Header Ads

Resenha - H. Stern – A História Do Homem E Da Empresa




Já tem algumas semanas que eu ando tentando, sem sucesso, resenhar H. Stern – A história do homem e da empresa, de Consuelo Dieguez,  269 páginas, Editora Record, sem muito sucesso.

Sinopse: A jornalista Consuelo Dieguez resgata a história do fundador da H. Stern e a trajetória da joalheria no livro “H Stern, a história do homem e da empresa”. A autora percorre a infância de Hans Stern em Essen, na Alemanha, passa por sua chegada ao Rio ainda na adolescência na década de 30, até se debruçar sobre a criação e evolução da joalheria carioca, que completou 70 anos este ano.
 
Não que seja um livro intrincado, ou algo do tipo, é uma mera biografia. O que me dificultou a resenha foi o viés desta biografia, bem como minhas próprias ideologias político-sociais, e a forma que elas me fizeram ler (num sentido mais aprofundado da palavra, quase semiótico) esta biografia.

A começar pela construção do exemplar, tudo é criado para romantizar e transformar em herói, quase santo o biografado e sua empresa.
Desde a capa imaculadamente branca, às folhas grossas e espaçamentos largos que escondem o quanto o livro é raso ao tratar dos bastidores da empresa que se pretende desvendar, tudo é meticulosamente colocado com o intuito de endeusar marca e criador, de uma forma que me desagradou imenso.

Focada na visão dos próprios donos da bola, o livro passa bem ao largo por momentos mais delicados e contraditórios da história da marca e seu criador, envolvendo tudo numa aura de utopia meritocrática e ufanista, que exalta o amor do refugiado da Alemanha pelo Brasil, em especial o Rio de Janeiro, sua inquestionável bondade e genialidade, entre diversos predicados- todos eles positivos, do admirável Hans.

Não que não seja admirável o poder de sua marca, ou que a pesquisa de Consuelo seja incompleta.
Entretanto o texto carece de mostrar o outro lado, o nem tão bonito, alvo, reluzente e imaculado lado da história.
O livro não é de todo desagradável, mas seria infinitamente mais interessante se informasse mais e endeusasse menos.




8 comentários:

  1. Oi Amanda, não gosto quando o texto ou livro tentam transformar em herói ou Deus o personagem em questão, ainda mais quando o livro é biográfico. Concordo que no caso em questão a marca e ele próprio sejam importantes, mas cada um no seu cada qual, como dizem por aí.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda, tudo bem?
    Apesar de gostar de ler biografias também não iria ficar satisfeita com esse endeusamento do empresário até porque os percalços existem para todos, ninguém é perfeito. É uma pena que o livro é raso. :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda, tudo bem?
    Apesar de gostar de ler biografias também não iria me agradar esse endeusamento que você citou em torno do empresário, até porque os percalços existem para todos, ninguém é perfeito. É uma pena o livro ser raso. :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amanda Larissa Vieira no caso o livro é mais uma propaganda em formato literário do que literatura em si, né? Desagradável, evitarei.

    ResponderExcluir
  5. Oi, confesso que esse livro não me atraiu e por ser uma biografia romanceada, com certeza não leria, por não ser tão verdadeiro e cru.
    Dessa vez passo a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Ai, que chato que teve essa endeusação (?) da marca. Também gosto mais de biografia quando tem os erros no meio, parece mais real e próxima de nós, mortais comuns que não temos marcas famosas haha Nem sabia que tinha livro sobre a marca. Sou capaz de ler só por curiosidade.

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha só serviu para eu me conformar que a obra não faz nem um pouco meu tipo de leitura. Imagino que tenha sido difícil resenhar esse livro mesmo. Parabéns por ter conseguido expor sua opinião,rs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, não tem coisa pior que ler um livro que não nós agrade,e pior ainda é ter que fazer uma resenha sobre o mesmo. Gostei da sua sinceridade na resenha.
    O livro não faz meu gênero e dificilmente leria ele.
    um beijo lyh


    Blog Rascunhos da Lyh

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr