Header Ads

Nise - O Coração da Loucura



Hoje, 18 de maio, é Dia da Luta Antimanicomial. No Brasil, um dos nomes de destaque contra a forma agressiva e desumana de tratamento é a Nise da Silveira. Nise nasceu em Maceió, 15 de fevereiro de 1905 e faleceu no Rio de Janeiro, 30 de outubro de 1999, era Psiquiatra e foi aluna de  Carl Jung.



Recentemente, Nise ganha um filme em sua homenagem, que traz um forte retrato da história da Luta Antimanicomial no Brasil. Lançado em 21 de abril deste ano, com direção de Roberto Berliner e  Glória Pires interpretando Nise.




Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.




Por ser apreciadora do trabalho da Nise, leitora do Jung, quero muito ir ao cinema para conferir o filme. Sei da importância da temática e o quanto é urgente conhecermos nossa história. 



Você ficou curioso e quer saber mais sobre a temática, pode ler também Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex, Geração Editorial.

20 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pela excelente dica! Chocante e desumanos os métodos na época usados... Muita gente passou por esse método de tortura usado pelos psiquiatras, que custou a vida de centenas de pessoas. Bom tema, e com toda certeza com Gloria Pires no papel principal, um ótimo filme. Ansiosa para assisti-lo. Grata pela dica, valeu!Estou seguindo suas redes sociais, querendo e gostando, seja bem-vind@ as minhas redes também. http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥
    CD

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Não sabia completamente nada sobre o assunto e muito menos que havia uma data especial, logo, seu post foi muito interessante pra mim ;)
    Me interessei bastante pelo tema e com certeza irei ao cinema conferir esse filme que parece ser bastante comovente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lilian!

    Nunca havia ouvido falar sobre Nise, mas com certeza assistirei ao filme.
    Fiquei muito tocada com o trailer e logo me lembrei do livro "holocausto brasileiro", que você mencionou. Eu ainda não o li, mas tenho aqui. Li uma matéria sobre o livro há alguns anos e fiquei chocada. Ainda lerei, é claro, mas sei que será uma leitura difícil.

    Obrigada pela dica, não deixarei de ver o filme!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. mlr, eu tenho vontade de assistir o filme mas minha resistência é por causa da atriz... sério, eu não suporto gloria pires xD sei que pode parecer bobagem, mas isso acaba me desconcentrando da película... mas vou tentar dar uma chance pra história...
    bjs...

    ResponderExcluir
  5. OI!!

    Por pura falta de informação não sabia da importância dessa mulher para nossa sociedade e embora saiba que meu namorado não vai querer assistir estou ansiosa. Juro que não sabia desse movimento e estou pasma em como Nice lutou contra um sistema opressor e usando técnicas além de seu tempo. Amei mesmo!! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. OIII QUERIDA
    Não conhecia o filme mas fiquei mega curiosa agora que conheci o enredo, muito legal sua resenha e o tema abordado é ótimo, com certeza tentarei ver em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fiquei super interessada para ver o filme, acho a glória pires uma ótima atriz! e a história parece ser bem forte.

    é minha primeira vez no seu blog! gostei bastante dele! Um beijo.

    Blog Rascunhos da Lyh

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia, fiquei muito interessada pois esses temas me atraem. Vou anotar a dica
    Beijos
    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente, eu não conhecia o filme, mas fiquei curiosa depois do post, normalmente não é um filme que eu veria, pois prefiro mais ficção, no entanto, a história de Nise parece ser tão interessante, além de ser algo verídico, será uma trama que vai emocionar quem for ver e gostaria mesmo de conhecer, vou aproveitar a dica, quanto ao livro citado no final do post, já tinha visto ele em evidencia, você já leu? Vale a pena?

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  10. Caramba, que post sensacional! Apesar de não saber que esse movimento existia, adorei a causa que ele se propõe ajudar. Geralmente nem pensamos nestas coisas, é bom saber que há pessoas lutando para mudar isso.
    Beijo!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a história e fiquei muito, muito, muito interessada,vou querer com certeza assistir o filme. Parece ser uma história sensacional.
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá. Eu vi uma foto da Glória Pires como Nise recentemente mas não dei tanta atenção, agora que sei do que se trata fiquei bem curiosa. É dificil eu ver filme nacional que não seja de comédia, mas gostei do tema deste filme.

    ResponderExcluir
  13. Oii!!

    Eu ouvi falar sobre o filme mas confesso que não fui muito atrás de informações. Não sabia desse dia e nem mesmo sobre essa luta.
    Espero conseguir assistir e que você consiga também eeee quero a resenha aqui!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Olá, não sabia muita coisa sobre a temática, e desconhecia o filme. Achei a dica bem bacana, parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Oi não tinha conhecimento sobre o filme e também não conhecia a história dessa mulher, o que é triste pois pessoas que pensam como ela deveriam ter mais destaque. Vou procurar o filme para ver principalmente porque quero conhecer mais sobre o assunto, mas também sobre a vida dela. Também conheço Jung e esse foi um dos fatores que mais me chamou atenção na postagem

    ResponderExcluir
  16. hi baby, tudo bem? não conhecia esse filme ou sequer sabia muito sobre o assunto mas acredito que essa seja uma obra que consegue abrir os olhos para essa causa. a Gloria Pires é uma excelente atriz, fiquei curiosa para assistir... obrigada pela dica

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oie, flor! Eu ouvi falar do filme e foi por causa dele que busquei um pouco mais sobre a Dra. Nise. Não sei se poderei ir ao cinema vê-lo (nem sei se vira para o cinema da minha cidade), mas tentarei de todo jeito. Quando assistir, traz uma resenha, viu, porque vai ser bom ter opinões sobre o filme.
    Bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  18. Não sabia da existência do dia antimanicomial.
    E nem conhecia a história de Nise, achei uma história muito forte de luta.
    Fiquei curiosa para ver o filme também.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  19. Eu quero demais assistir a esse filme,sou fã do trabalho dela e quero saber mais sobre sua luta e vida.

    Ótima dica..

    bjssss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  20. Nunca me arrependo de pegar suas dicas! Adorei conhecer esse filme maravilhoso, sobre o qual nada sabia. Achei incrível que Nise tenha sido aluna de Jung, uau! Eu com certeza pretendo assistir ao filme. Claro que também anotei a dica do livro Holocausto Brasileiro, que você citou ao final.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr