Salão do Livro de Guarulhos livros com 50% de desconto




13 maio 2016


A Giz editorial participa este ano do 5º Salão do Livro de Guarulhos. Todos os livros estarão com 50% de desconto. Lá, também pode encontrar o livro Mulheres que não sabem chorar. Com o fim do Ministério da Cultura, é bom aproveitar enquanto ainda tem... 

Confirme presença aqui

Sobre o evento

Salão do Livro de Guarulhos: momento de prestar merecidas homenagens

Entre os dias 16 e 25 de maio, a cidade de Guarulhos promove um dos maiores eventos literários da Grande São Paulo, o 5ª Salão do Livro de Guarulhos – Cidade Amiga da Leitura, que neste ano, acontece no Adamastor Centro [Av. Monteiro Lobato, 734. Macedo].

Nesta edição, o Salão do Livro faz uma justa homenagem aos autores João Guimarães Rosa, Manoel de Barros, Carolina Maria de Jesus e Eva Furnari, nomes renomados da literatura brasileira, que representam um marco estrutural na produção literária nacional, valorizando tessituras linguísticas, que rompem com a linguagem formal, ampliando o diálogo com seus interlocutores.

No legado literário do escritor João Guimarães Rosa se destaca um trabalho minucioso com a linguagem, carregada de regionalismos. Influenciado pela linguagem popular, o autor inventava palavras, brincando de recriar realidades, em que verdade e ficção se misturam de modo fascinante, como em seu belíssimo romance Grande Sertão: Veredas.

No campo da poesia, Manoel de Barros também exerce o poder de criação, por meio do discurso poético, virando os sentidos de seus leitores pelo avesso, transformando a ordem dos elementos da natureza. Utilizando a metalinguagem, Barros compõe seus poemas com versos curtos, fazendo fluir o seu discurso lírico de forma singela e direta.

A sua amizade com Guimarães Rosa nos mostra que do romance de um à poesia do outro, sua obra pode ser lida em vários níveis, com pontos de leitura que convergem e nos levam aos limites da reinvenção das palavras.

Se por um lado a obra de Guimarães Rosa avança no sentido de revolucionar a forma a ponto de recriar a língua, por outro é Carolina Maria de Jesus quem dá o tom de empoderamento linguístico. Carolina escreveu poemas, histórias curtas e diários que demonstram na tessitura de sua linguagem, as múltiplas facetas do cotidiano da mulher, negra, pobre, catadora de papel, moradora da favela, que se descobre escritora.

Eva Funari projeta o lúdico como estilo, encantando crianças e adultos com uma suas figuras de linguagem e uma certa dose de bom humor. Sua vasta obra, de criatividade singular, a faz receber de muito bom grado, a referida homenagem, que dizem muitos, deve ser feita em vida.

Nas últimas quatro edições, o Salão do Livro recebeu mais de 600 mil visitantes e também trouxe à cidade de Guarulhos importantes nomes da literatura nacional e estrangeira, como: Ariano Suassuna, Fabrício Carpinejar, Abdulai Silá, Arnaldo Antunes, Talita Rebouças, Emir Sader, Frei Betto, Gabriel o Pensador, Inês Pedrosa, Lobão, Marcelo Rubens Paiva, Olgária Matos e Tony Bellotto, entre outros.

Este ano, o evento conta ainda com cerca de 60 editoras convidadas que além dos esperados lançamentos também irão expor grandes obras literárias do Brasil e do mundo, compreendendo o público, infantil, infanto-juvenil e adulto de editoras como, Brinque Book, Moderna, Rocco, Cortez, Melhoramentos, entre outras.

Os professores da Rede Municipal receberão o CrediLivro no valor de R$ 150,00. Cerca de 30 mil alunos da Rede Municipal são esperados durante os 10 dias de realização do evento, e participarão de oficinas, atividades com autores, contação de histórias e apresentações teatrais, que acontecem tanto no Adamastor Centro, como nos 10 CEUs da cidade.


O 5º Salão do Livro – Cidade Amiga da leitura é um evento aberto a pessoas de todas as idades e a entrada é gratuita.

10 comentários:

  1. Olá,

    Que bacana o evento, uma pena que não seja na minha cidade haha. Mas espero que você se divirta bastante e já vou indicar para algumas amigas que são daí.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse evento, mas não posso ir, porém achei muito legal e aproveite!

    ResponderExcluir
  3. Olha que evento interessante! Nessas horas, morar no RJ é um saco!... Não sei se é na sua cidade, mas se for, espero que aproveite bem! E sucesso pra Editora!

    ResponderExcluir
  4. oi ^^
    pow legal o evento, mas não costumo muito participar desse tipo de coisa. espero que pra quem goste de ir seja legal. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Que sonho ir à um evento assim. Tô até traumatizado com eventos. Iria pela primeira vez na bienal este ano, mas foi cancelada...por causa de quê? Política! ¬¬'
    Enfim...que legal o evento, muito sucesso!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Eventos literários são sempre as melhores coisas que se tem! <3 Principalmente quando é homenageado tantos mestres da literatura brasileira, sou apaixonada por todos, mas especialmente por Manoel de Barros e Guimarães Rosa! Espero que esse evento seja o máximo!
    Abraços,
    www.entrelinhaseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esses eventos são ótimos, espero que todos de Guarulhos aproveitem :)
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  8. Oie
    que legal esses eventos, não moro tãão longe de guarulhos então quem sabe né heheh espero que o evento seja um sucesso, são sempre maravilhosos eventos assim

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah, pq esse eventos legais não tem perto da minha cidade?
    Que seja um sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Olá. Que evento interessante e que bom que seu livro de lançamento estará entre os escolhidos para serem expostos por lá. Desejo muito sucesso a você e a outros escritores iniciantes. Adorei as possibilidades de desconto! Grande beijo.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

@Poesianaalma

 
Autora dos livros O Céu é Logo Ali, Mulheres Que Não Sabem Chorar e Desconectada. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, gênero, violência sexual, alcoolismo, etc. A escritora mantém um blog literário e trabalha com educação.

Arquivo do Blog

Direitos autorais

Copyright © 2015 • Poesia na alma