Header Ads

O erotismo como ruptura na ficção brasileira de autoria feminina




Para download e/ou leitura online:

O erotismo como ruptura na ficção brasileira de autoria feminina: um estudo de Clarice Lispector, Hilda Hilst e Fernanda Young. Luciana Borges.

Aqui ou ainda aqui

Resumo: O erotismo como ruptura na ficção brasileira de autoria feminina: um estudo de Clarice Lispector, Hilda Hilst e Fernanda Young propõe uma leitura focada em um aspecto bastante específico da obra de três diferentes autoras da recente cena literária brasileira: a presença do erótico, seu procedimento de realização e argúcias de seu efeito mimético no discurso literário em cruzamento com questões de gênero e da condição feminina. O livro aciona hipóteses interpretativas oriundas dos próprios textos, seguindo movimentos de análise que mesclam campos teóricos variados, provenientes das áreas de conhecimento limítrofes à teoria literária. O intuito é observar o tratamento do erótico, do pornográfico ou do obsceno nas obras de ficção em estudo a partir de uma perspectiva de gênero que considera as noções de cânone e valor literário, balizadas não apenas por aspectos estéticos, mas permeadas por uma política de estabelecimento e conformação do campo literário.

7 comentários:

  1. caralho, deve ser uma obra genial... adorei saber dessa dica. *---*
    em meio a tanta porcaria que se intitula erótica na globosfera, nada como um texto de qualidade pra aliviar dos males... hehehe
    <3

    ResponderExcluir
  2. Caramba!. Baixei pra poder opinar melhor.
    Depois faço uma resenha no blog e volto pra te contar
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá baixei pra ler pra opinat melhor, depois farei uma resenha quem sabe? Mas volto pra te contar
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Deve ser uma obra fabulosa essa e adoraria ter a oportunidade de ler mesmo, fico feliz que sempre traga esses tipos de leituras para conhecermos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, não sou muito de leituras do tipo, mas essa me pareceu uma ótima opção. gostei da dica e já vou anotar aqui!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não li nada ainda da Hilda Hilst ou da Fernanda Young, além disso o tema erotismo já me chama atenção, ainda mais escrito por mulheres e como objeto de reflexão. Baixei com certeza!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  7. Oie!!

    Caraca que livro é esse!!!!

    Deve ser genial!!!

    Não é o tipo de livro que eu leio normalmente, mas nossa...

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr