Header Ads

Quoterias com Clarissa Pinkola Estés

photo by Abe Less


A coluna Quoterias, hoje, traz a autora Clarissa Pinkola Estés, os livros escolhidos são Mulheres que correm com os lobos e A Ciranda das Mulheres Sábias, para ter uma ideia do que se trata o livro, só lendo, no entanto, os trechos escolhidos dão visibilidade, nos mostra o que existe de bom para o nosso resgate tribal. O que vem a ser simbólico, afinal, ontem, 20 de maio, entramos na regência de Saturno.

Clarissa Pinkola Estés é analista junguiana, com mais de 20 anos de prática, tendo sido diretora executiva do C. G. Jung Center, em Denver. Doutora em estudos multiculturais e psicologia clínica pelo The Union Institute, autora premiada e de renome internacional, poetisa premiada e psicanalista junguiana, trabalha atualmente com famílias sobreviventes ao 11 de setembro, nas costas Leste e Oeste dos Estados Unidos. Foi agraciada com o primeiro prêmio Joseph Campbell de “Keeper of the Lore” (Guardiã das Tradições) e, por ter sido, a vida inteira, ativista e escritora em busca de justiça social, ela foi nomeada para a Galeria de Honra das Mulheres do Colorado, em 2006.
A dra. Estés participa da diretoria do Centro Maya Angelou de Pesquisa de Saúde das Minorias na Escola de Medicina da Wake Forest University e também leciona em outras universidades como “professora visitante emérita”.



"Fico perplexa com o fato de as mulheres hoje em dia chorarem tão pouco e, quando o fazem procuram justificativas. Fico preocupada quando a vergonha ou desabito começam a eliminar uma função natural. Ser uma árvore florida e estar cheia de seiva é essencial, senão você pode se quebrar. Chorar faz bem, e é certo. Chorar não cura o dilema, mas permite que o processo continue em vez de entrar em colapso." (Mulheres que correm com os lobos)

“Quem tem a visão lenta diz que o rebelde é uma praga para a sociedade” (Mulheres que correm com os lobos)

“Embora o isolamento não seja algo que se deseje por se ser divertido, provém dele um ganho inesperado. As dádivas do isolamento são inúmeras. Ele elimina a fraqueza com golpes. Ele erradica as lamentações, proporciona um insight penetrante, aguça a intuição, assegura o poder incisivo de observação e de visão de perspectiva jamais alcançados pelas pessoas ‘aceitas’”. (Mulheres que correm com os lobos)

“Os antigos chamavam o deserto de lugar de revelação divina. Para as mulheres, porém, ele oferece muito mais do que isso.
O deserto é um lugar em que a vida se apresenta muito condensada. As raízes das plantas se agarram à última gota d’água, e as flores armazenam umidade abrindo apenas de manhã cedo e no final da tarde. A vida no deserto é pequena porém brilhante, e quase tudo que acontece tem lugar no subsolo. Essa descrição é semelhante a vida de muitas mulheres. ” (Mulheres que correm com os lobos)

“Todos os seres humanos querem atingir um paraíso prematuro aqui na terra. ” (Mulheres que correm com os lobos)


“O arquétipo da mulher sábia pertence a mulheres de todas as idades e se manifesta sob formas e aspectos singulares na vida de cada mulher.” (A Ciranda das Mulheres Sábias)

“Quando examinamos os temas nas lendas e mitos, vemos uma configuração sem paralelo, que é a seguinte: sempre que uma jovem está em situação angustiante, não é tão freqüente que um príncipe apareça, mas costuma ser, sim, uma velha sábia que se materializa como que surgindo do nada, lançando sua poeira mágica ao redor e batendo no chão com sua bengala de abrunheiro.Quer essa idosa seja uma velha enrugada ou uma feiticeira com seus amuletos, quer ela seja uma mutante ou uma maga sensual, quer esteja usando trajes de ervas, vestido do brilho do pôr-do-sol, manto da meia-noite ou uniforme completo de combate... ela é a anciã "que sabe" e surge de repente para ajudar a mulher mais jovem.” (A Ciranda das Mulheres Sábias)

“No mito de Psique e Eros, Psique não se dá conta do profundo erro que comete quando tenta "ver" o verdadeiro Amor, em vez de "confiar" nele. O resultado é seu belo amado, Eros, ser ferido e desaparecer. Ela precisa fazer uma viagem sombria aos infernos, onde conhece as três fiandeiras e tecelãs que lhe ensinam, que a vida é curta e falam da necessidade de dar atenção ao que mais importa. Existem muitos outros temas em mitos e lendas, nos quais a jovem não percebe a gravidade do perigo que sua alma corre. Mas a mulher mais velha percebe.” (A Ciranda das Mulheres Sábias)

“Portanto que bom para nós que a fonte de sabedoria surja de modo bastante confiável, e não somente nos mitos. Se você olhar em volta, na realidade, é provável que também perto de você haja uma idosa maravilhosamente excêntrica, ligeiramente irritadiça, arrumada com elegância e/ou desalinho, ousada, forte e bela. Pense bem... você não conhece algumas criaturas veneráveis que são semelhantes à mulher sábia que aparece nesses contos? Uma mulher que costuma ser perita em sagacidade, cálculos exatos, meios aparentemente mágicos e, sem dúvida, sábias estratégias? Conhece? E, se acha que não, pense de novo, porque pode ser que você seja ela em formação, você! Você mesma!” (A Ciranda das Mulheres Sábias)


“Se necessário for, que nos transformemos em alegres subversivas que estão em constante crescimento, e têm um coração luminoso e calmo. Assim, chega o espírito à superfície do lago. Que nos recusemos a ser jogadas para cair em um lugar qualquer, mas, em vez disso, vamos planejar e cumprir nossas fugas do que é morbidamente banal, bem como do que é cronicamente vazio ou brutal. Assim, o espírito se ergue em pleno esplendor.” (A Ciranda das Mulheres Sábias)

36 comentários:

  1. Não conhecia a autora, que publicação interessante! Parabéns, Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Não conhecia a autora, mas gostei muito da indicação.
    Percebi pelos quotes que os dois livros são interessantes, mas fiquei curiosa para ler "Mulheres que correm com os lobos."
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia a autora e esses trechos me deixaram arrepiada.

    ResponderExcluir
  4. Realmente não conhecia a autora mas pelos quotes dá pra entender um pouco de sua profundidade dramática e realista. Muito bons!

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Ainda não conhecia a autora e gostei muito de conhecê-la através do post.
    Gostei dos quotes que você colocou dos livros.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a autora, mas gostei da sua indicação.
    Os livros parecem ser bem interessantes, quem sabe eu leia algum.

    Beijos,

    http://frasesdeumlivroqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Ainda não conhecia a autora e nem suas obras, mas achei os quotes bem impactantes e interessantes. Não sou muito de anotar quotes assim, mas quando os leio... Adoro! Parabéns pela postagem!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    A primeira obra explanada eu já havia ouvido falar, mas a segunda ainda não.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre a autora e suas obras através dos quotes que chamaram muito minha atenção e creio que ambas as leituras me agradariam bastante pelo fato de me parecerem bem impactantes e com um ar filosófico.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  9. Olá, poxa que bacana esse post.o livro Mulheres que correm com os lobos está na minha lista de desejados e ver você trazer um pouco sobre a autora e quotes me deixaram com mais vontade de ler. A segunda obra ainda não conhecia e adorei a dica. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Quantos quotes lindos querida, são de refletir e de deixar qualquer leitor envolvido e com vontade de ler, ainda não conhecia e adorei de primeira a sua postagem.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha visto Mulheres que correm com os lobos, mas A Ciranda das Mulheres Sábias ainda não. Ambos são leituras interessante, comprovadas pela intensidade das palavras usadas nos quotes que você escolheu. Valeu pelas dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, não conhecia essa autora, mas já tinha ouvido falar das suas obras e agora entendo melhor o porquê. Adorei, vou querer ler os livros dela com certeza.

    ResponderExcluir
  13. Caramba, não conhecia a autora e nem a obra e adorei poder conhecer ela. Os quotes são maravilhosos e me deixou muito curiosa para ler o livro. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  14. Que quotes maravilhosos!
    A forma como a autora ligou a mulher a sabedoria é de brilhar os olhos.
    No penúltimo quote, quando ela diz para procurarmos a "velha sábia", eu fiquei pensando nas mulheres que poderiam ser ela e infelizmente não encontrei ninguém, mas como está citado ali: será que não sou eu?
    Amei!

    ResponderExcluir
  15. Sou louca de vontade de ler esse Mulheres que correm com os lobos, quando trabalhei numa livraria esse era um dos livros mais procurados.. não sei pq nunca peguei pra ler =(
    Vou ver se esse ano eu leio alguns livros que sempre tive vontade. Adoro seu blog, acho ele diferente de td que a gente vê por aí! Clean e com um ótimo conteúdo!
    bjs
    Jo Scarreiro

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem?
    Ainda não conhecia a autora e nem a obra, mas achei a mesma bem interessante, vou dar uma pesquisada melhor sobre ela.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a autora e nem os livros, mas fiquei bem curioso para saber mais e para conhecer todo o conteúdo das obras dela. Achei a coluna muito bacana, e amei os quotes apresentados, todos bem reflexivos e reais. Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  18. Oii
    Não conhecia a autora, mas adorei os quotes separado.
    O livro intitulado "A Ciranda das Mulheres Sábias" principalmente. Só pelas citações já dá para entender de onde vem o nome do livro e ver que foi escrito por uma mulher muito sábia.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  19. "Chorar faz bem, e é certo", não poderia concordar mais. Eu choro demais, e normalmente não tenho motivo específico e nem procuro justificativa, só me faz bem mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Faz tempo que quero ler "MULHERERS QUE CORREM COM LOBOS", mas ainda não conhecia "A CIRANDA DAS MULHERES SABIAS". Os quotes mostram que são livros belíssimos!!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Confesso que nunca tinha ouvido falar nem da autora nem de seus trabalhos, mas AMEI as quotes que vc selecionou! Até anotei aqui para consultar depois, pois me interessou demais!
    Post lindo e muito inspirador! <3
    Bjocas,

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ResponderExcluir
  22. Oi,
    Não conhecia a autora ainda, mas adorei saber um pouco mais sobre ela, além disso, adorei os quotes que você selecionou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oie
    Muito legal saber um pouco mais sobre a autora, parece ser muito talentosa e com certeza betu a curiosidade para ler algo del,a depois desse post

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Adorei os quotes, são ótimos! Postagem bem legal, fiquei curiosa para conferir esses livros!

    ResponderExcluir
  25. Olá, não conhecia a autora e pelos quotes pude conhecer um pouco da beleza das suas obras, emocionante o post, bjs

    ResponderExcluir
  26. Eu não conhecia Clarissa, mas o pouco que li dos quotes dela já consegui me identificar bastante. Gostei muito de conhecer um pouco sobre a forma de pensar da autora.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Uau que intensos os quotes. Essa é uma autora que muito provavelmente eu me daria bem com ela.
    Minha parte favorita foi esse "Psique não se dá conta do profundo erro que comete quando tenta "ver" o verdadeiro Amor, em vez de "confiar" nele." É uma grande lição.

    ResponderExcluir
  28. Olá, não conhecia a autora, mas curti bastante os quotes que você selecionou.

    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Gostei bastante dos trechos selecionados e conhecer a autora através da sua postagem. Gostei muito do primeiro quote, acredito mesmo que chorar faça um bem tremendo, não melhora o problema, não traz solução, mas ajuda a alma a ficar mais leve.

    ResponderExcluir
  30. Oi,
    Não conhecia a autora e achei o post excelente para fazer um resgate muito importante.
    Beijos, André
    Garotos Perdidos || Participe do sorteio da série Stage Dive no IG do canal

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Deu para ver pelos quotes que a autora aborta temas bem profundos e que vai fazer o leitor, principalmente as mulheres refletir sobre suas vidas e atitudes. Gostei bastante e se puder vou ler os livros.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  32. Oie,tudo bem? Que post mais diferente, gostei bastante da estrutura dele. Não conhecia a autora, mas achei interessante os livros dela. Também acredito que os rebeldes têm sua razão de existir e se não fossem eles, não teríamos alcançado diversas coisas. Pessoas rebeldes possuem uma visão mais ampla sobre determinadas situações, concorda? Beijos, Érika ^.^

    ResponderExcluir
  33. Não conhecia a autora, mas amo quotes e você fez com que esse post ficasse incrível, com quotes ótimos e ainda uma indicação de autora. Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Se não me engano, a imagem não corresponde à foto da Clarissa P. Estés, mas à escritora Madeleine L’Engle.

    ResponderExcluir
  35. Se não me engano, a imagem divulgada na matéria não corresponde à Clarissa P. Estés, mas à outra escritora: Madeleine L’Engle.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr