Header Ads

Resenha – Leitura de texto, Leitura de mundo




Entender os meandros do processo de leitura bem como seu conceito, para além que mera decodificação, e sua importância, perpassa o âmbito acadêmico. Ou seja, significa dizer que, a compreensão crítica do ato de ler, tem uma dimensão social, todas as pessoas precisam apreende-la. Lajolo (1993) afirma: ‘Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler à medida que se vive’.  

Em Leitura do texto, leitura do mundo, de Domicio Proença Filho, Editora Rocco, a dimensão social e prática da leitura, literatura e a teoria literária, terá uma abordagem com linguagem fluída e equilibrada, sem os excessos de rebuscamento acadêmico ou limitado do senso comum.

“Viver é compartilhar discursos.”

Isso não significa que o autor não se valia dos dois pontos – acadêmico e senso comum – de modo a construir uma relação dialógica com o conhecimento, explicando, inclusive o processo de conhecimento mítico.

No decurso desse trabalho, evidenciaram-se, consensualmente, a partir de manifestações reiteradas, três constatações: a necessidade de uma visão integrada dos inúmeros conceitos relacionados com a escrita e a leitura; a estreita relação entre leitura, conhecimento e repertório cultural; a utilidade da adoção de uma orientação na prática de leitura.
 Em função desse constatar-se, nele são explicitadas conceituações e são apresentados roteiros agilizadores da leitura de textos literários e não literários. Sem preocupação com exaustividade. Mais como motivação para uma perspectiva mais abrangente.”

Dividido em dez capítulo, muito embora uma proposta ambiciosa para 265 páginas, o autor discursa com êxito do que poderíamos somar ao pensamento introdutório sobre Comunicação, Linguagem, Cultura, Texto, Discurso, Literatura, Estilo, Interpretação Textual, etc.


Tal êxito, portanto, acaba por não limitar a obra a determinado público alvo. Ela pode perfeitamente ser utilizada no espaço acadêmico, bem como uma família, com criança ou jovem em escola, tentando compreender, por exemplo, a relação da escola com a leitura, espaço cibernético e o mundo. Ou, talvez, servir de embasamento para um estudante de ensino médio que deseja romper com as informações roteirizadas impostas pelo currículo escolar. 

46 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Gostei muito da sua resenha, mas acredito ser uma leitura que eu venha realizar apenas no âmbito acadêmico e não entre minhas leituras mensais. Mesmo assim, parabéns pela resenha.

    Beijos,
    www.paginasincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian, acho legal que o livro possa ser usado não apenas pelo seu público alvo, mas também para algo mais acadêmico. Mas desta vez, não fiquei muito tentada a ler, pelo menos no momento.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Para nós estudantes e profissionais do texto, todo esse tipo de ajuda é super bem vinda. Adorei a indicação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Profissionais de texto e acadêmicos com certeza precisam ler a obra.
    Quando fiz faculdade li uma semelhante a essa e foi uma leitura que me trouxe muita coisa boa.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Olá adorei da resenha, estou cursando letras e creio que seja valioso dicas de leitura como está.

    ResponderExcluir
  6. A minha área de estudos não é literatura mas nunca se sabe se um dia não penso em me dedicar à escrita. Por enquanto só à leitura :)
    Obrigada por dar a conhecer este livro
    http://livrosepapel.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Nem conhecia essa obra e gostei bastante do conceito desse livro! Pelo que posso notar ele mostra diversas formas de leitura é isso mesmo? Atualmente estou escrevendo um livro que está sendo feito aos poucos "por que não me surge inspiração" e preciso de dicas para não escrever nada errado... Ótima postagem.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  8. Olá Lilian!
    Acho que hoje em dia estamos ficando tão defasados em algumas escolas que achei essa dica muito interessante.
    Os jovens tem passado mais tempo conectados isso é verdade, mas em compensação a grande maioria não sabe interpretar o que lê e nem sabe formular ou debater um conceito e/ou questionamento.
    A leitura diverge bastante do que estou acostumada a ler atualmente, mas certamente daria uma oportunidade se pegasse essa obra em mãos.
    Beijos!

    Camila de Moraea.

    ResponderExcluir
  9. Me interessei muito, eu terminei as aulas do primeiro período da faculdade e estou buscando livros que possam me ajudar a me aprofundar em certos assuntos. Embora esse livro não seja o que eu estava procurando, certamente me será útil.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Se tivesse conhecido esse livro antes de fazer meu relatório da faculdade ele iria ser muito útil pra mim (hehe)
    Concordo plenamente com o pensamento da Lajolo de que aprendemos na vivência. Sou totalmente a favor da prática de ler muitos textos, de diferentes gêneros com intuito de melhorar a escrita, pois só focar nas regras gramaticais acaba ficando maçante e desinteressante. É por isso que vemos muita dificuldade das pessoas em escrever.
    Fora que a bagagem cultura que adquirimos enriquece muito mais nossas composições textuais.
    É uma ótima obra!

    ResponderExcluir
  11. O assunto dessa obra é muito interessante, gostaria de ler sobre a leitura dessa maneira.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante. Dica anotada com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. OIe,
    Achei legal a proposta do livro não ter como público alvo os estudantes da língua (letras e afins) em específico. Mesmo assim acho que a leitura não faz muito o meu estilo, por isso vou deixar a dica passar.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    Gostei de saber que o livro não tem um público em específico, como estudantes da língua e da escrita. Não leria o livro pois o gênero não me agrada, mesmo assim é um livro legal pra consultar em caso de alguma necessidade.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  15. Oii
    Achei bem interessante esse post, e gostei da dica que irei levar comigo, irei claro anota-la, deve ser muito útil para quem faz faculdade, Gostei demais da dica
    Sua resenha está ótima
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  16. Aprender a ler é como aprender a ser espectador, testemunha ocular. Eu mesmo fiquei muito interessado no livro e já fiz uma postagem sobre ele num fórum de um curso de atores que tenho. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha demais! Curso letras e ainda não li esse livro porém me interessei muito, um tema incrível! Arrasou demais! Parabéns. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  18. Oi! Mês passado li um livro que falava sobre a escrita, no entanto ele era mais para jornalistas. Saber que esse não é especifico e que pode ser utilizado por qualquer pessoa, me animou bastante, pois estou sempre a procura de dicas e formas de escrever melhor.

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa muito interessante, ainda mais por ser um livro que não se limita a um público só. A princípio, achei que se trataria de um livro voltado para um público mais acadêmico, mas gostei de ver na sua resenha que ele não é excessivamente teórico e tem uma linguagem fluida.
    Não é uma leitura que eu pretenda fazer agora, mas com certeza vou deixar a dica anotada para um outro momento.
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá, me parece uma obra mais para quem busca aprender em relação a teorias da leitura, o que não é muito minha praia...

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Como estudante de Letras, já tivemos algumas discussões sobre isso e achei o livro bem legal. assim como dizia Paulo Freire "A leitura de mundo precede a leitura da palavra", mas ambas se completa e isso é fantástico! Vou anotar e procura-lo assim que der! Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá, parece ser um livro bem interessante, principalmente para quem escreve, vou deixar essa dica anotada. Gostei muito de sua resenha, pois mostra que o conteúdo é bem acessível para leigos no assunto. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá, achei a leitura muito diática, o que não é algo que estou querendo fazer no momento, já me basta as leituras da faculdade eheh. Mas gostei de conhecer a obra. Bjs

    ResponderExcluir
  24. OI!!

    O livro é bem interessante, todavia não consigo deixar de pensar que ele não se adapta a qualquer ambiente, mesmo você ressaltando o contrário. Parece voltado mais para o educador ou mesmo para quem quer incentivar a leitura. Enfim, leria, mas não sei se indicaria para pessoas que não são leitores. Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oiiie!

    Parece um livro bem interessante para conhecermos um pouco mais sobre o assunto. Mesmo não estando no ramo acadêmico, pode ser, como você disse, lido por outras pessoas. Basta curiosidade hahah

    Dica anotada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem? Confesso que não é um tipo de leitura que me agrade muito, mesmo ele sendo mais amplo que motivos acadêmicos. É um assunto interessante, mas que ainda não me foi despertado. Com certeza irá agradar o público alvo.
    Beijos
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Lilian. Eu não conhecia esse livro mas achei interessante os temas abordados e seus pontos elaborados na resenha. Muito interessante. Parabéns pela resenha. Sempre muito bem feita.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  28. Olaaa
    Não conhecia a obra porem bem interessante os temas abordados, acho que para todos deveria ser uma leitura valida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá! Ainda não conhecia esse livro mas parece ser interessante. Ótima temática.
    Vou anotar e espero estar lendo assim que tiver oportunidade, bjo

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    Desconhecia a obra, mas achei muito interessante a forma como ela aborda o tema do processo de leitura e como ele é desenvolvido tanto para ser utilizado no meio acadêmico quanto em escolas e até mesmo em casa. Ter uma obra desse porte e acessível a vários públicos com certeza tem sua importância.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas parece uma ótima leitura.
    Dica anotada, um beijo.

    ResponderExcluir
  32. Parece o tipo de livro que alguém com minha formação precisa ler pra aumentar o arcabouço argumentativo xD suas resenhas são sempre ótimas e mostram realmente do que a obra fala. Parabéns!

    ResponderExcluir
  33. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas ele me deixou bem intrigada pois é bem diferente das leituras que estou acostumada. Com certeza é uma leitura que eu quero fazer mais para a frente.

    ResponderExcluir
  34. Oi Lilian.

    O livro que você resenha parece ser muito bom para uso acadêmico abordando prática da leitura e a teoria literária. Acho que seria muito bom adicionar para estudantes do ensino médio.Eu tenho dois filhos no ensino médio e vou oferecer para eles esse livro. Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, muito bom para quem vai fazer ENEM. Mas, se o adolescente não estiver adaptado a leitura, é importante uma boa mediação

      Excluir
  35. OOi Lilian!
    Confesso que de início pensei que o público do livro fosse limitado (estudantes/professores), mas mais para frente na leitura da resenha percebi que não, e depois, você inclusive provou que era algo aberto, e que pode ser lido por qualquer um. haha Achei bem interessante a obra, dica anotada!

    ResponderExcluir
  36. Oie tudo bom? Adorei a resenha, mas confesso que dificilmente escolheria o livro pra ler assim por espontaneidade. Apesar de poder ser lido por qualquer um, me parece um tanto didático... Não me atrai.

    ResponderExcluir
  37. Olá Lilian, tudo bem?

    O livro parece ser muito interessante, fiquei intrigado, eu particularmente não conhecia e curti. Dica anotada, vou tentar ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Oie
    uau que bela dica, muito legal. Ta ai uma leitura que preciso para ontem para melhorar minha escrita e minha linguagem, adorei a dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Oie amore,

    Simplesmente adorei essa resenha... adoro tudo que envolva livros e leitura, afinal, sou bibliotecária, então não poderia ser diferente né!
    Anotei a dica por aqui!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  40. Eu quis muito ler esse livro por conhecimento próprio. Não é uma leitura que eu costumo ler, principalmente quando eu ando muito envolvida com romances de época e livros de fantasia, mas eu tenho meus desejos de começar meu próprio livro um dia e acho que esse livro em particular é uma leitura que faria a diferença no meu processo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Olá Lilian!
    Quero muito fazer faculdade de Letras e aprender mais sobre o mundo da leitura. Adorei a sua indicação e vai me ajudar muito para a área que pretendo seguir.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  42. Olá!
    Eu não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa.
    Ando mais interessada ainda por livros que tratam de leitura e parte acadêmica.

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr