Header Ads

Resenha - Geografia dos Mitos Brasileiros



Nosso país é um vasto campo cultural decorrente da mistura de etnias que ocorreram aqui desde os tempos do 'descobrimento' pelos portugueses. Ao longo de mais de quinhentos anos, o imaginário popular indígena mesclou-se ao do negro escravizado que veio da longínqua terra africana, e agregou aos saberes/dizeres antigos a cultura europeia, não só a portuguesa, mas também da Holanda, França, Espanha e afins...

Na obra Geografia dos Mitos Brasileiros, escrita pelo historiador, antropólogo e advogado Luís da Câmara Cascudo e publicada pela Global Editora, somos apresentados a uma verdadeira enciclopédia folclorista das lendas que percorrem os séculos e mesmo na contemporaneidade, não se perderam do imaginário popular por completo... A tarefa de Cascudo foi justamente compilar toda informação que obteve através de vasta pesquisa, percorrendo o Brasil de norte a sul a fim de relatar as histórias que ouviu...

Cascudo cita obras e autores ao longo do livro, fazendo comparações e analogias, identificando seres místicos que possuem nomes diferentes, mas igual semelhança na aparência. Mapeia em cada estado brasileiro os costumes, mitos e origem de suas heranças culturais. Faz ainda uma subdivisão dos mitos indígenas e europeus. As passagens do livro têm gosto de erudito e popular. De lobisomens a curupiras, Iaras e Saci-pererês, o leitor faz uma interessante viagem rumo aos confins do país descobrindo estórias que povoaram as rodas em noite de lua de nossa infância no interior.

"Como, preparando minha "Etnografia Tradicional do Brasil", ia sendo compelido a cruzar com todos esses bichos e seres espantosos, senti-me na disposição de prendê-los num campo, bem pobre e curto, mas enfim um campinho onde poderão ser vistos em maior numero que no meio das matas, dos capoeirões e das várzeas brasileiras, dos rios, dos ares e das montanhas da Pátria.Era uma tarefa difícil, áspera e longa, mas devia hacerla, mal, pero hacerla..."(Natal, XII, 1940. Luís da Câmara Cascudo.)


Em suma, Geografia dos mitos brasileiros é uma obra rica em informação, com uma escrita fluída e informativa que não entedia o leitor. É uma verdadeira homenagem à cultura nacional e suas raízes. Indispensável de se ter no acervo...



32 comentários:

  1. Olá...que obra interessante.
    Acho incrível como nosso país é rico em cultura e crenças, pena que poucas pessoas valorizam.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Dá pra perceber que o tópico que ele escolheu para pesquisar é bem cheio e rico de informações mesmo, às vezes sinto falta de saber das histórias e ditos populares daquela época e esse parece ser o livro perfeito para nós que queremos saber mais sobre o passado que permeia os tempos de hoje.

    xoxo <3

    ResponderExcluir
  3. A obra parece ser realmente muito rica e interessante. O cuidado do autor em cria-la é perceptível em suas palavras e com certeza é uma obra que merece estar em qlqr estante. Dica anotada.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. olá!
    Parece ser um livro muito bom e que trás muitas informações importantes para nosso conhecimento. Amei a sua resenha, você escreve muito bem.

    Beijinhos,
    http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Valéria, que resenha impecável! Se fosse minha aluna tirava 10 =D
    Adorei conhecer um pouco dessa obra que não tinha lido nada a respeito até agora, mas que é, com certeza, super importante para a nossa identidade nacional! Com certeza, vou guardar esse título!
    Obrigada pela dica =)

    ResponderExcluir
  6. Ooi
    Parece ser um livro bemmm rico em detalhes, cultura, informação... Sem dúvidas, a bem feita pesquisa do autor valeu a pena!
    O livro sai um pouco da minha zona de conforto, ainda assim, dica anotada!

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei muito de conhecer esse livro. Já o coloquei na minha lista de desejados, pois a temática dos mitos brasileiros super me interessa.

    ResponderExcluir
  8. Nosso país é uma mistura de tudo e todos, sem dúvidas.
    Gosto muito do nosso folclore e soou muito curiosa em relação é lendas e mitos. Uma leitura realmente rica pelo que pude notar na resenha. Espero ter a oportunidade de fazer está leitura.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Com certeza quero ler e ter esse livro na minha humilde biblioteca. Adoro história e se o autor tem uma narrativa cativante melhor ainda, será mto proveitoso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Um livro bem diferente do que vemos por aí na blogosfera. Gostei da sua iniciativa por trazer livros assim para seu blog. É uma ótima oportunidade para conhecermos um pouco mais sobre nossos próprios costumes. Muito bom!
    Bjos
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Eu não conhecia a obra, mas fiquei muito interessada.
    Gosto muito de mitos, mas não conheço muito os brasileiros, e, pensando bem isso é um tanto vergonhoso.
    Adorei a dica e pretendo adquirir o livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Não conhecia a obra, mas fiquei bem curiosa para ler. Pelo tema achei que seria um livro chato, mas que bom que não é... Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  13. Lembrei da época em que eu lecionava e pensei que essa obra deve estar no acervo das escolas, também!! Vou indicar para as amigas que continuam na ativa! Os alunos precisam conhecer essa enciclopédia folclorista!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Quanta cultura em um livro só Maria, fiquei fascinada pela capacidade que tu tens de trazer cada resenha para nós, é de deixar qualquer leitor afoito e curioso, dica anotada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Que livro rico em conhecimento. Adoro esse tipo de leitura, apesar de estar lendo bem pouco no momento, essa obra me chamou bastante atenção.
    Espero conseguir ler em algum momento.
    Adorei poder conhecer mais através das suas considerações.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu acho que seria uma livro que eu leria se gostasse de história no colégio e isso não é algo eu faria agora, mas gostei da dica

    ResponderExcluir
  17. Ola,
    Parece ser um livro cheio de conhecimento realmente. Infelizmente, no momento estou com vários livros aqui em casa então deixarei passar a dica, mas parabéns pela resenha.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, realmente parece ser uma obra muito rica em informações. Não é algo que eu esteja acostumada a ler, mas fiquei interessada no livro.

    ResponderExcluir
  19. Oi maria, não tinha visto o livro ainda, mas realmente deve ter um conteúdo incrível para ler e conhecer. Uma ótima dica de leitura, sem dúvida.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  20. Oi Maria.
    Dá para perceber que o livro é riquíssimo em História do Brasil, uma vez que somos essa mistura de culturas.
    Tenho muito interesse no assunto e o nome da obra já está anotado!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Adoro as historias dos seres do nosso folclore. lobisomens, curupiras, Iaras, Saci, mula sem cabeça, etc.
    Por isso amo o livro da Renata ventura, (Sim, sei que não tem nada a ver com o livro citado) Não podia deixar de citar este livro que me encantou. Fiquei interessada em conhecer esta obra. Valeu pela dica
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  22. Oi, Maria
    Adorei sua dica. Gosto muito desses livros informativos e que trazem conhecimento sobre uma cultura. E essa obra parece ser ainda mais especial por ser sobre a cultura de nosso país. Adorei, e gostaria de ler sim.

    ResponderExcluir
  23. Sou apaixonada por mitologia e lendas, indiferente do lugar, mas quando se trata do nosso Brasil não tem como não sentir uma emoção maior. São histórias típicas daqui, fazem parte de nós, da nossa cultura, então quando vejo obras assim sempre quero saber mais, conhecer mais. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Maria Valéria! Que bom conhecer este livro! Melhor ainda por imaginar a riqueza de seu conteúdo, da pesquisa, quando trata de temas tão próximos e, ao mesmo tempo, pouco disseminados. Parabéns pela leitura!

    BJs,
    Yohana.

    ResponderExcluir
  25. Oi Valéria.

    O livro parece ser realmente rico em informações e bem interessante. Fico imaginando o cuidado que o autor teve para juntar todos os detalhes folcloristas das lendas. A sua resenha deixou uma vontade de conferir melhor. Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Confesso que não sou muito chegada à história, mas fiquei extremamente intrigada para conhecer um pouco mais dos resultados gerados por essa mistura de etnias e crenças nos mitos que surgiram.
    Não conhecia a obra, mas já entrou para a lista de desejados.

    ResponderExcluir
  27. Não é bem o tipo de leitura que eu costumo escolher, mas achei uma indicação muito válida agora que eu estou procurando outras leituras.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Valéria, adoro lendas pelo fato delas ensinarem muito, não conhecia este livro e fiquei mega curiosa para lê-lo.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  29. A ideia da obra é mesmo muito boa, muito interessante. Mas o livro tem uma pegada mais didática, parece. E, comigo, é isso que trava. Nosso Brasil tem um folclore tão rico, por que é tão difícil obras de ficção e/ou romances sobre nas prateleiras? Gostei da dica é vou buscar mais desse gênero. Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  30. Gostei bastante da ideia que a autora teve pata trazer como tema no livro. Livros com temáticas culturais, ainda mais a nossa, que é tão rica, é realmente um presente. Adorei conferir mais sobre a obra e saber o que posso esperar dela.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem? Sendo sempre suspeita em conhecer cada cultura, cada mitologia, cada fábula do nosso Brasil, com certeza me interessei por esta obra. Não a conhecia confesso, até porque naturalmente a capa não me chamaria a atenção, porém lendo sua resenha me vi interessada. Gostei e com certeza dica anotada. Riqueza de informações me palavras!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Tenho que fazer uma resenha critica, alguem tem uma dicq?

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr