Header Ads

Projeto de Leitura Coletiva Feminista

 



Idealizado em 2019 pelos blogs Barda Literária da Leticia Rodrigues e o Poesia na Alma da autora Lilian Farias, o Projeto de Leitura Coletiva Feminista busca trazer opinião e divulgação de obras de cunho feminista com conteúdo sobre esse movimento que está tão em voga nos dias de hoje, mas ainda permanece sendo uma incógnita para alguns leitores.

 

Neste ano de 2021, daremos continuidade ao projeto, dessa vez contando com dois blogs que serão co-criadores, o Blog De Cara nas Letras, do Pedro Silva e o Na Literatura Selvagem, da Maria Valéria, trazendo ainda mais diversidade.

 

O Projeto consiste em uma Leitura Coletiva entre os blogs e de convite aberto aos leitores, com debates que ocorrerão nas redes sociais, compartilhamento de opinião durante a leitura e ao final resenha nos blogs participantes e um bate-papo online. O objetivo do projeto é tornar a leitura de livros feministas acessível a todos os públicos e com diversidade.

 


Nessa nova fase do Projeto teremos por mês uma leitura de alguma obra de cunho feminista, e as obras escolhidas foram:

 

1. Sobre-viventes, de Cidinha da Silva;

2. Complexo de Cinderela, de Colette Dowling;

3. Gênero, patriarcado, violência, de Heleieth Saffioti;

4. Objeto Sexual por, Jessica Valenti;

5. Persepolis, por Marjane Satrapi;

6. Garotas Mortas, de Selva Almada.

 

Você conhece obras feministas? Conhece o movimento e seus objetivos? Já teve acesso a obras que falassem sobre o tema? Conversa com a gente e fale um pouco de sua experiência. E se tem desejo de participar do projeto, entre em contato.

#projetoleiturafeminista


7 comentários:

  1. Oi Lilian.

    O projeto parece ser maravilhoso. Se eu tivesse os livros, com certeza eu iria participar, pois vou ser bem sincera, eu sei muito pouco sobre obras feministas. Mas vou acompanhar pelo seu blog para ficar sabendo mais sobre o projeto. Desejo muito sucesso.

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian!

    Desde que me entendi como lésbica eu procurei estudar sobre lesbo-feminismo e é sempre uma descoberta nova, sobre como somos atravessadas diariamente por questões que as vezes nem sabiamos que existiam. Adorei a proposta do projeto de vocês e espero que as leituras sejam incriveis!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lilian, sua linda, tudo bem?
    Tinha que ser você mesma, para criar um projeto importante como esse. E super atual. Eu parei para pensar e percebi que nunca li um obra com esse tema. Por isso já quero ler as resenhas de vocês. Torcendo pelo sucesso das leituras coletivas.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Que projeto maravilhoso! Adorei a ideia e anotei os livros que eu ainda não conhecia para ler também. Desses que vocês escolheram, li Persépolis e, apesar de não gostar de HQs, achei uma leitura muito boa pelos temas que são abordados. Espero que ele e todos os outros escolhidos sejam ótimas leituras para vocês.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. tão feliz que nosso projeto saiu e está indo bem.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lilian tudo bem?
    Conheço algumas obras sim mas confesso que li poucas sobre o assunto e preciso ler mais, pincipalmente Persepolis que esta na minha lista há um bom tempo. Achei incrível a ideia do projeto e tenho certeza que vocês farão ótimas leituras!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu amei muito o primeiro encontro, gostei de conhecer um livro que é bem diferente do que costumo ler. Que venham mais encontros e ótimos leituras!

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr