Header Ads

Resenha "Cão"‏


Certamente um dos melhores livros que li em 2015. Um dos mais inquietantes, pungentes, intensos. O sentimento é tão profundo que não há palavras suficientes para falar de "Cão", romance de Rui Xavier, Editora Nversos. Mas é preciso que se encontre palavras para falar dessa história, então escrevo este texto do jeito que posso. Difícil não falar dele na primeira pessoa, aliás.

"Quantos de nós, em uma dada amostragem, comprimem sob a pele um corpo de desespero que ninguém mais consegue ver?" (Pág. 254)

Escrevi e reescrevi este texto muitas vezes, e percebi que não há forma melhor de começá-lo do que com dois pedidos, um de desculpas e outro pela sua confiança. Desculpem-me, mas eu não posso falar muito sobre esta história, porque cada frase ficaria ali à beira do abismo do spoiler. Então eu peço a sua confiança. Peço que você ative o seu espírito aventureiro (aquele mesmo sentimento que nos impele a uma grande viagem, sabe?) e confie em mim. Porque este livro é bom e merece ser lido sem que você saiba muita coisa além do básico.



Então agora vamos ao básico: Nesta história há uma mulher. Publicitária, muito em sucedida. Aquele tipo de mulher-alfa, merecedora de poster motivacional na porta do armário. Nesta história também há um homem, seu marido, não tão forte nem tão alfa. Não tão bem sucedido. E um cão. Nesta história há um cão.

"Eu não nasci pobre, não nasci cega, mas nasci mulher"(Pág. 91)

Três personagens que se relacionam numa dinâmica bem peculiar, um tanto real, um tanto ultrarrealista, conduzida por uma narrativa crua e viciante. Mais que a história, a excelência abrange o livro como um todo: A edição, que claramente respeita o estilo do autor e ainda contém belas ilustrações de Erick Pasqua, evidencia o esmero da editora.


Tudo isso faz de "Cão" uma obra tão surpreendente que é de deixar de boca aberta, babando feito um cão qualquer humanizado. Ou melhor, um humano animalizado.


14 comentários:

  1. Oieee.
    eu sei como é difícil escrever uma resenha quando qualquer coisa que se fala pode ser um spoiler :(
    Melhor ler o livro e cada um tirar suas conclusões


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz ao ler a resenha. Agradeço pelo elogio às ilustrações. Abraços :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e também o mesmo não me interessou muito a primeira vista, mas confesso que fiquei curiosa com suas palavras!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    De cara o livro não me interessou, mas após ler a resenha e ver o quanto a leitura lhe agradou e mexeu com você, confesso que fiquei bastante curiosa para lê-lo.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. fiquei curiosa kkkkk sério, adoro quando a resenha se mantém misteriosa sobre a obra mas passa uma empolgação *-*

    ResponderExcluir
  6. Monalisa, eu acredito em você que o livro é maravilho. Até porque já sua opinião em relação a outras obras. E fora que o livro chama atenção pelo título e capa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa!!! Preciso muito desse livro agora! kkkkk...
    Obrigada mesmo pela dica! *--*

    ResponderExcluir
  8. Monalisa! Nem preciso de muito para acreditar que de fato seja uma boa história. Com este texto lindo e conhecendo várias de suas opiniões sobre a literatura tenho certeza que será uma leitura válida e merece ir para a lista de desejados. =)

    Valeu pela dica!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi Monalisa, amei a sua resenha e fiquei super intrigada e curiosa com a obra, parece ser tocante e bem do jeitinho que eu gosto, já entrou para a minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. A resenha não disse muito, mas serviu pra me deixar bem curiosa! Vou ler, com toda certeza!

    ResponderExcluir
  11. Oiiie
    Eu adorei a capa e parece ser uma ótima leitura, eu leria se tivesse oportunidade apesar de não ser bem o gênero que costumo ler, ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Wow, adorei o modo como iniciou sua resenha, mas a sua crítica em si soou evasiva… D: Qual é a história? Qual é a trama? É apenas a narrativa (claro, com todos esses atributos qualitativos) sobre a dinâmica de relacionamento entre esses personagens? Fiquei muito curiosa (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oiee Monalisa
    Uau vc por aqui.
    Gostei da sua resenha como sempre.
    Não conhecia o livro, mas a gostei da historia principalmente pela forma como a qual nos apresentou.
    Parabens

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Uoool...
    Gostei tanto da sua resenha, que me convenceu a ler esse livro.
    Não o conhecia, nem visto antes, mas já está entre os que quero...rsrs

    Obrigada pela sua resenha

    Beijos

    Viviana
    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr