Header Ads

Resenha - Espera a primavera, Bandini.



Que tipo de efeito podemos esperar de John Fante? No livro Espera a primavera, Bandini, Grupo Editorial Record, 204 páginas, o autor anuncia o caos invernal. O inverno, capaz de congelar o próprio espírito, carrega, em sua brancura da neve, a aspereza e desesperança humana.

Svevo Bandini Ă© um homem de estações que no inverno se traveste de niilista, casado com Maria, mulher apaixonada, e pai de Arturo (Alter ego de Fante), Frederico (filho mais novo) e August (queria ser padre).  Para Arturo Bandini a primavera Ă© a Ăşnica opção de dias melhores.  Jovem que nĂŁo suporta sua condição pobre, filho de imigrantes italianos e marginalizado. A misĂ©ria de sua famĂ­lia Ă© o palco da misĂ©ria humana onde dança a neve.

“Seu nome era Arturo, mas ele o detestava e queria se chamar John. Seu sobrenome era Bandini, mas queria que fosse Jones. A mĂŁe e o pai eram italianos, mas ele queria ser americano. O pai era pedreiro, mas ele queria ser um lançador dos Chicago Cubs. Morava em Rockling, Colorado, população: 10 mil, mas ele queria morar em Denver, a 50 quilĂ´metros dali. Seu rosto era sardento, mas ele queria que fosse limpo. Frequentava uma escola catĂłlica, mas queria ir para a escola pĂşblica. Tinha uma namorada chamada Rosa, mas ela o detestava. Era coroinha, mas era um demĂ´nio e detestava coroinhas. Queria ser um bom menino, mas tinha medo de ser um bom menino porque receava que seus amigos o chamassem de bom menino. Era Arturo e adorava o pai, mas vivia no temor do dia em que cresceria e seria capaz de bater nele. Venerava o pai, mas achava que a mĂŁe era fraca e tola.”


Um dia, a mĂŁe de Maria, Donna, resolve visitar a filha, a mulher já Ă© conhecida por sua aspereza e Ăłdio contra Svevo, que retribuĂ­a de bom grado o Ăłdio; e para nĂŁo encontra-la, sai de casa e desaparece por dez dias, atĂ© que sua famĂ­lia descobre que ele está com uma viĂşva rica. Arturo, que vive uma relação de amor e Ăłdio com a famĂ­lia, logo capta a tristeza da mĂŁe, sempre tĂŁo devota e incondicionalmente apaixonada pelo pai, entĂŁo, resolve carregar o Ă´nus de devolver a felicidade de sua mĂŁe, que certamente, mora na primavera.  


Sarcasmo, humor e desventura darĂŁo ritmo a leitura do primeiro livro de Fante, publicado inicialmente em 1938. Fante declarou que depois de escrever, nunca mais leu a obra, que se tornou um clássico. Charles Bukowski, que idolatrava o autor, resume sua obra da seguinte forma: ‘‘Aqui, finalmente, estava um homem que nĂŁo tinha medo da emoção. O humor e a dor entrelaçados a uma soberba simplicidade. O começo daquele livro foi um milagre arrebatador e enorme para mim.’’

Por Lilian Farias

8 comentários:

  1. Oi! Tudo bem?

    Acho os livros resenhados nesse blog muito interessantes! Fogem do padrão que estou acostumada. Esse parece-me um livro muito bom e instigante. Darei uma chance a ele, principalmente pela citação de Bukowski sobre ele. Além disso, adorei saber que o autor nunca mais leu a obra após terminar de escrevê-la.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  2. NĂŁo conhecia o livro, mas pela resenha nĂŁo Ă© um que me agrada. Parece bem paradĂŁo. NĂŁo sei. rsrs

    Beijos, Thay Rocha
    www.leitoranamoda.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lilian! Apesar de não ter familiaridade com os clássicos, sempre admirei seu gosto literário, que trazem ao seu blog resenhas maravilhosas como esta *-* Confesso que não conhecia a obra, mas fiquei muito interessada pelo enredo, pois sua resenha deixou todo um mistério ao redor dos acontecimentos que fiquei muito curiosa para saber o que acontecerá com os personagens. Com certeza é uma obra que lerei quando tiver a chance. Adorei a indicação!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  4. NĂŁo conhecia nada desse livro e muito obrigado pela Ăłtima resenha!
    A Trama parece ser bem envolvente e usa de elementos que certamente prende o leitor.Quero!
    Adorei.
    Beijo!

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Confesso que nĂŁo conhecia a obra, gostei da premissa, a trama parece envolver o leitor e utiliza de diversos elementos interessantes. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olha, o quote até que me atraiu, mas não tenho certeza do que esperar desse livro, não fiquei com vontade de ler, isso de desesperança humana não é algo que costuma me atrair em uma narrativa. Não tenho a menor ideia de quem é Fante, mas vou pesquisar, estou fraca de clássicos. :/

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Eu não conhecia o livro, mas pelo que você escreveu na resenha parece ser uma obra instigante. Confesso que a capa não me chamou atenção e como não conheço o autor, não sei se leria. Mas acho que vale a pesquisa. Bela resenha, por sinal. Aqui sempre encontro livros diferentes do que eu to acostumado a ver. Bom que abre os horizontes :)
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    NĂŁo conhecia esse livro, mas confesso que nĂŁo Ă© muito meu estilo e mesmo uma resenha bem escrita como a sua nĂŁo conseguiu me convencer, rs
    Porém a premissa parece ser bastante interessante.

    Bjs!

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr