Header Ads

Fúria – de Beatriz Hierro Lopes

by imagem - annasandalaki-d8yeo31


Tenho por norma esta apocalíptica forma de ser pedra em chão molhado; e nada me incomodam os pés dos outros, os joelhos as mãos os rostos dos outros quando casualmente em mim resvalam. Tenho uma cidade em cada perna, e em cada coxa o tráfego, a espera, a ira do taxista e uma mão remendada abusando da paragem forçada a quem pragueja desprezo à mais alta velocidade. Tenho por peito a praça onde homens e mulheres circulam, e sei de cor cada gesto só pela vaidade de dizer: sou de tudo.

O tudo tomando café, saindo e entrado, indiferente à rua que desagua na minha língua, desconhecedor deste registo diário que me rege a correnteza do rosto ao negar lume a um desconhecido. Nego, nego tudo; e há sinos que tocam apenas nas minhas costas, santos de olhar baço a que somente o meu olhar dá luz, homens de todos os dias que esquecem beijos a cada janela, sem saberem que são minhas as portadas que lhes devolvem este sem toque de ser pedra em torrência: tempestade de granito. Batendo fúrias contra sobretudos negros, mãos quietas e esse cabelo escuro procurando proteger-se do frio.


Nada possuo de terramoto, ocasionalidade esporádica da terra enquanto geme desamores ao relento de um céu suspenso. E, se me perguntares quem sou, para onde vou, dir-te-ei: sou Outono, Inverno camuflado de vã promessa, de vã incerteza, vou para o tempo que é da contabilidade excessiva da queda dos ramos. Sou do tempo como da trovoada, e se tenho por língua um raio despedaçando nuvens, nada esperes que não seja a certeza de eu fazer dia em noite cerrada, a mais perfeita forma de romper o silêncio.

Texto de Beatriz Hierro Lopes

26 comentários:

  1. Parece-me um texto bem profundo. Acredito que se eu o lesse em um silêncio maior e em mais clima de meditação, o entenderia mais sobre o que é esse "sou", porém, mesmo sem ter essa atenção e compreensão (infelizmente), percebi se tratar de algo muito bem elaborado. Tenho alguma dificuldade com texto poéticos, não nego, mas está muito bem escrito! Parabéns!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Que texto fascinante menina, você sempre trazendo novidades e autoras que eu desconhecia, amei o trabalho da Beatriz e vou procurar para saber mais.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Hey, Lilian!

    Que texto forte! Acho bonito com "a pedra" se desnuda tão bem no decorrer da leitura, sem mostrar muito de si. Mostra apenas o interior e nisso podemos perceber o quão intensa ela é. Lindo, lindo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gosto de poesias, assim como sou fascinada pelos textos que traz aqui nesta página. Cada um me traz uma diferente conexão, descreve uma diferente história em minha mente e aprecio muito isso. Parabéns a Beatriz, que soube através destas poucas palavras me contar uma grande história.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais.
    Nossa que texto lindo, você escreve muito bem e estarei esperando pelos seus próximos textos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia a Beatriz Hierro e gostei muito desse texto que você nos trouxe, um texto forte, cheio de simbolismo e adorei lê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Adorei o texto, forte, reflexivo e profundo. Fico encantado com os textos que você traz Lilian, está de parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oieee
    Que texto bacana, profundo e sem dúvidas muito forte. Deu uma ligação bem bacana e provocou muitos sentimentos. adorei, poucas palavras mas muito significativo

    ResponderExcluir
  9. Oiieee


    Não conhecia as poesias da Beatriz, super bem escrita e profunda no tocante ao que narra. Obrigada pela descoberta.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Que poesia linda. Não conhecia a escritora, com certeza vou dar mais uma pesquisada.

    Beijinhos,
    https://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito de ler poesias, mas que texto lindo e forte, com vários detalhes do nosso dia-dia que acaba passondo despercebidos pela correria.

    Bjus*
    http://imagine-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Nossa, que texto mais fascinante e incrível! Meus parabéns a escritora, pois sabe escrever muito bem!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  13. ** Não sei se meus comentários anteriores foram, mas tentarei mais uma vez pq estou tendo problema com os formulários do google.

    Eu adoro os textos que vc traz aqui para o blog. É maravilhoso poder refletir e fico fascinada com as palavras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Amei esse texto!! Amo esses textos, poesias, crônicas profundas e inspiradoras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, que texto bem escrito! Fui só lendo e admirando. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia a autora, muito interessante a sua iniciativa de divulgação dessa forma.
    Como sugestão, eu acho que seria bacana você colocar porque escolheu esse trecho e a sua opinião sobre ele, o que sentiu, algo do tipo.
    Gostei do texto, a gente se sente na pele da própria autora em seu texto.

    Bjos
    Lucy -Por essas páginas

    ResponderExcluir
  17. É um texto que faz jus ao título do seu blog. Profundo e que toca a alma!

    ResponderExcluir
  18. Sou tudo e sou nada me transformando no decorrer da vida. Gostei.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Sempre que leio textos assim, fico com invejinha branca, sabe? Eu nunca sou criativa ou sentimental a esse ponto de saber escrever coisas tão lindas. Mas, pelo menos, posso lê-las, né? Adorei o texto, mas o terceiro parágrafo roubou meu coração Beijos <3

    ResponderExcluir
  20. Olá Lilian!
    você tem o dom de captar os textos mais profundos, intensos e que transbordam conhecimento interno. As vezes leio e releio para entender a complexidade daquilo que os textos querem passar e fico abismada com tamanha riqueza.
    Não sou muito adepta aos poemas, poesias, nas minhas leituras diárias, mas agradeço esses momentos que venho aos blogs amigos e saio repleta de conhecimento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  21. Esse texto me lembrou bastante a Lya Luft no início da carreira. Bem bonito, de fato. Tem de ser relido.

    ;*

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?
    Eu gostei de como foi escrito, eu adoro trabalhar com metáforas, apesar de não ler com muito frequência textos do gênero (deveria). Quem sabe com mais algumas indicações eu comece?

    Kisses

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Muito bom o texto. Curti bastante da comparação com outono e inverno no final do parágrafo.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  24. Oii
    Que escrita bonita! Gostei muito do texto, achei profundo! Bjus

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Adorei a profundidade e a beleza da sua escrita, complexa e ao mesmo tempo simples.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Olá, que texto maravilhoso...profunto e reflexivo. Parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr