Header Ads

Marina Colasanti - 2018 Degenerado

Michael Parkes – After the Storm




Castor e Pólux, sequer pressentidos

Que cisne era aquele que no meio da noite, sem quê nem porquê, irrompia assim pela sua janela adentro, em estardalhaço de asas e penas?

Aterrissando sobre o tapete, perdida a elegância com que deslizaria sobre a água, avançada com as patas espalmadas, ondeando o corpo de um lado para o outro, enquanto o longo pescoço chicoteava o ar para garantir algum equilíbrio ao precário avanço.

O pescoço, esse sim, seduzia. Longo, flexível, voluptuosamente sinuoso, de um branco tão igual e brilhante, mais parecia um jorro de leite desenhando arabescos na escuridão. E já pulava o cisne sobre a cama, as asas abertas roçando o corpo da mulher, o pescoço, macio envolvendo-lhe os ombros, deslizando pela nuca, o bico atrevido procurando seu ponto mais sensível atrás da orelha.

Ao alvorecer partiu o cisne, deixando a mulher em doce lassidão. Transformada, porém em desagrado crescente, à medida que a luz da manhã, fazendo-se mais clara, evidenciava a cama revirada, as marcas enlameadas nos lençóis, as plumas espalhadas entre as dobras dos panos, e mais forte se fazia, no calor do dia, o cheiro do ninho.

Não, se ele voltasse, não o receberia; decretou a mulher lamentando sua condescendência na noite anterior.



Mas o cisne não veio naquela noite, nem na seguinte, nem na outra ainda. E ela estava quase começando a crer que tudo não passava de uma alucinação, quando percebeu que o visitante deixara outras marcas. Alargava-se-lhe a cintura, cediam as cadeiras, e um peso lhe alertava o ventre.

Chegando enfim o dia aprazado, deitou-se. Abriu as pernas. Mordeu um travesseiro, agarrou-se à cabeceira da cama. Expulsou. Mas nenhum choro coroou seu esforço. No vértice de suas coxas não havia vestígio de sangue. Nenhuma criança. Somente, cândido e enigmático, jazia um enorme ovo.
Duas vezes a enganara o palmídepe. Nem mais viera vê-la. Nem lhe fizera um filho de verdade. Tomada de ódio e repugnância chamou os criados, mandou que levassem aquele ovo espúrio. E longe dos seus olhos o destruíssem, jogando no lixo seus resíduos.

(COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.)

Texto selecionado para o projeto 
(#Querolivrosescritospormulheres) 
e o projeto 2018 Degenerado

20 comentários:

  1. Marina Colasanti é uma escritora incrível! Adoro os contos dela. Não conhecia esse, mas já adorei. =)

    ResponderExcluir
  2. Esse conto da Colasanti é muito bonito e profundo, fiquei encantada em reler. Ela se baseia no mito para fazer uma crítica sobre os enganos do amor. É lindo. ♡

    ResponderExcluir
  3. Olá adorei o conto.
    É adorável
    Adoro a escrita da Marina Calasanti.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. O jeito simples e carregado de analogias é arrebatador. Lembra muito a mitologia grega, não apenas pelo jeito de escrever, mas também por contar a história de amor entre um animal misterioso e mágico. O ovo parece representar o sentimento renegado pela protagonista, que apesar de não aceitar, nutre uma saudade do seu amado. Ao destruir o ovo ela escolhe não se render a esse sofrimento. Muito bom. Quero ler Marina Colasanti em breve.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro esse conto, um professor meu usou-o como base para desvendar os mitos do amor, é muito incrível a maneira que autora escreve tudo tao detalhadamente e com uma sensibilidade além do comum, adorei reencontrar esse texto aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse conto gera ótimos debates 😊😊😊 o livro todo tem uma força tão grande de idéias que ainda não consegui resenhar

      Excluir
  6. Olá!
    Tem anos que não lia nada da Marina, me senti nostálgica agora.
    Que texto maravilhoso e que fotos lindas.
    Parabéns Lilian!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Nossa... Tive que ler duas vezes, porque eu achei que estava lendo errado.
    Adorei o conto. Estou em choque até agora - de a mulher te tido um ovo de cisne como filho. Nunca tinha pensado em algo do gênero - e vou precisar pensar um pouco mais para entender o que ela quis dizer...
    No mais, o conto está muito bem escrito. Gostei da fluidez da narrativa, com as palavras tão bem escolhidas.
    Não conhecia a autora. Ótima escolha de leitura!

    Beijos,

    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário ficou divertido e sendo franca, inteligente. É justamente isso que a Marina faz, nos força a pensar no tempo de maturação de idéias, como uma gestação inédita de um ovo por um ser humano. Obrigada por comentar aqui 😊😊😊😊

      Eu li o livro todo , mas ainda estou intimidada em fazer a resenha, como você, preciso de um tempo para pensar.

      Excluir
  8. Oi, tudo bem? Não me interessei ainda pela literatura da Marina. Não gostei do conto, me causou muito estranhamento e repulsa, mas achei que há muita liberdade escrita nele, então parabéns à autora. Gostei muito da imagem selecionada :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta simbologia na junção de de termos: liberdade e repulsa...

      Excluir
  9. Que choque esse conto, não?
    Na hora que li, achei que era uma piada, mas depois parei pra pensar... É muito forte, e muito simbólico também né?
    Uma coisa pra nos fazer pensar... Adorei demais!

    Bjs, Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  10. Não tinha lido nada da Marina ainda, e confesso que fiquei com um ponto de interrogação durante a leitura. Mas valeu por me fazer pensar.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. Oii!

    Li Marina quando era muito nova e fui na biblioteca da escola, depois o Governo deu alguns livros e entre eles, um da autora. Esse texto eu não conhecia, mas gostei. Gosto da escrita dela!


    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  12. Olá, já tinha ouvido falar da autora mas talvez esse tenha sido o meu primeiro contato com a escrita dela. Gostei da trama do conto.

    ResponderExcluir
  13. Que profundo. É muito forte..
    Adorei

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Até hoje não havia lido nada dessa autora e achei esse conto muito interessante, pois nos faz pensar. Eu refleti sobre esse ovo posto por uma humana como algo ligado ao nosso amadurecimento e passos difíceis que precisamos dar em nossa vida. Acho que é um conto maravilhoso, obrigada por compartilhar conosco.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. OLá
    muito interessante a escrita do conto. Não conhecia autora mas é sempre bom conhecer novos talentos do nosso país, excelente

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

O Poesia na Alma pertence ao universo da literatura livre, como um bicho solto, sem dono e nem freios. Escandalosamente poéticos, a literatura é o ar que enche nossos pulmões, cumprindo mais que uma função social e de empoderamento; fazendo rebuliço celular e sexo com a linguagem.

Instagram: @poesianaalmabr