Header Ads

Resenha - Eu queria crescer para passarinho / Manoel de Barros




Livro sobre Nada, de Manoel de Barros, Editora Record, é a poesia de brincar de nada, cabular o tempo e as palavras e transformar tudo em efêmero, bola de gude, brincadeira de moleque.

Meu irmão veio correndo mostrar um brinquedo que inventara com as palavras. Era assim:

Besouros não trepam no abstrato.

 

 

Eu queria crescer para passarinho.

 

O verbo para o nada, não tem obrigação, é livre por natureza e essência, apenas cria e recria conforme o sinal dos ventos. O nada não é inútil, mas aquilo revela fluidez, sem padrões, caixas ou mesmo método, mas se embrenha no ritmo da natureza. Há, contudo, uma medida para o indizível que se entrelaça no ser livre.

 

A voz do meu avô arfa. Estava com um livro debaixo dos olhos. Vô! o livro está de cabeça para baixo. Estou deslendo.

 

Às vezes, é preciso desler a vida, os livros, o tempo, as ideias, as relações e “(...) fala com pedra, fala com nada, fala com árvore (...)”. Dividido em quatro partes, Livro sobre Nada versa sobre o simples, o belo, o livre, a natureza, o vazio que dá espaço ao novo, à criação e o silêncio que dialoga.


5 comentários:

  1. Isso que voê falou sobre desler a vida foi muito forte!
    Eu nunca tinha pensado em pensar o Nada, mas agora com esse post eu tô realemnte tentada a ler essas poesias, parecem ter uma carga enorme!
    Sem contar que o nome por si só é extremamente emblemático né, adorei. Já coloquei na minha wishlist!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Nunca tinha me passado pela cabeça ir além dos poemas mais atuais, a nova dinâmica me agrada bastante, mas lendo sua resenha percebi que ainda existe tanta coisa para conhecer, tanto que eu ainda posso enxergar e aprender. Agradeço muito sua dica, pode ter certeza que ela será bem usada.

    Beijos
    https://leitura-terapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia o livro, ainda não li um livro do autor, mas já vi alguns textos dele aqui e ali e gostei bastante dos que li. Adorei a indicação

    ResponderExcluir
  4. Oi Lilian, tudo bem?
    Eu já li a Poesia Completa do Manoel de Barros e olha, eu me apaixonei total por esse poeta! Não passei na prova do Mestrado, mas essa leitura valeu a pena em um nível que não posso contar! Aprendi MUITO.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr