Header Ads

Resenha – As Pernas De Úrsula E Outras Possibilidades


photo montage - by marcelo mattina



As Pernas De Úrsula E Outras Possibilidades, L&PM editora, 144 páginas, foi a primeira leitura que fiz da autora Claudia Tajes. A história gira em torno do personagem-narrador, Eduardo.

Eduardo tem características típicas de um homem machista, homofóbico, egoísta, imaturo, tolo, gordofóbico. Preconceituoso. Enfim, ele traz características que o transforma em um ser repugnante. Casado com Alice e pai do bebê L., ele está cansado de sua ‘rotina’ e resolve que precisa ter um relacionamento extraconjugal para melhorar seu casamento.

Nesse ínterim, ele vê as pernas de Úrsula em um restaurante qualquer da cidade e fica obcecado. Por meio de contatos, descobre quem é a mulher de pernas tão belas e vai à sua procura. Os dois, Úrsula e Eduardo, passam a viver uma relação amorosa, no entanto, Úrsula não sabe que ele é casado.

Enquanto isso, Alice cuida da criança sozinha, até porque, apesar de amar o filho, Eduardo sente ciúmes da criança. Enfim, não há surpresas, Alice descobre o caso de Eduardo, eles se separam, e uma nova vida se mostra cheia de possibilidades ao narrador.

O livro é curto e a leitura é rápida, porém, foi uma das piores leituras que já fiz. Não pelo personagem ter características tão desagradáveis, pois tinha tudo para ser boa, mas senti falta de algo mais substancial, profundo. O humor ficou perdido em algum lugar que passou despercebido por mim.

22 comentários:

  1. Esse título me lembrou o livro Uns Braços. Definitivamente esse livro não me chamaria a atenção pela capa nem título. Agora lendo sua resenha cheguei a conclusão que é o tipo de livro que não leria.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  2. Olá, ainda não conhecia esse livro. Infelizmente há pessoas como o Eduardo na vida real, uma pena para as Alices .Após seus comentários sobre a obra, não é uma leitura que eu me anime muito a fazer.

    ResponderExcluir
  3. hum, nao conhecia o livro e pela sua resenha percebi que nao eh um livro o qual eu me interessaria,,

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Que resenha maravilhosa adorei estar de parabéns,esse livro é bom demais,um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Lilian!
    Se olhasse só para a capa certamente nem pegaria pra folhear.
    Uma pena que a leitura não seja boa, se bem que os elementos do personagem principal não são diferentes de muitos homens na nossa sociedade atual né, mas valeu a pena por sua resenha bem clara e sucinta.
    Com certeza essa leitura não me agradaria!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Em momento algum eu pegaria esse livro para ler, infelizmente já dava para se perceber pela capa, é cada coisa que encontramos em nossas leituras nos dias de hoje, com preconceitos, coisa que lutamos tanto para acabar com isso, nossa, um porre isso :( Além do mais é um livro recheado de previsões, não teve em momento nenhum nenhuma surpresa. Adorei sua resenha, você sempre traz opiniões maravilhosas por aqui ;)

    Beijos,
    Lu | http://justificou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que pena que você não teve uma boa experiência com essa leitura. Eu ainda não conhecia e já no começo da resenha eu já não me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir
  8. Oi, não conhecia o livro e, pela sua resenha, senti falta da "moral" da história ou da substancialidade dela, como ocê bem aponta. Parece que a história acabou do nada e que falta algo. Me interessei pela história pensando que era algo mais, mas pela sua opinião... não sei se leria... Quer dizer, acho que não leria mesmo

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, não conhecia o livro, e ruim quando nós decepcionamos com o livro!
    deixarei a dica passar!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá! É uma pena quando uma leitura não nos agrada, não sentimos algo substancial, uma lição ao fim. Não conhecia e talvez não agrade também, então vou passar. ?Muito sincera sua resenha, bjooooo

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Eu não conhecia o livro, mas prezo por um enredo convincente e tema bem explorado, então essa é uma leitura que eu não faria, já que seu conteúdo ficou superficial.
    Até mais!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Nossa eu já perdi o interesse de ler o livro só pela capa, mas depois que vi a sua descrição do personagem quero mais é passar longe =/..

    ResponderExcluir
  13. Oi Liliam, sua linda tudo bem?
    Eu não gosto de histórias de traição e depois de você ter dito que foi a pior leitura que fez, tenho certeza de que não é para mim. Gostei muito da sua sinceridade como sempre.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá! Uma pena quando o livro não agrada. Não curti a premissa, se já me irrita essa situação na vida real, imagina na literária. Infelizmente tem muitos homens assim espalhados por esse mundo. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, já no começo da narrativa por causa do protagonista já não estava me empolgando com o livro e apos seu comentário final tenho certeza que esse não é um livro para mim. Apesar disso sua resenha ficou ótima =)

    ResponderExcluir
  16. É horrível não gostar de alguma leitura. A premissa me deixou irritada, já desistia aí haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  17. Oi! A descrição do personagem principal já me desaminou de cara, mas pelo fato da construção do texto não ser bem desenvolvida passo a dica dessa vez.

    ResponderExcluir
  18. Oie
    uau que enredo rico e critico, adorei, parece ser uma leitura muuito intensa, quero para ontem. parabéns pela resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Assim como você disse, eu acho que também não leria, pois este título já me deixou pra baixo, rsrs e não senti nem um pouco de vontade em lê-lo.

    ResponderExcluir
  20. Com um personagem tão irritante como esse, mesmo que você dissesse que a leitura era ótima, cinco estrelas, eu já não me interessaria. Mas de qualquer forma, adoro resenhas sinceras, por isso, agradeço!


    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  21. Adoro sua sinceridade, é tão direta que dói kkkkkk. Eu sinceramente não leria, não gosto de personagens assim, to de boas disso.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?
    Pelo que acompanho no seu blog, ficou bem perceptível que você não gostou do livro. Gosto das sua sinceridade nas resenhas.
    O livro não me chamou muita atenção para quer lê-lo.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr