Header Ads

Resenha – ‘Heroína dos Dois Mundos’




Anita – Um romance sobre a coragem, de Thales Guaracy, Grupo Editorial Record, traz um recorte da história do país de grandes conflitos políticos, em que uma mulher materializa seu desejo por liberdade. Se hoje isso já causa forte impacto, imagine no século XIX, em plena guerra.

“(...) aquele desejo de atravessar muralhas, saber o não sabido, vencer o invencível, chegar ao extremo e sentir o extremo de tudo.

A história é narrada pela admiração de Giuseppe Garibaldi, Anita casa-se para livrar a família da total miséria e desgraça da guerra. Seu pai, morto, deixou viúva e muitos filhos e a única alternativa, seria casar a filha de quatorze anos, Anita, com Manuel dos Cachorros; e da forma mais cruel e violenta, ela tem sua noite de núpcias.

A alma é livre; essa não se toma, é preciso conquistar.”

Apesar da aspereza que a assola, Anita não desiste de ser livre e ir para guerra, espera por dois anos, até que conhece Giuseppe Garibaldi e finalmente participa da Guerra dos Farrapos. Seu marido, Manuel dos Cachorros, é levado pelas tropas portuguesas e depois morre.

(...) a aflição na expressão do marido, que sabia ser corajoso diante das mulheres, mas agora perdia o prumo à frente de soldados, a fez desprezá-lo ainda mais; se fosse menos estúpido e tivesse ouvido antes, poderia estar longe dali.”

Giuseppe e Anita se casam, mas, apesar de seu grande amor por esse homem, é à liberdade que ela é fiel. Nem filhos, nem casamento, nem os horrores da guerra, nada seria capaz de silenciar aquela que recebeu o título de "Heroína dos Dois Mundos" por ter lutados no Brasil e na Itália em batalhas.


A forma como Giuseppe descreve a Guerreira Brasileira é a típica dos saudosos apaixonados, isso traz um tom épico, poético no entorno da imagem da amada. Porém, perpassa a visão romantizada, um país só é livre e democrático quando conhece e entende suas memórias, conhecer a história de Anita, é conhecer a memória das mulheres que lutaram por este país. Ler Anita – Um romance sobre a coragem é resgatar memórias

15 comentários:

  1. Olá!
    Eu assisti a série " A casa das sete mulheres" que contava a história da Revolução Farroupilha e o romance de Anita e Giuseppe, porém, desconhecia essa obra e com certeza será minha próxima leitura!
    POXA! Amei o post e vou divulgar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu já conhecia o livro mas ainda não o li, gostei de ver a sua opinião sobre a leitura e acho que é uma obra que não importa quanto tempo se passe, sempre será uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oii Lilian, eu estou encantada pela edição e a história, eu imagino o caos que naquela época deve ter se tornado, afinal qualquer coisa atualmente a mulher já sofre, a obra parece que traz grandes reviravoltas e com toda certeza adoraria ler e conhecer Anita.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá adorei sua resenha, o livro tem uma proposta diferente de romance com fatos históricos, adorei a dica, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, sabia deste livro e estou bastante curiosa sobre, pois adoro livros que abordam política e história. E o bônus que a capa é uma lindeza.

    Beijos

    Bela Quimera

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Esse livro está há um tempo na minha lista. Adoro histórias que são ambientadas em outros séculos e o fato do livro falar sobre Anitta, uma mulher que não quer nada além de liberdade.
    Não vejo a hora de ler essa obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Acho que esse livro deve ser muito bom de ler, Anita é uma dessas personagens históricas que sempre me atrairam...
    beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bem?

    Eu já tinha visto essa capa por aí mas, não fazia ideia de que se tratava desse tipo de história.

    Fiquei maravilhada e sem dúvida, vai para a minha lista de "quero ler".

    Obrigada pela indicação! 💚

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  9. Oie
    muito legal sua dica de leitura, como sempre, são leituras e personagens fortes que chamam a minha atenção

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que forte esse livro, hein?! Já li algumas coisas a respeito dela, então já conhecia o rumo dos acontecimentos antes de ler sua resenha haha mas a narração do ponto de vista do Giuseppe parece ser o diferencial nesse livro. Espero poder lÊ-lo em breve :)

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Vi esse livro hoje na livraria cultura, mas nem imaginei que se tratava de uma história tão forte e tão real, adorei saber mais sobre ele!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lilian, não li este livro, mas uma vez fiz uma pesquisa particular sobre a Anita e fiquei além de.encantada muito admirada pela força e coragem desta mulher. Gostaria de ler este livro, por isso, vou anotar sua dica.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Gostei da sua resenha e fiquei com muita vontade de ler Anita.
    Dica devidamente anotada.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Já me deparei com o livro, mas não sei dizer por que não me chama a atenção. Apesar, é claro, de a sinopse não ser tão simples ou comum. Seu post ficou muito bom, continue assim. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Estou para ler o livro desde o lançamento, e vendo só elogios para ele, me sinto cada vez mais curiosa. Gosto desse toque feminista e espero também me apaixonar. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr