Header Ads

Projeto Primeiros Passos

 


Em parceria com o blog Na Literatura Selvagem, lançamos o Projeto Primeiros Passos, que consiste em ler ao longo de 2021, obras que fazem parte da Coleção Primeiros Passos e resenhar seis títulos aqui no blog. Serão 12 títulos diferentes e quem quiser conhecer todos, é só ficar de olho nas postagens bimestrais que sairão nos meses seguintes.

Os títulos que escolhi para discorrer a respeito são:

 

O que é Realidade?, de João Francisco Duarte

O que é Religião?, de Rubem Alves

O que é Mito?, de Everardo Rocha

O que é Ética?, de Álvaro Valls

O que é Ideologia?, de Marilena Chaui

O que é Existencialismo?, de João da Penha.

 

A Coleção Primeiros Passos trata-se de uma série de títulos de bolso publicados pela Editora Brasiliense na década de 1970, que possuem um vocabulário simples e de fácil entendimento, funcionando como uma espécie de introdução a assuntos específicos, que vão da Filosofia à Linguística e Temas Sociais. A Coleção tem dezenas de títulos. Posteriormente, com o sucesso de vendas a editora lançou a Coleção Tudo é História, voltada para temas a respeito do Brasil e da História Geral.

Para acompanhar as postagens nas redes sociais, use a #ProjetolendoPrimeirosPassos

Caso queira ler conosco, marque a # em suas postagens que nós teremos o maior prazer em interagir com vocês.


Espero que apreciem o Projeto. Até o próximo post.



24 comentários:

  1. Oi!!

    Ai que projeto bacana! Eu não conhecia a coleção e tô indo agora pesquisar! Já quero saber sua opinião sobre o de Existencialismo e Religião, eu adoro esses temas. Espero que seja um projeto incrivel!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian.

    Sempre é bom criar projetos. Estou precisando retomar pelo dois que acabei deixando de lado. Gosto de conhecer projetos novos porque sempre traz novidades. Desejo sucesso e vou acompanhar aqui no seu blog as resenhas.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, crianças. Muito legal o projeto, os dois blogs estão de parabéns. Acompanharei, com certeza. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lilian, sua linda, tudo bem?
    Achei o projeto de vocês bem diferente do que encontro nos outros blogs e canais literários. Gosto muito de discussão de temas e estou bem curiosa para ver qual será a abordagem desses livros. Parabéns pelo projeto e desejo sucesso!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que projeto bacana, será um sucesso. Boa sorte e aguardo mais novidades!!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal esse projeto , adorei os temas que você escolheu e fiquei ainda mais interessada por saber que os textos tem uma linguagem acessível, pois realmente se tratam de temas profundos e muitas vezes complicados de se entender em uma linguagem mais acadêmica , fiquei muito feliz por estar fazendo parceria com o Na Literatura Selvagem , um blog que gosto muito também!

    ResponderExcluir
  7. Ah, que projeto maneiro! Boa sorte pra você e pra Val. Que corra tudo certinho e que vocês (e nós), aproveitemos bastante!!!

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Ah, que iniciativa mais legal. Amo projetos literários ainda mais quando podemos ter essa troca. Não conhecia o livro mas os capítulos que você escolheu me chamaram atenção. Cursei um ano de faculdade de filosofia e sempre que tenho oportunidade gosto de conversar sobre. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Eu achei incrível essa proposta do projeto! Além dos títulos selecionados para abordar os assuntos relevantes em pauta. Já fico no aguardo dos próximos posts sobre.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Que iniciativa bacana, adorei saber sobre o projeto e título que o compõem, espero que seja um ano abençoado de leituras para vocês!

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Mais um projeto! Não conhecia a série publicado, apesar de reconhecer alguns autores, e achei interessante um tema que abre para muita discussão nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Amei a ideia do projeto. Eu já tinha ouvido falar dessa coleção, mas não sabia muito sobre os livros e não tive a oportunidade de ler nenhum ainda. Mas vou acompanhar os posts e espero que sejam ótimas leituras para vocês.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie,Lilian!
    Ótimo projeto, gostei muito das suas escolhas (a partir dos títulos que indicou). Gosto muito das indicações que vc e a Val fazem, então estarei aqui (e lá) de olho!

    Bjos

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr