Header Ads

Leituras de janeiro




Essas são as primeiras leituras de 2017 e, apesar de não ter concluído, indico os dois livros. Gênero, Patriarcado e violência, em poucas páginas, traz um recorte lamentável da situação da mulher, além de dialogar com vários teóricos, em alguns casos, tecendo ótimas críticas, como Freud. O Velho Safado do Buk sempre ácido, este livro foi um presente que me dei, o primeiro livro que compro do autor, apesar de já ter o lido, porém, sempre emprestado. 

Gênero, Patriarcado, Violência - de Heleieth Saffioti

Sinopse: Gênero, patriarcado, violência analisa este problema social, utilizando o conceito de patriarcado como elemento central para esclarecer o debate e abrir novas perspectivas de entendimento da questão. Heleieth Saffioti, uma das mais respeitadas estudiosas do assunto, nos proporciona um olhar instigante sobre a violência contra mulheres, mostrando como ela espelha também a opressão masculina. Este livro faz parte da Coleção Brasil Urgente.


Mulheres - de Charles Bukowski

Sinopse: Henry Chinaski é um escritor cinquentão e alcoólico, a quem as mulheres não dão descanso. Irónico, “Mulheres” narra episódios da vida deste “alter-ego” de Bukowski.
Cada mulher é diferente. Umas loiras, outras morenas, outras ruivas. Umas mais sedutoras e provocantes, outras mais ingénuas e discretas. Há muitas, tantas – a reserva parece não ter fim, nenhum homem consegue esgotar o lote. Quase todas bonitas, quase todas terríveis. Henry Chinaski gosta que elas existam.
“Mulheres”, publicado em 1978, descreve a vida deste “alcoólico que se tornou escritor para poder ficar na cama até ao meio-dia”: as bebedeiras, as ressacas permanentes, os vômitos, as corridas de cavalo, as leituras nas universidades, as festas, as cartas de admiradoras, as esperas no aeroporto, os encontros sexuais, os dias seguintes, as rupturas, as reconciliações. Mais cerveja, mais sexo, mais mulheres. 

16 comentários:

  1. Oieee
    Tudo bom?
    Sabe o que mais gosto aqui no Blog?
    Você consegue trazer livros com tematicas bem diferentes, fazendo assim conhecer uma outra história é que nunca daria uma oportunidade.
    Vou anotar suas dicas para ler futuramente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar desses livros, preciso urgente ler. Adorei :)

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar apenas do livro do Bukowski... achei as leituras bem interessantes, mas não sei se conseguiria assimilar leituras que, aparentemente, são bastante densas, neste momento. Mas adorei as dicas, bem diferentes do que vemos por aí ultimamente. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a capa e a sinopse Gênero, Patriarcado e Violência. Da maneira que eu gostaria de trabalhar mulher no meu tcc, seria uma boa eu ler e quem sabe utilizar alguma coisa. Agora sobre o Buwoski, eu já li um livro dele, mas eu não entendi nada e acabei desistindo no meio do caminho.
    Trouxa do Livro

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    São duas excelentes indicações!
    Eu já li esse do Bukowski há um tempo atrás e gostei bastante.
    Os livros da Expressão Popular são muito bons!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lilian, não conhecia nenhum deles, sendo que o primeiro me interessou mais. Vou ficar no aguardo de sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lilian, eu ainda não conhecia nenhum desses livros, mas só de serem indicações suas eu já sei que são bons e leria com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Não conhecia nenhum dos dois livros mas são bem interessantes, mas Gênero, Patriarcado e Violência me chamou mais atenção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tudo bem?
    O segundo eu tenho, mas não li ainda, o primeiro não conhecia e fiquei super interessada. A capa não é muito atrativa, mas em compensação, o titulo é bem impactante! Já está na minha lista! Parabéns pela leitura e pelo post!

    ResponderExcluir
  10. Amei suas dicas! Não conhecia nenhum desses livros e fiquei interessada principalmente no segundo. Vou procurar mais sobre eles.

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii, você sempre arrasando nas indicações!
    Livro com temas maravilhosos e que não costumamos encontrar em uma simples visita a uma livraria.
    Gostei bastante de Gênero, Patriarcado e violência e vou anotar a dica. Boa leitura, bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi. Já ouvi falar do segundo livro e também do Bukowski, mas ainda não li nada dele. Não conheço o primeiro livro. Até penso em ler alguma obra do Bukowski, mas não sei por qual eu começo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oieeee lilie,
    O primeiro livro eu não conhecia, mas como não ficar interessado? Já quero ler e mulheres conheço em partes, sei que é uma das obras primas do Buk e quero muito ler em alguma oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ótimas leituras. Gosto muito de Bukowski e o pássaro azul que ele não deixa sair do peito. O outro livro, me parece ser melhor ainda, talvez até leia.

    ResponderExcluir
  15. Sensacional as temáticas dos livros, gostaria de um dia ver a resenha e quem sabe chegar a ler ainda esse ano.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Acho muito legal você realizar leituras bem diferentes e consideradas até difíceis e trazer a resenha delas aqui no seu blog. Adorei a sua escolha desse mês e vou ficar aguardando ansiosamente.
    Beijos.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr