais, bem como as obras de literatura que os tornaram famosos, abordando, entre outros, o mesopotâmico Gilgamesh, o primeiro herói da mitologia; Aquiles e a Guerra de Troia; Stonehenge e os druidas; Thor, o deus nórdico dos trovões; e A vida e as grandes dificuldades enfrentadas pelo homem que se tornou Buda. Sempre informal e instrutivo, o autor mostra por que as narrativas ancestrais sobre deuses e heróis continuam nos emocionando até hoje, em filmes, arte, linguagem e música. ’

Quando lemos sobre mitologia, abarcamos significados que perpassam a história do pensamento humano; notamos como encontramos na sociedade moderna e contemporânea mitos que refletem nossas raízes. A simbologia dos mitos abordada pelo autor, casa com a intertextualidade reproduzida, por exemplo, na produção cinematográfica contemporânea.
O interessante é que ele vai além, quando faz referência a plateia que lotou as salas de cinema no intuito de assistir à adaptação de Tolkien, comparando a uma experiência espiritual coletiva, mesmo que aquelas pessoas não sejam religiosas. Como essa experiência conectou aquele grupo as mesmas experiências vividas há três mil anos, quando as pessoas sentavam em volta da fogueira para ouvir contações de histórias.


Ele traz os grandes sucessos de Hollywood, relacionando-os aos mitos da Antiguidade. Adentra no nosso dia a dia, esmiúça nossos hábitos e compara.

“Para se ter uma ideia melhor do enorme impacto dos mitos, basta conferir o calendário. Que dia é hoje? Uma terça de março? Um sábado de junho? Os nomes desses dias e meses vêm das mitologias grega, romana e nórdica.”

A associação de ideias aos aspectos culturais juntamente com os mitos gera novas informações, trabalha a mensagem de uma cultura já conhecida; tudo isso com uma linguagem simples e cômica, estabelecendo uma relação dialógica afetiva com o leitor.
É um livro para o público juvenil por ter uma linguagem simples, pode servir de ferramenta para quem vai fazer o ENEM ou concurso público, por exemplo. É um livro para educadores e contadores de história; mas, principalmente, uma obra para curiosos, pessoas que não conseguem e não se admitem permanecer estagnados nas amarras de uma ‘caverna’.

Apesar das mais de setecentas páginas, eu li em dois dias, já era um assunto de meu conhecimento, mas que não traz o linguajar acadêmico. É um discurso acolhedor, gostoso e acessível. De tão bem estruturado, foi impossível não recordar de O mito das Cavernas. Por fim, leiam, vocês não vão se arrepender. 

19 comentários:

  1. Oi Lilian, esse livro é grande mesmo hein!Acabei de ler um de mais de 600 páginas e achei bastante...rsrsrs Mais o tema abordado nesse livro é do meu total interesse, adoro livros que falem sobre mitologia, tanto que li dois esse ano que adorei.Preciso ler esse também!
    Beijo
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu sempre ADOREI mitologia, me faz viajar super longe, rs. E tenho alguns livros que falam sobre o assunto, mas faz tempo que não os leio. Achei que esse livro parece muito bom e fiquei super curiosa. Espero poder lê-lo em breve.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Mitologia é amor, já gostava, mas quando precisei apresentar um trabalho sobre os deuses da mitologia, pirei. Adoro os livros sobre esse assunto e tinha me esquecido desse, confesso. Gostei muito da sua resenha, o livro já está na lista de desejados!!!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  4. poxa, em dois dias??? :o UAU, Lili..
    bem, eu fiquei curiosa com ele, pela linguagem aplicada e talz, mas acho que no momento, passaria a leitura... [teeempo rsrss]
    Engraçado como a mitologia tá enraizada em nosso cotidiano e mal nos damos conta disso, não é??? ^^
    bj

    ResponderExcluir
  5. Tô com inveja, era pra ser MEU, pq vc pediu primeiro??? Hauhauhauahuhaha!
    Tá bom, vai, adorei a resenha, sua sem-graça. Mas também tô com mais raivinha, pq o livro é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia o livro, mas como sou fã de mitologia, já me interessei de cara.
    Gostei de saber que é uma boa leitura, e que flui, apesar do número de páginas. Acho que a associação com aspectos culturais deve ter deixado ainda mais interessante.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Amei a ideia do livro.
    Amo mitologia, mas só no ramo da curiosidade.
    Com certeza me apaixonaria pela leitura.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Oieee,
    Nossa gosto bastante dos textos que você faz nas suas postagens, são sempre tão diferentes! com esse não foi diferente, apesar de eu quase não ler mitologia eu gosto do gênero,gostei bastante e fiquei curiosa,. beijos.

    http://www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sempre gostei muito de mitologia e já li trocentos livros a respeito, contudo ainda não havia ouvido falar desse. Fiquei superinteressada. Parece que nele há uma abordagem direta e descontraída. Quero lê-lo.

    Beijo!

    Wink

    ResponderExcluir
  10. Ai adorei, estava esperando ler algumas resenhas para ver se encarava esse livro, acho que agora não tenho dúvidas. Vou ler!

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oláá
    Adorei o post e as dicas, muito legal saber mais sobre mitologia, acho um assunto interessante apesar de complicado e difícil, ótimo post.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Lilian, eu tive umas experiencias desagradáveis com as disciplinas de filosofias, na graduação, em que eu estudei mitologias. Então ainda estou fugindo desse tema.
    Eu sei que lermos por prazer tem outro significado, mas acho que ainda vou levar um tempo para me livrar desse sentimento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Mitologia é um assunto muito interessante, mas que não me desperta MUITA curiosidade. Ainda sim eu leria o livro sem sombra de dúvidas e leria com gosto pois o fato de o autor ter usado uma linguagem acessível e por vezes o humor para tratar o assunto me deixa empolgada. Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem!?
    Gostei do título do livro, mas acho que não leria, mesmo que fosse para agregar mais conhecimento T_T Acho que não vou encarar essa leitura, apesar de ter alguma curiosidade por Mitologia!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  15. Olá, amo mitologia então acho que as 700 e poucas páginas não me assustariam nem um pouco e seria mais um incentivo para lê-lo *-* Goste de saber que esse livro é fluidas e a leitura não é tão pesada para você conseguir ler em apenas dois dias =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Adoro essa temática!
    Ainda não conhecia o livro, mas já estou desejando comprá-lo. Mas não vou conseguir ler nem tão cedo, tantas páginas assim fica difícil ahahaha
    Adorei a resenha!
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  17. Eu não colocaria livros assim na minha estante, mas eu acho essa temátima muito interessante. Queria ter mais gosto por livros assim.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Não conhecia esse livro, mas adoro mitologia então com certeza eu leria ele!
    Parece ser bem interessante a história ^^

    Beijos, Amanda ^^
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu adoro o tema de mitologia, gosto muito de conhecer sobre mitos, sobre deuses. Então com certeza adorei a dica, estou anotando nomes de livros que falem sobre mitologia, este já foi para minha lista. Fala sobre vários deuses nele?

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr