Header Ads

Resenha - Os excluídos da história: Operários, mulheres, prisioneiros





Michelle Perrot é uma pesquisadora francesa conhecida pelo seu trabalho que destacam o papel da mulher na sociedade. Se sobressai no meio acadêmico por publicação de ensaios, artigos científicos e obras como História dos Quartos, História da Vida Privada; As mulheres ou os Silêncios da História.

“As mulheres não são passivas nem submissas. Elas estão presentes aqui e além. Elas são diferentes. Elas se afirmam por outras palavras, outros gestos. Na cidade, na própria fábrica, elas têm outras práticas cotidianas, formas concretas de resistência – à hierarquia, à disciplina – que derrotam a racionalidade do poder, enxertadas sobre seu uso próprio do tempo e do espaço. Elas traçam um caminho que é preciso reencontrar. Uma história outra. Uma outra história."

Os excluídos da história, Grupo Editorial Record, de Perrot, é uma reunião de artigos que traz para o centro da discussão acadêmico grupos até então marginalizados e como participaram da história no século XIX, na França. Dividido em três partes, operários, mulheres e prisioneiros, reflete o desdobramento subversivo diante das limitações e controle sofrido por essa tríade no intento de romper com o domínio da classe dirigente.

No capítulo Operários, é visível a natureza da burguesia no esforço de manter a classe trabalhadora dependente, explorando-a o máximo possível, com salários baixos, condições de trabalho ruins, longa jornada de trabalho. Além disso, adentra na construção da relação entre operários e máquinas e, principalmente, na disciplina industrial. A autora vai articulando e tecendo o olhar da vigilância nas diversas instituições e a quem prejudica e beneficia essa disciplina.

A disciplina industrial, aliás, não é senão uma entre outras, e a fábrica, juntamente com a escola, o exército, a prisão etc., pertence a uma constelação de instituições que, cada qual à sua maneira, participa da elaboração dessas regulamentações. ”

Na segunda parte do livro, Mulheres, dividido em –As mulheres, o poder, a história; A mulher popular rebelde; A dona de casa no espaço parisiense no século XIX – a autora aponta os meandros da participação da mulher nesse cenário histórico e político.  A construção da relação de poder, lugar de fala, exclusão política, matriarcado, patriarcado, a cultura do corpo, trabalho nas fábricas, trabalho doméstico, público x privado, são pontos que reforçam que a invisibilidade ou negação da mulher na história está apenas no modo de análise do objeto histórico.

O feminismo entre nós continuaria a ser um fato ‘social’, não político. A ideia de que a política não é assunto das mulheres, que aí elas não estão em seu lugar, permanece enraizada, até muito recentemente, nas opiniões dos dois sexos. Além disso, as mulheres tendem a depreciar a política, a valorizar o social e o informal, assim interiorizando as normas tradicionais. É, mais uma vez, todo o problema do consentimento que aí se coloca.”

Por fim, não menos importante, fechando a tríade, os Prisioneiros, o lado sombrio e deturpado da história da humanidade no sistema penitenciário, visto no imaginário popular apenas como espaço de regeneração coletiva, ‘umbral da terra’; é pertinente pensar quem são essas pessoas que ocupam as prisões, o real motivo de estarem lá e a relação da marginalização de classe, raça, mulheres, operários e juventude com o sistema carcerário.

Os excluídos da história: Operários, mulheres, prisioneiros no atual momento político e histórico de Brasil, torna-se uma luz no fim do túnel, uma leitura obrigatória, afinal, o presente é resultado de uma história, às vezes, mal contada. Um país sem memória é um país analfabeto político. Apesar da distância de tempo e espaço geográfico entre Brasil e França, o momento é de perdas severas para classe trabalhadora, mulheres e juventude, culminado em condições de trabalho insalubre, longa jornada de trabalho, perseguição; afrouxamento no combate do trabalho escravo e infantil, retrocesso na educacional, etc. 


27 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Não costumo ler livros de história, mas esta obra me pareceu bastante interessante e fiquei curiosa para ler. Adorei tua resenha, dica anotada!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Lilinha, amei.
    Foi indicação? Mesmo França, como vc disse, é bastante pertinente na sociedade hodierna. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra sua presença aqui, Andréa. Saudade de tu e de nossas conversas.
      Esse livro foi uma amiga historiadora que disse que era minha cara, não resisti... Agora, estou a ler Calibã e a Bruxa - Mulheres, Corpo e a Acumulação Primitiva, de Silvia Federici e vou fazer resenha.

      Excluir
  3. Oi tudo bem?
    Nossa me parece ser um livro incrível daqueles empoderadores! Mesmo eu não sendo muito fã de contos quando der irei dar uma chance.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Acredito que é uma dessas leituras em que todos devemos ler algum dia! Fiquei bem curiosa afinal é um livro que pelo visto é bem empoderador e que nos leva a refletir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que bacana esse livro menina, eu realmente não o conhecia e foi um privilégio, creio que muitas pessoas trouxeram grande influência para chegar onde estamos, mas que não são reconhecidas e nem valorizadas, gostei de saber que traz sobre as mulheres e suas ações.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ótima indicação!
    Eu tive que ler A História da Vida Privada para o meu TCC e desde então procuro outros livros que explorem o papel da mulher na sociedade tanto no século XIX como também em outras épocas. Não tinha o conhecimento desse título e por isso fiquei bastante animada para adquiri-lo e estudá-lo. Obrigada! ♥
    Já que gostou da leitura indico Um Teto Todo Seu, da Virginia Woolf.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Apesar de todos dizerem ser uma "leitura obrigatória", acho que eu me sentiria lendo um livro didático, nesse caso. Sem dúvidas há abordagem de assuntos interessantes, polêmicos e fundamentais, porém, não é meu estilo de livro. Dificilmente eu compraria e ficaria lendo. Porém, acredito que muitas pessoas que gostam desse assunto e desse tipo de debate irão se sentir muito bem apreciando a obra.

    ResponderExcluir
  8. Como sempre, mais uma ótima indicação de leitura encontrada aqui no seu blog. Com certeza é um livro que eu leria e gostei muito de ler a tua resenha sobre ele.

    ResponderExcluir
  9. Um livro e tanto pelo visto, com uma escrita rica a autora parece saber fazer o leitor refletir durante a leitura.
    Realmente acredito se tratar de uma leitura obrigatória, isso independente da nossa atual situação.
    Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiieee

    Não conhecia o livro e achei importante o tema, principalmente nos dias atuais em que atravessamos tempos bem esquisitos. Ótima recomendação.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, estava curiosa para ler uma resenha sobre esse livro. Ele parece, pelo seu post, ter uma temática extremamente importante, especialmente nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem? Não conhecia o livro mas já fiquei apaixonada pela premissa. Vou ler assim que possível e tomara que eu também goste. Alias, ótima resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Meu Deus, que livro é esse? Adorei a premissa dele, precisamos muito de obras que retratam sobre os excluídos, os que não são vivos e os que sofrem. Acho que essa é uma leitura essencial e vou anotar a dica.
    Sua resenha está incrível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lillian! Tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa interessante e concordo que é um tema importante, ainda mais se considerarmos a realidade atual do Brasil e de outros países.
    No entanto, não é o tipo de leitura que eu procuro. Ando querendo livros para me tirarem um pouco da realidade e não para me lembrarem dela.
    De qualquer forma, sua resenha está ótima e super completa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Parece uma leitura densa, mas significativa. A premissa é legal e a sinopse interessa. Eu leria, com certeza. Gostei da sua resenha e só de saber que é um livro que faz pensar, faz discutir a importância das minorias e das mulheres na sociedade atual, é maravilhoso. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Não conhecia a obra mas sei que fiquei pensando aqui que esse seria um bom livro a ser trabalhado dentro das escolas,porque é lá que formamos as novas mentes pensantes do país certo. Achei interessante a dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Lilian!
    Que leitura repleta de realismo. Deve trazer o leitor pra refletir e muito sobre os dias que temos vivenciado em vários cenários socio-politico do país.
    Mesmo não sendo uma leitura que gosto de realizar achei o conteúdo muito bom.
    Certamente vou indicar para uns amigos.


    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  18. Caramba, na hora que iniciei a leitura da resenha já fiz logo um link com o momento politico atual do nosso país. Fiquei realmente interessada nessa leitura. Acho que é a primeira vez que vejo falar da Perrot, mas já me sinto intima dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. sabia que tua ia amar, mlr. não erro uma kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    necessária a leitura dele em tempos sombrios que vivemos...
    foi disparado um dos melhores livros que li em meu período na faculdade... <3
    bjs...

    ResponderExcluir
  20. Uau, parece ser um livro incrível! Eu não conhecia esse livro, mas já fiquei curiosa para conferir. Parece ser uma obra com temas muito interessantes e históricos que realmente todos os leitores deveriam ler. Adorei a sua resenha e espero conferir essa obra em breve. Bjss!

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Olha, não conhecia, mas fiquei muito interessada, com certeza é uma leitura muito esclarecedora, apesar de a autora ser francesa, com certeza nos identificaremos com a mensagem da obra.

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Já tinha visto este livro antes, mas admito que não havia parado para ler algo ao seu respeito.
    Você me deixou ansiosa para lê-lo, já que acabou despertando minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  23. Não é um tipo de leitura que eu faço sempre, mas é muito pertinente, principalmente nessa sociedade crazy que a gente tá vivendo. Dar visibilidade a esses grupos.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  24. Olá,

    Já ouvi falar bastante na autora, mas ainda não li nada dela. Achei a premissa desse livro muito interessante, principalmente por você dizer que é uma luz no fim do túnel em tempos como estamos vivendo.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Sei que este livro é daqueles que acrescentaria algo na minha vida, mas sei também que ficaria super indignada com as coisas rs
    Mesmo assim fiquei curiosa para ler.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  26. Oii
    Que livro incrível!! Eu adoro esse tipo de leitura, que fala sobre alguma minoria de uma sociedade e que podemos fazer um paralelo com a nossa situação atual. Com certeza vou procurar para comprar!
    Bjus

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr