Header Ads

Resenha – Yakuba




Yakuba, de Thierry Dedieu, Grupo Editorial Record, 35 páginas, é um livreto dedicado ao público juvenil, porém com uma história de gente grande.

Yakuba pertence a uma tribo no coração da África, o clã se reúne para o evento sagrado de passagem, onde as crianças em idade irão se tornar guerreiros. Muito animado, Yakuba precisa enfrentar um leão e leva-lo para Aldeia como prova de seu ato.

Sozinho, ele segue, conhecendo as nuances da natureza – sol, calor, vento, etc. –  e as necessidades do corpo – fome, sede, cansaço,  medo, etc.


Subitamente, sua presa aparece e fortalecido pela coragem, o jovem vai direto ao combate. Porém, algo inesperado acontece. Algo que muda totalmente o rumo dessa história e passa uma lição de ética, respeito e justiça. Respeito ao inimigo, respeito ao combate.

Para se tornar guerreiro, Yakuba precisaria derrotar um monstro, que aparentemente seria um leão, mas existem outros monstros que nos habita e se escondem entre poder e justiça.

Yakuba é um pequeno livro com uma grande história. Uma excelente leitura ao público infanto-juvenil. O trabalho da editora está magnífico, entre ilustrações e um texto cativante, esse foi um dos melhores livros infantis que li até o momento, neste ano.


Por Lilian Farias

7 comentários:

  1. Oi, como vai?
    Não conhecia o livro, mas, devido sua resenha que despertou meu interesse, vou ver se o encontro o mais rápido possível. Apesar de ser uma obra para o público infanto-juvenil, creio que os adultos apreciaram também. Obrigada pela dica!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lilian!
    Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas sua resenha me deixou interessada nele, apesar de não fazer parte do público alvo.
    Gostei da premissa do livreto e acho que deve passar uma mensagem bem legal para os mais novos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. ah, deve ser um livro encantador ^^
    se ele tivesse chegado quando eu ainda tava ai teria lido, mas quando te visitar novamente, eu pego ele pra ler ^^

    ResponderExcluir
  4. Oioi! Tudo bem?
    Nossa, que livro mais interessante, começamento pela capa!
    Achei a arte incrivel e o livro Yakuba me despertou interesse.
    Gsotei mto da ideia do livro, o monstro mta vezes nao é aquele que todo mundo fala que é.
    Adorei a dica.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  5. Oii,

    Gostei muito da história do livro, com certeza é uma história que vai prender a quem lê-lo. Fiquei com vontade de lê-lo...rs

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie
    muito legal sua resenha e não conhecia a obra ainda mas parece ser muito interessante e diferente do que leio, vou anotar a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Lilian, adoro quando livros curtos nos trazem grandes ensinamentos.
    Amei a premissa da história.
    E adoraria trabalhá-lo em sala de aula.

    Lisossomos

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr